Aventura Comédia Desenhos

Os Ursinhos Gummi (Adventures of the Gummi Bears – 1985)

Emissora: NBC e ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1985 a 6 de setembro de 1991.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 6 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Walt Disney Television.

textovideo elenco

O Desenho.


Em 1985 a Walt Disney lançou o grande sucesso Os Ursinhos Gummi, investindo assim em desenhos em série para a televisão.

O desenho foi vendido para a National Broadcasting Company (NBC), onde ficou no ar até 1988. As demais temporadas do desenho que foram feitas até 1991 tiveram a transmissão da emissora ABC.

Criado por Michael Eisner, Art Vitello e Jymn Magon, dessa vez a forma de usar bichinhos antropomórficos foi colocar como protagonistas ursinhos inteligentes e falantes que viviam suas aventuras num reino medieval. O nome do seriado foi inspirado em Gummy Bears, doces de goma em forma de ursos vendidos nos Estados Unidos. Na época, Michael Eisner inspirou-se nos doces quando seu filho lhe solicitou-os uma vez.

Em 2006 o desenho Ursinhos Gummi teve as três primeiras temporadas lançadas em DVD nos Estados Unidos.

A História.


Em Os Ursinhos Gummi a história se passa no reino medieval mitológico, chamado Glummi Glen, onde moravam os personagens do título. Eles eram criaturas antropomórficas, remanescentes de uma raça avançada, que não resistiu ao avanço da tecnologia nem à caça humana, sendo forçados ao exílio.

Inicialmente seis ursos continuaram mantendo a espécie em Glummi Glen, vivendo em dutos subterrâneos na floresta de Dunwyn. Para ajudá-los na sobrevivência contra os perigos da floresta ele usavam uma arma secreta, o suco de frutas gummi, que podia fazer com que os personagens flutuassem. Se esse composto fosse consumido por humanos, estes obtinham, temporariamente, um força sobre-humana, ainda que funcionasse apenas uma vez e por esse motivo, os ursos mantinham a receita em secreto.

Por esse retiro, a espécie acabou sendo considerada apenas uma lenda pelos humanos, até o dia em que o garoto Crispim, dono de um amuleto Gummi, acidentalmente descobriu a colonia dos ursinhos e acabou se tornando amigo deles, prometendo jamais revelar a existência dos Gummis ao mundo. O amuleto de Crispim foi então usado para destrancar o Grande Livro dos Gummi, que revelava a sabedoria esquecida da antiga civilização Gummi.

Tempos mais tarde a princesa de Dunwyn, Calla, também ficou sabendo da existência dos Gummis, e Crispim acabou levando o avô para conhecê-los também. Mas para a infelicidade do grupo, eles também foram descobertos pelo Duque Duro, um nobre renegado que agora vivia no reino de Drekmore, junto com seus ogros, com destaque para o atrapalhado Sapulha. O Duque sempre tentava conquistar Dunwyn, para isso queria aprisionar os ursinhos afim de obrigá-los a produzir pra ele o suco Gummi.

No começo da série conhecemos apenas seis Ursinhos Gummi. Tiquinho era o caçula que vivia se metendo em encrencas; Soninha era a musa da turma, uma adolescente que estava sempre com crises da puberdade; Pancinha era o gorducho comilão; Bronquinha estava sempre com raiva de alguma coisa, Maguinho era o mágico atrapalhado e nervoso que vivia esquecendo tudo, até das palavras mágicas; e Vozinha era a mais experiente da turma, a figura maternal do grupo e a única a saber a composição do Suco de frutas Gummi.

Nas últimas temporadas apareceu mais um ursinho, o Augusto. Ele era gummi artista que vivia isolado numa ilha até ser descoberto por Bronquinha e Pancinha, e depois acabou se mudando para Dunwyn.
Mas os pequenos sabiam que no mundo ainda existiam alguns poucos da especie, como os Grandes Gummis, que estavam refugiados em distintos lugares, esperando somente a hora certa para voltarem. Também sabiam que os outros Gummis viviam na Ursalia.

No Brasil.


O desenho foi exibido no Brasil pela primeira vez em 1986, estreando no programa Xou da Xuxa, na Rede Globo.
Anos mais tarde ganhou um espaço próprio nas tardes da Globo, dentro da faixa de horário da Sessão Aventura.

Em 1993 os Ursinhos Gummi voltaram para o horário da manhã dentro do programa TV Colosso e com o encerramento do infantil passaram a ser reprisados no Xuxa Park.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *