

Direção
Marisa Mello Martins
Roteiro
Betina Rugna
Destaque
A presença marcante de Gérson de Abreu como o Tio Du.
Destaque
A presença de bonecos muito bem idealizados.
O programa foi idealizado pelas conceituadas pedagogas Marisa Mello Martins e Betina Rugna, que adaptou a atração de várias peças de teatro e o ofereceu, a princípio, ao SBT, mas com a recusa da emissora o projeto foi encampado pela Record.
Vila Esperança possuía episódios diários de uma hora de duração, onde as crianças tinham liberdade para expressar suas necessidades, levantadas através de uma pesquisa previamente realizada pela produção do programa.
O infantil era uma opção de humor, educação e cultura quem além de ser uma maneira deliciosa e versátil de ensinar temas como: ecologia, ciúmes, preconceito e solidariedade, conseguiu com apenas um mês no ar dar à Record o segundo lugar de audiência no horário, com 8 pontos no Ibope, atrás apenas de Malhação.
O programa terminou porque a Rede Record não renovou o contrato de Gerson de Abreu, o único do elenco do Vila a não ser contratado da produtora independente “Idea”, e sim da Record.
Em Vila Esperança Gerson de Abreu interpreta o simpático radialista e dono da mercearia Tio Du, que ao mesmo tempo em que cria um clima para dar a notícia de uma tragédia, colocava uma vinheta alegre e comunica uma festa que vai acontecer na cidade.
Outro adulto bacana é seu irmão, Professor Piragibe, um inventor com pinta de cientista maluco. Eles ensinam um monte de coisas para as crianças da Vila, que fizeram de um beco a sede de seu clubinho. Freddy Allan, (que fazia o Zequinha do Castelo Rá Tim Bum), interpreta o líder da criançada, Fabinho Biu, garoto bom de bola que vivia de bermudão e com o boné ao contrário.
Uma dupla de vilões faz de tudo para por fim à harmonia do bairro. Mas os planos de Mil Faces sempre são estragados pelo desastrado ajudante Meia Boca.
O programa tem também bonecos e histórias contadas pelo Vozico. Sua esposa, Vó Ziza era especialista em quitutes e ensinava as crianças a importância de uma alimentação correta. Assim, os conselhos dos moradores mais antigos do bairro sempre ajudavam a tirar a criançada das enrascadas.


















Selo: Record Music – LRCD 137
Formato: CD, Álbum
País: Brasil
Lançado: 1998
Fabricado por – Microservice Tecnologia Digital da Amazônia Ltda.
Distribuído por – Record Produções E Gravações Ltda.
1 – Abertura Vila Esperança – Coro: Izy Gordon, Marcos Bowie e Fernando Salém
2 – Fabinho Bom de Bola – Negritude Jr.
3 – Video Game – Marcelo Aquino
4 – Mimania – Míriam Maria
5 – Querido Diário – Eliana
6 – Cadê o Tio Du? – Fernando Salém e Gérson de Abreu
7 – Mil Faces – Jerry Adriani
8 – A Máquina do Tempo do Professor Piragibe – Marcos Bowie
9 – Meia Boca – Kid Vinil
10 – A Menina, a Flor e Passarinho – Cleiton e Camargo
11 – Rei Chuá – Edson Montenegro
12 – Zéba, o Poeta – André Abujamra
13 – Atitude – Graça Cunha
14 – Rádio de Pilha – Gérson de Abreu
Vou me mandar
Rapidinho lá pra
Vila Esperança
Lá tem quem canta
Tem quem dança
Quem cozinha ou enche a pança
Quem trabalha ou descansa
Tá chegando de mudança
Tô me mandando pra lá
Vila lá lá lá
Vila Esperança
Press Release da Record; ELIAS, Eduardo – “Novo programa infantil discute cidadania” (28 06/1998) – Agência Estado; MARQUES, Rosângela, “Novos programas infantis resgatam inocência ” (14/06/1998) – Antevê; JARDIM, Vera – “Record investe em programa educativo” – Jornal do Brasil (25/06/1998).
Direção
Marisa Mello Martins
Roteiro
Betina Rugna
Destaque
A presença marcante de Gérson de Abreu como o Tio Du.
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.