Aventura Filmes

O Mágico de Oz (The Wizard of the OZ – 1939)

Direção: Victor Fleming.
Roteiro: Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf.
Ano de lançamento: 1939.
Duração: 101 minutos.
Estreia na televisão brasileira: ????.
Preto e Branco e Cores.
Companhias Produtoras: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).


Virtualmente uma instituição, O Mágico de Oz é uma grande fantasia musical extraída do clássico infantil de L. Frank Baum, repleto de cores, simbolismo e números musicais inesquecíveis, dessa forma o filme tem um encanto único que jamais será desfeito. Judy Garland sempre será Dorothy, a garotinha transportada por mágica à terra de Oz, tentando voltar pra casa e escapar da bruxa malvada. É difícil imaginar hoje em dia o impacto que este clássico de fantasia deve ter provocado num mundo que escorregava para guerra. Garland se tornou uma lenda aos 16 anos. Bolger, Haley e Lahr foram imortalizados como seus companheiros sofredores.

Acredito que o que transformou O Mágico de Oz num marco da indústria cinematográfica é que tudo nele funciona muito bem e acaba agradando crianças de todas as idades. Suas cores em technicolor no mundo de Oz vibram na tela e trazem mais alegria que o retorno da pequena Dorothy para casa. A canção “Over the Rainbow” é docemente interpretada por Garland numa das cenas mais conhecidas da história do cinema. Ironicamente, esta cena quase foi eliminada porque os executivos acharam que era muito sofisticada para ser entendida por crianças. Todas as qualidades do filme superam a dublagem e alguns efeitos visuais um pouco ultrapassados. O filme é perturbador, excêntrico, fantasmagórico e positivo.

O Mágico de Oz narra a história da garotinha Dorothy que sonha em conhecer um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivessem como num livro. No meio de um tornado seu sonho se torna realidade, sua casa é levada para a Terra de Oz, mas a única coisa que a amedrontada Dorothy quer agora é voltar para casa e segue o caminho das pedras amarelas em busca do mágico que possa ajudá-la a regressar. No caminho encontra um espantalho que quer um cerébro, um homem de lata que quer um coração e um Leão covarde que almeja ser corajoso, todos descobrem que não precisam de nada daquilo, pois as virtudes que têm é muito mais do que imaginavam.

Foram cinco diretores ao todo nas filmagens de O Mágico de Oz, mas Victor Fleming foi único a receber o crédito. Richard Thorpe, veterano autor de filmes “B” foi a primeira escolha da Metro, e com apenas 12 dias de filmagem foi dispensado. Nenhuma das cenas que comandou foi aproveitada na versão final.

George Cukor foi o segundo diretor contratado e ficou menos tempo ainda. Durante três dias ele fez testes para tomadas, saindo para dar lugar a Fleming. Porém, a contribuição de Cukor foi valiosa, pois ele instruiu Judy Garland a não copiar o estilo de Shirley Temple, como queriam inicialmente os produtores, e buscar sua própria forma de interpretar.

Fleming dirigiu a maioria das seqüências, durante os quatro meses seguintes, antes de sair para, novamente, substituir Cukor, desta vez nas filmagens de …E o Vento Levou. Segundo alguns jornais da época, Fleming havia assumido O Mágico de Oz com relutância, tendo aceitado a tarefa apenas para agradar sua filha pequena.

A produção foi dispendiosa e complicada. Foram utilizados quase 70 sets de filmagem com diferentes esquemas de iluminação e padrão de cores, mas tudo valeu a pena, o resultado foi um filme com frases ainda hoje lembradas, cenas até hoje homenageadas e letras até hoje cantadas.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem –
DVD
Dublagem –
Globo
Dublagem –
VHS
Herbert Richers Telecine SC
Dorothy Gale Judy Garland Fátima Mourão Juraciara Diácovo Denise Simonetto
Mágico de Oz Frank Morgan Ionei Silva Silvio Navas Arakén Saldanha
Espantalho Ray Bolger André Filho Hélio Ribeiro Nelson Batista
Leão Bert Lahr André Luiz “Chapéu” Orlando Drummond Borges de Barros
Homem de Lata Jack Haley José Santa Cruz Domício Costa Renato Márcio
Glinda Billie Burke Sumára Louise Nair Amorim
Bruxa Má do Oeste Margaret Hamilton Edna Mayo Nelly Amaral Isaura Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *