

Direção
Ewaldo Ruy e Luiz Toledo
Roteiro
Roberto Silveira, Thaís Gadel e Lula Tôrres
Destaque
O humor ingênuo de Tiririca na época em grande destaque por conta do sucesso “Florentina”
Em outubro de 1997, o palhaço Tiririca que estava fazendo um grande sucesso no Brasil com a canção “Florentina” e em apresentações nos programas da época, foi chamado para protagonizar uma sitcom na Rede Manchete.
O programa A Vila do Tiririca contou com familiares de Tiririca e amigos próximos no elenco principal. Cada episódio custava cerca de R$ 5 mil, um valor baixíssimo se comparado aos R$ 40 mil por capítulo das novelas na época.
Produzido pela própria Manchete, em seu Complexo de Televisão, no Rio de Janeiro, a série ia ao ar de segunda a sexta das 18h30 às 19h.
Para promover um humor bem pastelão, capaz de seduzir as crianças, a produção investia num formato teleteatro, com histórias de ficção misturadas a episódios reais da vida de Tiririca, trazendo um tom próximo ao estilo dos Trapalhões e Chaves.
Os episódios mostravam uma vila cheia de sobrados, onde Tiririca resolveu construir um barraco para morar com a família, que não era exatamente fictícia. A mulher, o irmão, um cunhado, um compadre e até uma velha amiga eram personagens do seriado.
A turma tinha ainda Toni de Abreu, de cinco anos, e até uma cachorra beagle, Piaçava. Com um figurino sujinho, o menino de olhos azuis e sem dentes na frente lembra o companheiro de Charles Chaplin no filme O Garoto.
Um dos destaques era a personagem Florentina, interpretada por Tânia Moraes, a personificação da música que impulsionou a venda de 400 mil cópias do primeiro CD de Tiririca. A personagem é a moradora mais ilustre da Vila do Tiririca. Ela era uma espécie de síndica da vila.














1 – O Aniversário do General
2 – O Bebê
3 – O Prêmio
4 – O Transplante
5 – A Epidemia
6 – O Duelo
7 – A Velha Senhora
8 – A Criança
9 – A Espera
10 – O Adeus
FRAMCFORT, Elmo – Rede Manchete: Aconteceu Virou História. São Paulo, Imprensa Oficial, 2008.
Direção
Ewaldo Ruy e Luiz Toledo
Roteiro
Roberto Silveira, Thaís Gadel e Lula Tôrres
Destaque
O humor ingênuo de Tiririca na época em grande destaque por conta do sucesso “Florentina”
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.