Aventura

Pluft – O Fantasminha (1975)

Mini série que narra as aventuras de Pluft, um fantasminha muito esperto que tem medo de gente.

Emissora: TVE e Rede Globo.
Transmissão Original: de 1º de abril de 1975 a 1º de maio de 1975.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (8 capítulos) .
Cores.
Companhias Produtoras: TVE e Rede Globo.

videoelenco

A Série.


A adaptação da peça infantil Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado, estreou no dia 1º de abril de 1975 na Rede Globo, quando foi anunciada como uma “novela jovem”. Foi a primeira produção para crianças realizada em cores no Brasil, e era exibida duas vezes por semana, às 18h30, com capítulos com duração média de 30 minutos.

A série da Rede Globo em colaboração da TV Educativa, foi roteirizada por Geraldo Case, também responsável pela direção, com a coordenação de produção de João Paulo Carvalho e Mônica Neves.

A peça que inspirou a novelinha, estreou em 1955,  e é o carro-chefe da obra teatral de Maria Clara Machado. A exemplo do imortal Peter Pan, Pluft soube domar o tempo, imune ao envelhecimento, sempre pronto a encantar as gerações que, ao longo dos anos, se deliciam com seu encanto ingênuo e poético . Trata-se da história de um fantasma criança, que tem medo de crescer e de gente. Nela, Maria Clara eternizou o valor da amizade. Já teve inúmeras montagens, muitas delas no exterior.

Pluft traduz de forma maravilhosa, a intimidade de Maria Clara com o fazer teatral (particularmente com a linguagem do teatro de bonecos) e o seu comovente respeito com o universo infantil.

 

A História.


Pluft (Dirce Migliaccio) é um fantasminha muito esperto, mas ele tem medo de gente. Ele vive em um sótão junto com a sua mãe fantasma (Zilka Salaberry), que queria muito que o seu filho fosse valente, mas o tio Gerúndio não ajuda porque está sempre dormindo. Um dia chega a casa abandona o Pirata Perna de Pau (Flávio Miliaccio) que fez sua prisioneira a neta do Capitão Bonança.

O perverso Pirata está em busca do tesouro escondido naquela velha casa. Os marinheiros são medrosos (Sérgio Mamberti e Edson Silva) demais para a salvarem a menina e só o fantasminha poderá ajudar. Como? Perdendo o medo que ele tem de gente e contando com a ajuda da menina Maribel (Norma Blum), que também tem que superar seu medo de fantasmas.

Parte das gravações foi feita na praia de Grumari, onde a equipe de produção passou três dias acampada. As gravações de estúdio foram realizadas na TVE e contou com cenários de Plínio Cipriano. Lúcio Alves foi responsável pela música tema e por parte da trilha-sonora.

Pluft, o Fantasminha foi substituído pela novela Helena, que inaugurou o horário das 18 horas para teledramaturgia dirigida para o público adulto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *