Ação Aventura Desenhos

O Homem de Verde (Green Hornet – 1967)

É um desenho animado produzido pela Filmation que narra a história do Lanterna Verde, Hal Jordan, ao lado do seu amigo Kairo, usando seu anel poderoso para combater o mal.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS.
Transmissão Original: 1967.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (3 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

episodioselenco

O Desenho.


A primeira adaptação para a televisão de um herói da DC Comics produzida pela Filmation foi lançada em 1966 para a rede americana CBS, com as Aventuras do Super Homem intercaladas com as do Superboy. A partir daí, com o sucesso alcançado pela animação, o estúdio resolveu trazer mais duas temporada, dessa vez incluindo outros heróis de sucesso da editora..

As duas temporadas seguintes contaram com 16 episódios cada. Na segunda o desenho foi renomeado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure acrescentando, além das aventuras do herói dos mares, episódios do Gavião, Relâmpago, Atômico, Os Titãs e a Associação dos Justiceiros da América, cada um ganhando três episódios com cerca de 6 minutos.

Os desenhos tinham poucos recursos e um baixo orçamento, dessa forma era comum a repetição de cenários e uma animação com poucos quadros por segundo.

A Filmation implantou algumas mudanças nas histórias do herói em relação aos quadrinhos  Os Guardiões do Universo, que apareceram em todos os episódios, possuem um tom de pele humana ao contrário da pele azul dos quadrinhos e nenhuma referência foi feita à Tropa dos Lanternas Verdes. Hall Jordan não menciona seu juramento por completo em nenhum episódio, transformando-se com “Forneça-me a força, poderosa Lanterna Verde”.

Além de ter três episódios com cerca de 6 minutos com aventuras solo, o Homem de Verde também participou das aventuras da Associação dos Justiceiros da América ao lado dos justiceiros: Super Homem, Relâmpago, Atômico e Gavião. Curiosamente, O Herói Submarino (Aquaman) aparecia na abertura, mas nunca participou de nenhum episódio.

 

A História.


As historias dos episódios  são aventuras de ficção científica sem se aprofundar nos personagens como é o estilo da era de prata dos quadrinhos. Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu Harold Jordan, piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Homem de Verde.

De posse do anel, Jordan tem a poder de gerar uma variedade de efeitos, sustentando-se apenas pela sua imaginação e pela sua força de vontade. Quanto maior a força de vontade de Hal, mais eficaz é o poder do anel. A trama mostra o Homem de Verde defendendo a Terra contra varias ameaças galácticas.

No desenho, o Homem de Verde tem pela primeira vez um um parceiro, um amigo e confidente que conhecia seu segredo, Kairo, o garoto azul de Vênus.

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na TVS em 1978 sendo apresentado dentro faixa intitulada Aquaman, apresentando apenas a segunda temporada do show, que incluía o herói marinho e os curtas dos demais personagens da DC Comics. A sessão era diária exibida às 13h30. O show foi cancelado na emissora já no ano seguinte.

O Homem de Verde voltou apenas em 1984, ainda pelo SBT (TVS) permanecendo dentro dos infantis do canal até 1989. Chegou a ser apresentando pela Mara no Show Maravilha.

A dublagem da Herbert Richers mudou os nomes de muitos personagens traduzindo-os de forma literal e não como o público estava acostumado a ver nos quadrinhos. Naquele momento não existia uma interação entre os tradutores dos estúdios de dublagem e a editora DC Comics no Brasil. Dessa forma o herói Lanterna Verde passou a ser chamado de Homem de Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *