
Direção
Ewaldo Ruy e Luiz Toledo
Roteiro
Roberto Silveira, Thaís Gadel e Lula Tôrres
Destaque
O humor ingênuo de Tiririca na época em grande destaque por conta do sucesso “Florentina”
Em outubro de 1997, o palhaço Tiririca que estava fazendo um grande sucesso no Brasil com a canção “Florentina” e em apresentações nos programas da época, foi chamado para protagonizar uma sitcom na Rede Manchete.
O programa A Vila do Tiririca contou com familiares de Tiririca e amigos próximos no elenco principal. Cada episódio custava cerca de R$ 5 mil, um valor baixíssimo se comparado aos R$ 40 mil por capítulo das novelas na época.
Produzido pela própria Manchete, em seu Complexo de Televisão, no Rio de Janeiro, a série ia ao ar de segunda a sexta das 18h30 às 19h.
Para promover um humor bem pastelão, capaz de seduzir as crianças, a produção investia num formato teleteatro, com histórias de ficção misturadas a episódios reais da vida de Tiririca, trazendo um tom próximo ao estilo dos Trapalhões e Chaves.
Os episódios mostravam uma vila cheia de sobrados, onde Tiririca resolveu construir um barraco para morar com a família, que não era exatamente fictícia. A mulher, o irmão, um cunhado, um compadre e até uma velha amiga eram personagens do seriado.
A turma tinha ainda Toni de Abreu, de cinco anos, e até uma cachorra beagle, Piaçava. Com um figurino sujinho, o menino de olhos azuis e sem dentes na frente lembra o companheiro de Charles Chaplin no filme O Garoto.
Um dos destaques era a personagem Florentina, interpretada por Tânia Moraes, a personificação da música que impulsionou a venda de 400 mil cópias do primeiro CD de Tiririca. A personagem é a moradora mais ilustre da Vila do Tiririca. Ela era uma espécie de síndica da vila.
1 – O Aniversário do General
2 – O Bebê
3 – O Prêmio
4 – O Transplante
5 – A Epidemia
6 – O Duelo
7 – A Velha Senhora
8 – A Criança
9 – A Espera
10 – O Adeus
FRAMCFORT, Elmo – Rede Manchete: Aconteceu Virou História. São Paulo, Imprensa Oficial, 2008.
Direção
Ewaldo Ruy e Luiz Toledo
Roteiro
Roberto Silveira, Thaís Gadel e Lula Tôrres
Destaque
O humor ingênuo de Tiririca na época em grande destaque por conta do sucesso “Florentina”