87%

Avaliação InfanTv

Vídeo

Vila Sésamo

1972 - Educativo

TV CULTURA

REDE GLOBO

PERÍODO DE EXIBIÇÃO

de 1972 a 1977

HORÁRIO DE ESTREIA

10h45 e 16h

PERIODICIDADE

de segunda a sexta

Sinopse

Programa infantil que ensinava às crianças, hábitos de higiene, noções de Matemática, Língua Portuguesa, Meio Ambiente e vida natural.

Direção
Roberto Manzoni e Hélio Vargas – Wanderley Villa Nova

Coordenação
Wilson Aguiar

Destaque
O personagem Garibaldo, interpretado por Laerte Morrone 

Programa

Vila Sésamo foi apresentado simultaneamente pela TV Cultura de São Paulo e pela Rede Globo, de 1972 a 1974. Como inicialmente a Globo não tinha estúdio disponível para as gravações, estabeleceu-se uma coprodução entre as duas emissoras. Posteriormente, só a Rede Globo continuou exibindo Vila Sésamo numa segunda fase, de 1974 a 1975; e numa terceira fase, de 1975 a 1977.

A grande preocupação do programa, segundo Wilson Aguiar, era diminuir as diferenças culturais entre as crianças de classes sociais distintas.

Para adequar o programa americano à realidade brasileira, foi realizado um estudo especial. A preocupação era fazer um produto com a nossa linguagem e adaptá-lo ao modo de ensino do nosso país. Alguns poucos países no mundo tiveram o direito de utilizar a orientação pedagógica do Sesame Street, cuja adaptação só era autorizada para os que tivessem pleno domínio da pedagogia adotada pela produção norte-americana. A partir de 1973, o programa passou a ser integralmente nacional.

O infantil ia ao ar de segunda-feira a sexta-feira, em duas edições diárias, pela manhã e à tarde. A duração diária do infantil variou ao longo dos anos.

A História

Na versão brasileira, Sesame Street foi transformada em uma vila operária, onde viviam personagens tipicamente brasileiros. O bem-humorado Juca era o faz-tudo local, capaz de consertar qualquer coisa. Sua esposa Gabriela representava a típica mãezona, atenciosa, paciente e doceira de mão cheia. Ana Maria era a professora brincalhona, namorada de Antônio (Flávio Galvão), motorista de caminhão.

Eram apresentados pequenos esquetes com duração máxima de três minutos, e a mesma informação era repetida mais de uma vez. Com tom de brincadeira, o programa ensinava, estimulando o raciocínio, e transmitia noções básicas do alfabeto, números e cores. 

A partir de 1973, quando ‘Vila Sésamo’ passou a ser totalmente nacional, foram criadas as versões brasileiras dos famosos bonecos Garibaldo e Gugu, por Naum Alves de Souza.

Garibaldo (Laerte Morrone) era uma mistura de galinha e pato, alto e desengonçado. Adorava aprender coisas novas e vivia brigando com o mal-humorado Gugu (Roberto Orozco). Sempre ranzinza, Gugu não saía do barril onde morava. Garibaldo tinha ainda um amigo imaginário, o Funga-Funga (Marcos Miranda). Meio rato, meio elefante, ele aparecia somente para as crianças.

Completavam a turma o personagem Beto, que tinha que ensinar tudo a Ênio, um bobalhão que não sabia de nada; e o Monstrinho Come-Come, que só queria saber de “biscoooooooito!”. Os bonecos foram especialmente criados para que as crianças se identificassem com suas personalidades e atitudes. Eles tropeçavam, erravam e faziam bobagens, não eram heróis infalíveis.

Bastidores

Em 1974, Vila Sésamo contava com uma equipe de cerca de 350 pessoas e com a participação de aproximadamente 800 crianças.

Os cenários foram ampliados e, apesar de ser exibido em preto e branco, novas cores foram usados pela equipe de cenografia com a intenção de dar um visual mais rico à atração.

O figurino também sofreu alterações: os atores trocavam de roupa várias vezes para mostrar a importância da higiene pessoal para as crianças.

Desde o início de 1975, Vila Sésamo passou a contar com uma equipe de mais de 100 pessoas, sendo gravado no Teatro Globo, em São Paulo, e editado pela Divisão de Educação da Rede Globo.

