51%

Avaliação InfanTv

Vila Maluca

2004 - Série

REDE TV

PERÍODO DE EXIBIÇÃO

de 2004 a 2006

HORÁRIO DE ESTREIA

13h

PERIODICIDADE

de segunda a sexta-feira

O que, o que, o queê?”

Sinopse

Seriado da Rede TV retratando o cotidiano dos moradores de uma vila tipicamente paulistana dos anos 50 e 60, convivendo com problemas contemporâneos .

Direção
Adriano Stuart e Dino Santana – Cláudio Callao

Roteiro
Claudia Dallaverde, Dionisio Jacob e Edu Salemi

Destaque
O boneco Fofolo, manipulado por Orival Pessini

Programa

Vila Maluca é uma série humorística infantojuvenil produzida e exibida pela RedeTV! entre 11 de outubro de 2004 e 28 de abril de 2006. A produção acompanhava situações cômicas vividas por moradores de uma vila fictícia. O projeto foi motivado após o sucesso da exibição da telenovela colombiana Betty, a feia.

Originalmente, Vila Maluca era uma telenovela concebida e escrita por Márcio Tavolari, Edison Braga e Ronaldo Ciambroni, com direção geral de Adriano Stuart, focando em uma vila em que os moradores mostravam assuntos educativos e de sustentabilidade. Porém, a direção geral da emissora optou por transformar a ideia original para um seriado humorístico.

A nova ideia fugiu do foco educacional para apostar em um humor pastelão, passando a autoria para Cláudia Dalla Verde, Dionísio Jacob e Edu Salemi e aproveitando no elenco atores adultos que já atuavam na emissora nas câmeras escondidas do programa Eu vi na TV de João Kléber.

Com 210 episódios de aproximadamente 25 minutos, a série apresenta situações cômicas vivenciadas pelos moradores da Vila Maluca, localizada em São Paulo. Assim como o seriado mexicano Chaves (El Chavo del Ocho), têm atores adultos interpretando crianças.

A série conta com três tipos de episódios: os cotidianos, que acompanha ações corriqueiras e mal-entendidos na Vila, os temáticos, que se debruçam sobre recontar uma história, como acontece em “Romeu e Julieta” e “Dia da Independência” e os que se passam na escolinha de Sigmunda Von Froida.

A História

Quinho (Marquinhos Martini), o protagonista, e seu amigo Gino (André Corrêa) estão sempre aprontando com os outros moradores, especialmente Seu Valentino (Duda Mamberti), o dono da vila.

Junto com Ripi-Ropi (Carlos de Niggro), o DJ que comanda a rádio do local, os três disputam a atenção da bela filha de Valentino, Gigi (Carine Quadros) – posteriormente substituída por Xuxu (Cris Lopes) no mesmo papel.

No local ainda moram Dona Nautureba (Liza Vieira), vegetariana que ama a natureza e cuida de suas plantas como se fossem filhos, Dona Porpeta (Noemi Gerbelli), dona da Pensão da Vila, tia de Gino e respeitável cozinheira, que rivaliza com a fofoqueira Dona Espinafra (Valquíria Martini), que nunca se dá bem nas receitas.

Por fim, as irmãs bruxas Cornélia, a má, (Valéria Sandalo) e Sibélia, a boazinha, (Luah Galvão) juntamente com a sobrinha Morgane (Danielle Lima) adoram praticar feitiçarias e brincar com os outros moradores.

Também existe a professora Sigmunda Von Froida (Duda Mamberti) que conduz os episódios da escola da Vila. As histórias buscavam entreter o público infantil situações cômicas e inusitadas, bem próximas ao cotidiano, de forma descontraída.

À época de sua estreia, segundo a Folha Ilustrada, a série era exibida duas vezes ao dia: o episódio inédito às 12h30 e uma reprise às 16h30. Vila Maluca era o único programa infantil da grade de programação da RedeTV! 

Bastidores

A ambientação da série foi construída na sede da RedeTV! em Alphaville (São Paulo) em um espaço de cerca de 800 metros quadrados. Remontando uma vila dos bairros paulistanos dos anos 50 e 60 com ruas largas, sobrados e casas, a ideia é dialogar com o nostálgico e o utópico e remeter o telespectador a um lugar onde os moradores não convivem com problemas contemporâneos, como a violência. Nesta travessa é que acontecem boa parte das situações vividas pelos personagens.

Os espaços internos das casas dos moradores refletem a classe social dos moradores e suas características. É possível identificar assim como na pensão de Dona Porpeta, sempre farta de comida, e na casa de Valentino, o dono da Vila, móveis amontoados, com toalhas e panos carregados de cores e estampas.

A trilha sonora da série é composta pelo rap de abertura e músicas originais produzidas pelo músico e arranjador Nill Bernardes e pela inserção de músicas contemporâneas. A música de abertura chama a atenção pelo tom divertido e original colocando o telespectador como participante das situações da vila como canta o refrão “Vila, minha vila, sua vila, nossa vila/Essa vila é maluca/E eu nunca vi igual”.

Galeria de Imagens

Elenco

Marquinhos Martini

Marquinhos Martini

Quinho
Noemi Gerbelli

Noemi Gerbelli

Dona Porpeta e Juca Justo
Danielle Lima

Danielle Lima

Morgane
André Corrêa

André Corrêa

Gino Porpeta
Duda Mamberti

Duda Mamberti

Seu Valentino e Sigmunda Von Froida
Valquíria Martini

Valquíria Martini

Dona Espinafra
Cris Lopes

Cris Lopes

Xuxu
Antonio Carlos de Niggro

Antonio Carlos de Niggro

Ripiropi
Chris Mazzucca

Chris Mazzucca

Porpetinha
Gabriel Manetti

Gabriel Manetti

João
Carine Quadros

Carine Quadros

Gigi
Liza Vieira

Liza Vieira

Dona Natureba
Valéria Sândalo

Valéria Sândalo

Cornélia
Luah Galvão

Luah Galvão

Sibélia
Orival Pessini

Orival Pessini

Alberto Rogério e Fofolo

Letra do Tema de Abertura

Rap Da Vila Maluca - Nill Bernardes

(Nill Bernardes)

Vila, minha
vila, sua
vila, nossa vila

Essa vila é maluca
E eu nunca vi igual

Fontes

Dirceu Alves Jr. – Rede TV! estréia programa-família (11/10/2004) – Isto É Gente; Site: https://observatoriodoaudiovisual.com.br/blog/vila-maluca-2

Comente ou leia comentários

Direção
Adriano Stuart e Dino Santana – Cláudio Callao

Roteiro
Claudia Dallaverde, Dionisio Jacob e Edu Salemi

Destaque
O boneco Fofolo, manipulado por Orival Pessini

Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.