Curumim (1981)

Programa infantil educativo de grande sucesso na TV Cultura nos anos 80.

Emissora: TV Cultura.
Data original de exibição: de 1981 a 1984.
Duração: 30 minutos.
Cores.
Companhias Produtoras: TV Cultura.

texto video

 

O Programa.


Curumim era um programa do Departamento de Ensino da TV Cultura, que estreou em 1981 e ficou no ar até 1985. O infantil era voltado para crianças de três a seis anos de idade. Com 15 minutos de duração, seu principal objetivo era oferecer ao público infantil a oportunidade de participar de atividades educacionais relativas à essa faixa etária.

A primeira fase do programa foi dirigida pelo Antônio Abujanra e roteirizada por Antônio de Pádua (Padinha), autor de todas as letras das canções dessa fase. Depois da saída do Abujanra, várias pessoas dirigiram o programa, entre elas Waldemar Jorge. Com a saída de Padinha, a cultura chamou Chico de Assis para roteirizar o programa.

Os programas foram preparados com apoio de equipes técnicas da Secretaria de Ensino da Prefeitura de São Paulo e buscavam dar apoio às aulas da pré-escola mantidas pela rede municipal de ensino.

Curumim não era uma aula, no infantil, atores conhecidos como Ney Santana, Sérgio Mamberti, Nilda Maria, Fernando de Souza, Raimundo Carinana e os palhaços Torresmo e Tic-Tac conversavam com as crianças da rede municipal e participavam com elas de atividades diversas, como visitas ao horto florestal, zoológico e brincadeiras.
A segunda fase do programa, trouxe novos personagens criados por Chico de Assis: Cachorro Chorro, Monstro Malandrau, Margaridona Bomboca e Girassolzão Gira-Gira. Eles foram interpretados por Fernando de Souza, Nilda Maria, Tanhia Riviltigestonoff e Carlos Arena.

As canções do programa Curumim ficaram imortalizadas na memória de quem assistiu o infantil. Na época foi gravado um LP pela Polygram contendo músicas do programa, inclusive os temas de abertura e encerramento.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*