Aventura Filmes

A Fantástica Fábrica de Chocolates (Willy Wonka and the Chocolate Factory – 1971)

Direção: Mel Stuart.
Roteiro: Roald Dahl.
Ano de lançamento: 1971.
Duração: 100 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 6 de março de 1979 (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Warner Bros., The Quaker Oats Company & David L. Wolper Productions.


“Saudações à você, o sortudo, ganhador deste cupom dourado do Sr. Willy Wonka. Apresente este cupom nos portões da fábrica às 10 da manhã do primeiro dia de outubro e não se atrase. Você pode trazer com você um membro de sua própria família…apenas um… e mais ninguém. Nos seus sonhos mais malucos, você mal pode imaginar as maravilhosas surpresas que o aguardam.” Qualquer criança sempre sonhou em encontrar vale brindes nos doces e chocolates em que comem, ainda mais se tal achado fosse um ingresso a um mundo encantado, uma Fábrica de Chocolates.

Baseado no livro “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, com adaptação para o cinema do próprio autor Roald Dahl, A Fantástica Fábrica de Chocolate é um conto de fadas para crianças e adultos, recheado de piadas, referências e citações. Quando foi lançado originalmente nos cinemas americanos, a responsável pela sua distribuição foi a Paramount Pictures, porém, todas as exibições posteriores, seja ela na TV, em vídeo ou nos próprios cinemas, foram realizadas pela Warner Bros.

A direção do até então diretor de documentários feitos para TV, Mel Stuart, possui uma eficácia que o diferencia dos demais, sem cair em clichês baratos do gênero e comprova mais uma vez que está apto a veicular seus trabalhos na telona.

O história tem início quando Willy Wonka (Gene Wilder), recluso por anos em sua fábrica de chocolate, anuncia que cinco sortudos terão a chance de fazer um tour pelo local e ver de perto os segredos de seus doces maravilhosos. Melhor do que isso: um dos visitantes ganhará suprimentos do chocolate Wonka para toda a vida. Para selecionar os candidatos, cinco bilhetes foram aleatoriamente colocados dentro das embalagens dos chocolates, transformando Wonka numa verdadeira febre mundial. Os chocólatras começaram a procurar desesperadamente os sonhados bilhetes.

Ninguém gostaria desse prêmio mais do que o jovem Charlie Bucket (Peter Ostrum, em sua única aparição nos cinemas; depois, se tornaria um veterinário), um entregador de jornais que mora com a mãe e os quatro avós num único cômodo. Sua família é tão pobre que até mesmo comprar uma barra é um sacrifício, quanto mais comprar barras suficientes para encontrar um dos cinco cartões dourados que dão direito à visita.

Charlie e quatro outras crianças conseguem encontrar os “bilhetes dourados”. Cada criança pode levar consigo um acompanhante, e o pobre jovem escolhe seu avô Joe (Jack Albertson, de A Aventura do Poseidon e Justine). As outras crianças são odiosas, e cada uma tem um mau hábito característico que desenvolveu ao extremo. Pior do que isso: foram incentivadas a persistir no erro pelos parentes.

A fábrica parece um sonho em cores psicodélicas: um rio de chocolate com cachoeira, árvores, flores, cogumelos… enfim, tudo comestível. Os ajudantes de Wonka são anões de rosto laranja e cabelo verde chamados de Oompa Loompas. A grande decepção das crianças é que Willy Wonka, ao invés de ser um homem benevolente, é uma espécie de pan moderno: imprevisível, encrenqueiro, uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, deixando a fábrica com aparência do Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.

E é, na verdade, uma espécie de provação onde a criança só sai vitoriosa se não violar nenhuma das regras impostas por Wonka. Claro que nosso pequeno Charlie sairá vencedor, enquanto as outras crianças amargarão um triste destino sendo “expulsas” da fábrica humilhantemente, enquanto os Oompa Loompas limpam a sujeira.

O filme soa como uma lição de moral com sua mensagem que prega os bons comportamentos. “Se você fizer direitinho a lição ganha um chocolate”. Mas o filme emociona, faz rir e possui um raro senso de limites para seu humor negro. Situações fortes são tratadas com uma leveza incomum. Como bom exemplo disso temos a cena do resgate, onde uma mulher tem seu marido sequestrado e deve pagar como resgate sua caixa recém adquirida dos famosos chocolates. Quando confrontada sobre a escolha entre o marido e os chocolates pede tempo para pensar.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – DVD Dublagem – TV
Herbert Richers Herbert Richers
Willy Wonka Gene Wilder Ênio Santos Silvio Navas
Charlie Bucket Peter Ostrum  Antonieta Matos Nair Amorim
Vovô Joe Jack Albertson Magalhães Graça Waldemar Rocha
Sr. Salt Roy Kinnear Milton Gonçalves Ionei Silva
Violet Beauregarde Denise Nickerson  Nair Amorim Miriam Ficher
Sra. Bucket Diana Sowle Selma Lopes Mara Di Carlo
Sr. Slugworth Günter Meisner  Jomeri Pozzoli Ribeiro Santos
Mike Teavee Paris Themmen Cleonir dos Santos Carmen Sheila
Bill Aubrey Woods  Orlando Prado Waldir Fiori
Sr. Turkentine David Battley Mário Monjardim Orlando Prado
Winkelman Peter Stuart Juraciara Diácovo Maralisi Tartarini
Stanley Kael Stephen Dunne Celso Vasconcellos
Vovô George Ernst Ziegler Magalhães Graça
Peter Goff Bob Roe Luís Manuel André Filho
Sr. Jopeck Werner Heyking  Telmo de Avelar Dario Lourenço
Vovó Josephine Franziska Liebing Ida Gomes Lúcia Delor
Agente do FBI Ed Peck José Santana
Primeiro Âncora Jack Latham Maurício Barroso Milton Luís
Latoeiro Peter Capell Jomeri Pozzoli Paulo Pinheiro
Doutor Victor Beaumont  Paulo Gonçalves Pietro Mário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *