Emissora: TV Tupi.
Transmissão Original: 1960.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (6o capítulos).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Rede Tupi.
A Novela.
Na década de 1960 a tevê brasileira estava descobrindo as telenovelas infantis, nessa época ela se volta para a literatura tentando encontrar tramas que interessassem ao público, ou talvez por uma facilidade de já encontrar o argumento pronto, dessa forma os autores e as emissoras se dedicavam às novelas de época, e algumas delas voltadas para o público infantojuvenil.
Em 1960 a TV Tupi lançou a telenovela O Jardineiro Espanhol, com direção de Fábio Sabag, adaptada por Tatiana Belinsky da obra literária de A. J. Cronin. A história já havia sido mostrada na TV Tupi na década de 1950 com o nome de Nicholas, com produção do Teatro Escola de São Paulo, supervisionada por Júlio Gouveia, só que com menos capítulos e duas vezes por semana.
A produção era apresentada nas segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 20h30.
O garoto da história foi interpretado por Ricardo Mello (foto), já o jardineiro da história era feito por Roberto de Cleto (foto).
Em abril de 1967 a TV Tupi lançou mais uma versão da história no horário das 18h30. Agora com o ator Ednei Giovenazzi (que até então só havia trabalhado na telenovela Yoshico, Um Poema de Amor – 1967), no papel do menino e Osmano Cardoso como o jardineiro da história.
A História.
A história de O Jardineiro Espanhol começa quando um Consul é transferido para um lugarejo estranho na Espanha. O fato faz com que aumente o seu zelo excessivo com seu filho, de saúde abalada. O garoto encontra, porém, a amizade de um jardineiro que modifica a sua saúde e traz muita alegria ao coração da criança, mas tal amizade leva o pai diplomata do garoto a acusar o empregado de roubo.