Direção
Paola Pol e Márcio Trigo (geral)
Roteiro
Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Luciana Cardoso e Teresa Frota
Destaque
O excelente elenco escolhido para a minissérie
Criada por Márcio Trigo e Luciana Cardoso a Globo levou ao ar em dezembro de 2010 a minissérie O Relógio da Aventura, uma produção de 5 episódios que cumpriu a função de especial de fim de ano da emissora. O infantil teve os textos de Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Luciana Cardoso e Teresa Frota, a direção de Paola Pol e a direção geral de Márcio Trigo.
Diversos integrantes do elenco fazem dois papéis no programa: ora como personagens da vida atual de João, no Brasil, ora como personagens que o menino conhece em sua viagem no tempo. O Relógio da Aventura foi exibido em cinco episódios semanais, aos domingos, e fez parte da programação de fim de ano da Globo.
A história começa quando João (Miguel Arraes) é suspenso no colégio após enfrentar o garoto mais valente da turma, Guto (Matheus Costa), para defender o amigo Julinho (Caio Manhente). Ao chegar em casa, Pedro (Igor Rudolf), o irmão mais velho, incentiva os pais, Geraldo (Enrique Diaz) e Regina (Heloísa Périssé), a colocar o caçula de castigo. Sensibilizado com a situação, seu avô, o inventor Neco (Marcos Caruso), o presenteia com um brinquedo especial: o relógio da aventura.
É dessa forma que João inicia seu passeio no tempo e na história. Sem entender onde está, o menino acaba preso pelo imperador de Roma, Otávio Augusto (Enrique Diaz), que se irrita com a sua presença.
Prestes a virar comida de leões, o garoto é salvo por Romaninho (Caio Manhente), que o apresenta à cidade, aos costumes locais e o acompanha durante toda a epopeia. Heloísa Périssé interpreta Livia, a mulher do imperador.
Na Roma Antiga, João descobre que o pai de Romaninho (Oberdan Júnior) está preso em uma masmorra, por ordens do imperador. O menino, porém, mal tem tempo de bolar um plano para tirá-lo da prisão já que, em um piscar de olhos, o relógio o traz João de volta ao seu quarto, no Brasil.
Muito animado com a primeira viagem, João conta suas aventuras para o avô, Neco, e fica com a cabeça nas nuvens, levando seus pais a desconfiarem que ele está aprontando alguma travessura.
O menino fica na expectativa de o relógio piscar novamente e transportá-lo para Roma, para ajudar a resgatar o pai de seu amigo. Antes que isso aconteça, porém, seu irmão Pedro (Igor Rudolf) pega o objeto, e os dois brigam. Até que o relógio brilha e o leva de volta ao passado.
João e Romaninho conseguem entrar no palácio e convencem o imperador Otávio Augusto (Enrique Diaz) de que um reino conquistado pelo exército romano está oferecendo um banquete em homenagem a ele. Envaidecido, o imperador não ouve seus soldados, que desconfiam dos meninos, e aceita a cortesia.
Na cozinha do palácio, João conhece a princesa (Mariana Azevedo), que se encanta com um doce feito por ele e o promove a cozinheiro imperial. Assim ele segue com o plano de colocar uma erva sonífera na comida do banquete, para que todos durmam enquanto ele e Romaninho resgatam o prisioneiro. Mas o relógio começa a brilhar novamente e o leva de volta ao Brasil. Nervoso para regressar a Roma, João pede ajuda ao avô, que lhe ensina um recurso de emergência para fazer o relógio brilhar.
De tanto aparecer e sumir repentinamente nos lugares, João começa a ser chamado de feiticeiro pelas pessoas que observam a sua viagem no tempo e no espaço. Enquanto isso, no Brasil, o avô Neco tenta fabricar uma máscara capaz de eliminar o barulho de seu próprio ronco quando dorme. O barulho tem deixado sua mulher, Inês (Nivea Maria), de cabelos em pé. A invenção, porém, não dá certo, e a tal máscara passa a emitir um som terrível, mais incômodo do que o ronco de Neco.
João finalmente cumpre sua missão na Roma antiga: ajuda a libertar o pai de Romaninho e todos os prisioneiros da masmorra. Após uma despedida emocionada, o garoto retorna definitivamente ao seu país e à sua época. Chegando em casa, tem boas surpresas. Uma delas é o reencontro com o amigo Julinho, o colega Guto e a inesperada visita de Juliana (Mariana Azevedo), a linda menina da escola, de quem ele gosta.
João ainda presenteia o avô com uma tíbia, um instrumento romano de sopro. No banquete para o Imperador, um dos convidados caiu no sono e começou a roncar, mas como ele estava com uma tíbia na boca, o som emitido era agradável. João logo se lembrou do avô, sempre tentando solucionar seu problema do ronco, e decidiu lhe dar a tíbia de presente. Neco incluiu o instrumento na máscara que estava montando para solucionar o barulho de seu ronco e o resultado foi perfeito.
Site: www. memoriaglobo.globo.com, acessado em 12/2012.
Direção
Paola Pol e Márcio Trigo (geral)
Roteiro
Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Luciana Cardoso e Teresa Frota
Destaque
O excelente elenco escolhido para a minissérie
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.