Em 1972, Vila Sésamo recebeu o Troféu Helena Silveira em duas categorias – Melhor Programa Cultural e Revelação Feminina (Sonia Braga) –, além do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor programa em sua categoria.

O tema Alegria da Vida ganhou no exterior um prêmio de melhor música feita para uma adaptação do Sesame Street. 

Também a partir de 1973, as músicas do programa original também foram substituídas por outras, compostas por Marcos e Paulo Sérgio Valle, e os textos foram entregues a escritores brasileiros como Dinah Silveira de Queiroz, Ivan Lessa, Marcos Rey, Ronaldo Ciabrone e Carlos Alberto Seidl.

Galeria de Imagens

Elenco

Laerte Morrone

Laerte Morrone

Garibaldo
Roberto Orozco

Roberto Orozco

Gugu
Armando Bógus

Armando Bógus

Juca
Aracy Balabanian

Aracy Balabanian

Gabriela
Sônia Braga

Sônia Braga

Ana Maria
Flávio Galvão

Flávio Galvão

Antônio
Manuel Inocêncio

Manuel Inocêncio

Seu Almeida
Paulo José

Paulo José

Mágico
Flávio Migliaccio

Flávio Migliaccio

Edifício
Milton Gonçalves

Milton Gonçalves

Professor Leão
Ayres Pinto

Ayres Pinto

Cuca
Paulo José

Paulo José

Mágico

Dubladores:

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Funga-Funga (voz)
Dilim

Dilim

Zé Das Latas
Aziz Bajur

Aziz Bajur

Bidu
Antônio Petrin

Antônio Petrin

Marinheiro
Henrique Lisboa

Henrique Lisboa

Sabichão
Elany Del Vechio

Elany Del Vechio

Jujuba
Sônia Guedes

Sônia Guedes

Maroca
Tereza Cristina Arnaud

Tereza Cristina Arnaud

Pipoca
Ionei Silva

Ionei Silva

Beto, João Sorriso e Professor Soneca
Muíbo César Cury

Muíbo César Cury

Ênio, Tonho Monstro e Rowlf
Gastão Malta

Gastão Malta

Come-Come
Líbero Miguel

Líbero Miguel

Cosmo
Raimundo Duprat

Raimundo Duprat

Caco e Pantaleão
Carlos Seidl

Carlos Seidl

Dudu
Helena Samara

Helena Samara

Vovó Chiquinha
Gastão Renné

Gastão Renné

Little Bird

Trilha Sonora

Selo: Som Livre – 403.6035
Formato: Vinil, LP, Álbum
País: Brasil
Lançado: 1972

1 – Abecedário – Trio Soneca

2 – Querer é Poder – Trio Soneca

3 – Gugu – Trio Soneca

4 – Os Bichos – Trio Soneca

5 – Diferenças – Trio Soneca

6 – Classificação – Trio Soneca

7 – Alegria da Vida – Orquestra e Coro Som Livre

8. Funga Funga – Trio Soneca

9. Partes do Corpo – Trio Soneca

10. Adição – Subtração – Trio Soneca

11. Imaginação – Trio Soneca

12. Garibaldo – Trio Soneca

13. Pequenos Erros – Trio Soneca

14. Vila Sésamo – Suzana Machado Ribeiro

Selo: Som Livre – 7S-1017
Formato: Vinil, LP, Compacto
País: Brasil
Lançado: 1972

1 – Alegria da Vila – Coral Som Livre

2 – Cinto de Inutilidades – Coral Som Livre

Letra do Tema de Abertura

Alegria da Vida - Orquestra E Coro Som Livre

(Marcos ValleCelson MottaPaulo Sérgio Valle)

Todo dia é dia
Toda hora é hora
De saber que este mundo é seu
Se você for amigo e companheiro
Com alegria e imaginação
Vivendo e sorrindo
Criando e rindo
Será muito feliz
E todos serão também!

Fontes

 “Ele recheia o Garibaldo” – O Estado de S. Paulo (03/02/2008); JIMENEZ, Keila. “NBC investe na Web” – O Estado de S. Paulo (20/11/2007); MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “As lições da Vila” – Veja (06/09/1972).

Comente ou leia comentários

Direção
Roberto Manzoni e Hélio Vargas – Wanderley Villa Nova

Coordenação
Wilson Aguiar

Destaque
O personagem Garibaldo, interpretado por Laerte Morrone 

Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.