Direção
Sem informação
Roteiro
Sem informação
Destaque
Desenhos e séries que se tornaram sucesso no Brasil
A Rede Globo trouxe o rico mundo dos desenhos animados para a nossa telinha no dia 2 de abril de 1973. O programa Globo Cor Especial era inteiramente dedicado ao público infantil, que se deliciava com os inúmeros desenhos, filmes e seriados enlatados exibidos nele.
Quando o Globo Cor Especial estreou, ia ao ar das 17h às 18h. Entre os desenhos então apresentados estavam: Ligeirinho, A Fábrica de Mickey Mouse e Jackson 5, além das séries Abbott e Costello, Dick Van Dyke, Mary Tyler Moore, Missão Quase Impossível, Os Caretas e Família Do-Ré-Mi. Em março de 1974,
Globo Cor Especial foi transferido para o horário das 12h às 13h, nessa época Hong Kong Fu, Laboratório Submarino, Os Muzzarellas, Charlie Chan, faziam a alegria da criançada.
Na década de 1980 o programa trocou novamente de horário, foi apresentado entre 11h50 e 12h50. Naquela época, Superamigos, Os Flintstones, Os Jetsons, o desenho Jornada nas Estrelas, Tutubarão, Zé Colméia, Jeannie é um Gênio, Penélope, Shazzan, Moby Dick, Manda-Chuva, Máquinas Voadoras e Sabrina eram as principais atrações.
A abertura em desenho animado de 1973, com caubói, King Kong, Batman, índio e uma grande boca com um arco-íris, ficou marcada na época, principalmente pela música de abertura. Até os dias de hoje há quem se lembre da letra de “Cinto de inutilidades”, composta por Nelson Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle.
Em 1978, a abertura de Globo Cor Especial passou a ter só 18 segundos, usando a apenas a primeira estrofe da canção e interpretada num ritmo mais acelerado. A animação brincava com as cores e formas enfatizando as letras G&C.
Na mesma época, a Rede Globo também reservava um espaço para desenhos na Sessão HB. Foi lançado um compacto pela Som Livre com a canção de abertura do programa e a canção de Vila Sésamo.
Selo: Som Livre – 401.6017
Formato: Vinil, LP, Álbum
País: Brasil
Lançado: 1972
1 – Alegria Da Vida – Coral Som Livre
2 – Cinto De Inutilidades – Coral Som Livre
(Nelson Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio)
Não existe nada mais antigo
Do que caubói que dá cem tiros de uma ve
A vó da gente deve ter saudade
Do Zing Pow / Do cinto de inutilidades
No nosso mundo tudo, é novo e colorido
Não tem lugar pra essa gente que já era
Morcego velho, bang-bang de mentira, vocês já eram!
O nosso papo é alegria!.
MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
Direção
Sem informação
Roteiro
Sem informação
Destaque
Desenhos e séries que se tornaram sucesso no Brasil
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.