Ação Aventura Ficção Científica Séries

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes – 1974)

É uma série de ficção científica sobre astronautas que chegam a um planeta Terra futurístico, onde o domínio está em poder dos macacos levando-os a lutar pela sobrevivência.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Guaíba e SBT.
Transmissão Original: de 13 de Setembro a 20 de Dezembro de 1974 .
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 1 (14 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:
Television Corporation of Japan.

episodioselenco

A Série.


Com o sucesso alcançado pelo filme O Planeta dos Macacos (1968), inspirado no romance La Planète des Singes de Pierre Boulle, os executivos da FOX resolveram dar ao longa uma franquia de cinco filmes, com a produção de Arthur P. Jacobs, que também tinha a ideia original de fazer uma série de televisão. Os títulos para o cinema acabaram adiando a realização do seriado que só se concretizou em 1974 quando os lançamentos no cinema já tinham acabado.

Com a morte de Arthur P. Jacobs a produção da série ficou a cargo de Stan Hough e Herbert Hirschman e a Rod Serling a concepção das histórias e os primeiros roteiros. Assim, Planeta dos Macacos foi ao ar nas noites de sexta-feira pela CBS, e teve apenas 14 episódios sendo cancelada no final de 1974 por baixa audiência e custar demais à produtora, cerca de 250 mil dólares para cada episódio.

.

A dupla de editores de roteiro Kem Ruby e Joe Spears, que eram especialistas em programas infantis, foi trazida a fim de suavizar as histórias e tentar alcançar um público maior que incluía o infanto-juvenil. A estratégia acabou não sendo boa, e a série não atingiu nem os adultos que queria ver o clima mais pesados dos filmes, nem as crianças que apesar do abrandamento nos roteiros ainda via o produto como algo pesado e confuso para elas.

No seriado se viu uma variedade de macacos maior que nos longas para cinema, apesar do baixo orçamento. Isso era importante, com a inserção de novos personagens a cada semana, tornando-se uma forma eficiente para fazer os telespectadores identificá-los. Para isso investiu-se muito em máscaras, próteses e maquiagem o que encareceu demais a série.

O elenco de Planeta dos Macacos talvez seja o ponto alto do programa, com Virdon (Ron Harper) e Burke (James Naughton) tendo uma união perfeita na tela e fazendo tudo com muita naturalidade. Outro destaques da série é a trilha sonora de Lalo Schifrin.

Em 1981, vários episódios de Planeta dos Macacos foram editados em cinco telefilmes e apresentados nos Estados Unidos, em syndication e pelas emissoras operadas pela rede ABC dentro de uma faixa de horário chamada The Movie 4:30.

 

A História.


A história da série começa quando os astronautas Coronel Alan Virdon e o Dr. Stan Kovak partem para resgatar os astronautas do primeiro filme, apesar de apenas Taylor manter o nome original, com Landon (Robert Gunner), Dodge (Jeff Burton) e Stewart (Dianne Stanley) trocados por Thomas, LaFever e Bengstein. Acidentalmente eles acabam caindo no planeta dominado pelos símios e onde a raça humana é considerada uma subespécie.

No começo eles acreditam ter chegado a um planeta que faz parte da constelação de Cassiopeia, e logo fazem amizade com o chimpanzé Galen, descobrindo em seguida que Taylor e os outros astronautas haviam sido mortos, e que estavam na verdade no planeta Terra, num futuro distópico muito distante,  onde a humanidade se destruiu através da guerra nuclear e os macacos evoluíram se tornando a sociedade dominante no planeta.

Na série os dois astronautas tentam sobreviver a cada episódio, fugindo da perseguição dos símios, inicialmente do comando militar, chefiado pelo gorila Ursus, descrito como chefe da Polícia Secreta; depois do comando religioso e científico, que está nas mãos dos orangotangos, representado por Zaius, um cientista que sabe a origem dos astronautas e quer destruí-los por julgar que são uma ameaça à forma de vida que levam, afinal os dois humanos seriam capazes de inserir os  conceitos que culminaram com a destruição da Terra.

Os macacos estão divididos em três classes: os pacíficos chimpanzés, a maioria da população; os truculentos gorilas, que são os militares e  os orangotangos, os mais inteligentes.

 

No Brasil.


Planeta dos Macacos chegou pela primeira vez na televisão brasileira em janeiro de 1976, sendo apresentada na Rede Globo durante as férias do programa Sílvio Santos, às segundas-feiras. A série chegou a ser reprisada nas madrugadas de sábado entre os anos de 1979 e 1980 e entre os anos de 1984 e 1985.

Também foi apresentada pela TV Guaíba (RS) entre 1987 e 88 e no SBT, no início da década de 1990 chegando a ser apresentada  nos domingos às 7h da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *