71%

Avaliação InfanTv

As Aventuras do Tio Maneco

1981 - Série

TVE

PERÍODO DE EXIBIÇÃO

de 1981 a 1985

HORÁRIO DE ESTREIA

18h15

PERIODICIDADE

de segunda a sexta-feira

"Eureka!"

Sinopse

Série mostrando as aventuras de um tio maluco com suas invenções geniais. Ele e os sobrinhos estavam sempre metidos em grandes confusões.

Direção
Flávio Migliaccio, Paulo Dionísio e Reynaldo Boury

Roteiro
Lula Torres, Marcelo Migliaccio, Lula Torres e Flávio Migliaccio

Destaque
O fusquinha movido à bananina, mistura de gasolina com banana

Programa

A série As Aventuras do Tio Maneco começou com um filme lançado em 1971, dirigido por Flávio Migliaccio e com roteiros de Roberto Farias junto com o próprio Migliaccio.

No longa-metragem o surpreendente Tio Maneco conduz seus três sobrinhos por incríveis aventuras durante as férias no sítio do avô, nas selvas do Mato Grosso. Quando chegam lá, eles não encontram o dono da casa, se deparam com um disco voador e ficam sabendo que o avô recebera dos extraterrestres a missão de recuperar uma flor de importância vital para os habitantes do estranho planeta.

Tio Maneco e seus sobrinhos vivem as maiores loucuras: se envolvem com uma tribo indígena, com contrabandistas e com um robô inimigo, além de animais ferozes e outros perigos da selva. São transformados em desenho animado, vão parar no planeta das Sete Dimensões e finalmente voltam à Terra, sendo recebidos com grande festa.

O filme, de 93 minutos de duração é recheado com histórias divertidíssimas e cheias de fantasias com um elenco de feras como  Flávio Migliaccio, no papel principal, Odete Lara, Walter Foster e Rodolfo Arena. As Aventuras do Tio Maneco teve uma excelente repercussão entre a criançada e alcançou um grande sucesso de bilheteria nos anos 70, dando origem a mais dois episódios, além de uma série de programas para a TVE, em 1981.

Na série, o personagem de Migliaccio, novamente como destaque, e seus sobrinhos estavam sempre metidos em grandes confusões. O programa criado por Flávio Migliaccio, mostrava as aventuras desse tio maluco com suas invenções geniais.

Na série estão os três filhos de Roberto Farias na vida real, Lui, Mauro e Maurício, fazendo os papéis dos sobrinhos do tio Maneco, Beto, Pedro e Zequinha.

Essa série é um marco na produção infantil brasileira, num tempo onde nem as loiras de programas infantis existiam, Tio Maneco trouxe imaginação, criatividade e muito bom humor, num formato que se tornaria clássico, com história ingênua, que mistura aventura na floresta com seres extraterrestres e não tem quase nenhum efeito especial, assim como nenhum apelo erótico ou cena de violência explícita – continua emocionando nossas crianças.

Elenco

Flávio Migliaccio

Flávio Migliaccio

Tio Maneco
Francisco Dantas

Francisco Dantas

Professor Camargo
José Antônio Prata, "Pratinha"

José Antônio Prata, "Pratinha"

Pichulé
Dirceu Rabelo

Dirceu Rabelo

Moreira
Alby Ramos

Alby Ramos

André Siqueira

André Siqueira

Toninho
Gedivan

Gedivan

Nique Geripoca
Betty Erthal

Betty Erthal

Eulália
Paula Maria

Paula Maria

Cláudia

Episódios

Cada história tinha vários capítulos. Veja algumas histórias exibidas:

O Mistério do Robô de Lata

As Sete Bolas Mágicas

Especial de Natal

O Caso da Garrafa Enfeitiçada

A Deusa do ferro Velho

O Enigma da Mulher Macaco

O Aprendiz de Feiticeiro

O Inimigo Público Um

O Monstro da Serra do Impossível

A Maldição da Múmia Perdida

Papai Noel na Vila da Agonia

A Guerra das Batatas

Fontes

STYCER, Maurício, “Heureca, mais uma utopia do Tio Maneco” – Jornal do Brasil (11/03/1986); “Tio Maneco” – Jornal do Comércio (19/02/1986).  

Comente ou leia comentários

Direção
Flávio Migliaccio, Paulo Dionísio e Reynaldo Boury

Roteiro
Lula Torres, Marcelo Migliaccio, Lula Torres e Flávio Migliaccio

Destaque
O fusquinha movido à bananina, mistura de gasolina com banana

Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.