Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Os Quatro Fantásticos (The Fantastic Four – 1967)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Bandeirantes, Boomerang e Tooncast.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1967 a 15 de março de 1970.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 1 (20 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

episodiosvideoelenco

Os Personagens.


O grupo de heróis dos quadrinhos Quarteto Fantástico, foi criado por Stan Lee e o ilustrador Jack Kirby para revistas publicadas pela Marvel Comics em novembro 1961, ajudando a inaugurar um novo nível de realismo nas histórias da editora.

Embora a formação do grupo mude ocasionalmente, a equipe mantêm-se estável em volta dos quatro amigos que ganharam superpoderes ao serem atingidos pelos raios cósmicos.

O Quarteto Fantástico iniciou-se com a renovação da Marvel que ocorreu na década de 1960 sob o comando de Stan Lee. Permaneceram mais ou menos populares desde então e foram adaptados para outros meios, incluindo três séries relativamente bem-sucedidas de desenhos animados e, até ao momento, três filmes lançados respectivamente em 2005, 2007 e 2015.

O Desenho.


O desenho animado  Os Quatro Fantásticos foi realizado pela Hanna-Barbera Productions, e até hoje é vista com carinho pelos fãs dos heróis, pois representa a primeira série baseada nos personagens dos quadrinhos, que mais tarde teria outras adaptações para televisão e cinema.

Estreou na rede americana ABC entre 9 de setembro de 1967 a 15 de março de 1970, totalizando 20 episódios, de aproximadamente 22 minutos cada. Depois do encerramento dos 20 episódios, Os Quatro Fantásticos ainda continuou a ser apresentada pela ABC em reprises. Mais tarde voltou a ser exibida como parte do programa Hanna-Barbera´s World of Super Adventure.

Com a produção de William Hanna e Joseph Barbera, que já tinham realizado para a televisão animações inspiradas no Gordo e o Magro e Abbott e Costello, a série contou com as ilustrações de Alex Toth, conhecido por seus traços realísticos já mostrados em Jonny Quest e Space Ghost.  Phil Hahn e Jack Hanrahan ficaram encarregados de recriar a obra de Lee e Kirby escrevendo histórias curtas mas que envolvessem parte do universo glorioso do grupo de heróis.

Esta versão foi por muito tempo considerada como a melhor adaptação da equipe, pelo menos até a segunda temporada de The Marvel Action Hour: The Fantastic Four, que também contou com histórias fieis as dos quadrinhos.

Uma tentativa de trazer de volta o grupo à televisão com uma nova série animada em 1978 falhou e durou poucos episódios.

 

A História.


A história tem início quando os quatro astronautas Reed Richards, Benjamin J. Grimm e os irmãos Johnny e Susan Storm, estavam realizando uma pesquisa num voo espacial, quando inesperadamente foram atingidos por uma chuva cósmica radioativa, fazendo com que todos adquirissem, de forma surpreendente, algumas capacidades especiais.

Assim Reed, o líder cujo conhecimento enviou todos eles em seu voo fatídico, tornou-se o Sr. Fantástico, possuidor da capacidade de elasticidade; Sue a esposa de Reed, transformou-se na Mulher Invisível, com a capacidade de tornar seu corpo transparente e projetar campos de força; Johnny virou o Tocha Humana capaz de se transformar em fogo, voar e emitir rajadas de chamas; e Ben Grimm, o piloto da nave, que tornou-se A Coisa, uma estranha criatura com o corpo coberto de pedras cuja a força e resistência de seu corpo estão muito acima do normal.

O grupo começou a proteger o planeta Terra contras as forças maligna de poderosos seres como o Doutor Destino, os Skrull, Fantasma Vermelho, Galactus, Homem Mola, Homem Molecular, Garra Sônica. Outros personagens importantes do universo do quarteto apareceram nos episódios como o Surfista Prateado e o Vigia.

 

No Brasil.


O nome dado no Brasil ao desenho deveu-se a um provável erro pois na época o grupo já era conhecido pelo nome de Quarteto Fantático, tendo estrelado inclusive uma revista própria da Editora Brasil-América Limitada, mais conhecida como EBAL.

Aproveitando o tardio lançamento no Brasil do desenho, nos anos de 1970, a RGE, que adquirira os direitos do grupo, lançou uma revista com o nome de Os Quatro Fantásticos. Ao passarem os direitos para a Editora Abril, esse nome foi abandonado e o grupo voltou a ser chamado nas revistas em quadrinhos de Quarteto Fantástico.