Sem Licença Para Dirigir (License to Drive – 1988)

Direção: Greg Beeman.
Roteiro: Neil Tolkin.
Ano de lançamento: 1988.
Duração: 88 minutos.
Estreia na televisão brasileira: (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Lawrence G. Paull.


 Quando uma carta de motorista passa a simbolizar a entrada na fase adulta os problemas começam a fazer parte da vida de Les Anderson, um jovem americano de classe média cuja a maior obsessão é tirar a sonhada carteira para dirigir. A carta é  muito mais do que seu ingresso para a maturidade, ela significará a liberdade para os seus amigos sedentos por farras. O que um pequeno pedacinho de papel carimbado pode representar na vida de alguém é o principal tema de Sem Licença Para Dirigir.

Les Anderson até quer a carta de motorista para levar a garota dos seus sonhos – Mercedes – para passear, mas não tanto quanto seus pais e amigos que vivem dando à ocasião uma importância extrapolada, e tanta pressão junta só poderia resultar num fiasco completo na hora de fazer o exame. Difícil será esconder de todos que voltou pra casa sem o tal documento, mas Anderson se esforça ao máximo, age normalmente e até sai escondido com Mercedes, no cadilac do seu avô, para comemorar sua primeira noite com a “suposta” carta, afinal que mal tem em dar uma voltinha com o carro?

O que Les Anderson não esperava é que todos os tipos de problemas aparecessem para transformar sua noite numa tremenda confusão. Mercedes bêbada vai parar no porta-malas, os colegas Dean e Charlie se aproveitam da situação para propor a Anderson uma noite agitada já que agora com a carta de motorista eles podem ir para qualquer lugar. Está armada a confusão!

Dean oferece momentos hilários quando discursa sobre a importância da carteira de motorista: “isto não é só uma carteira de automóveis, é um documento para viver”. Além disso, os pais de Les Anderson são totalmente pirados e o fato de Sra Anderson estar prestes a dar a luz, também proporciona cenas divertidíssimas.

O filme é divertido na medida do possível, com Corey Haim em seu auge como galã dos anos 80 e Feldman proporcionando um humor aceitável. Os Coreys já haviam protagonizado juntos o filme Os Garotos Perdidos, também um clássico da Sessão da Tarde.

Sem Licença Para Dirigir possui algumas cenas bem engraçadas como a do teste de direção com o examinador colocando uma xícara de café no painel do carro para que Les não derrame nenhuma gota enquanto dirige, e a cena onde eles perseguem um bêbado que cismou em guiar o precioso Cadilac do vovô. Frases imortalizadas também não faltam: “Eu não preciso de uma BMW, eu já tenho uma Mercedes”; “Viver com medo, é como não viver”; “Jim, me arrume um carro que não tenha nenhum parentesco com meu pai e eu corro”; “Quando você imaginou que veria uma Mercedes no porta malas de um Cadilac?”.

O destaque também fica por conta da trilha sonora Pop dos anos 80, puxada pela canção “Get Outta My Dreams, Get Into My Car” com Billy Ocean, um dos grandes sucessos da temporada.

 

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – Globo
BKS
Les Anderson Corey Haim Sérgio Rufino
Dean Corey Feldman Wendel Bezerra
Mercedes Heather Graham Márcia Gomes
Sra. Anderson Carol Kane Denise Simonetto
Sr. Anderson Richard Masur Carlos Campanile
Natalie Anderson Nina Siemaszko Cecília Lemes
Vovô Anderson Parley Baer Borges de Barros
Charles Michael Manasseri Mauro Eduardo Lima
Les James Avery Arakén Saldanha

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*