


Direção
Cao Hamburger, Gabriel Barros, Teodoro Poppovic e Rafael Gomes
Roteiro
Cao Hamburger, Mariana Trench Bastos e Teodoro Poppovic
Destaque
De maneira divertida e didática, os episódios mostram os anos marcantes do Brasil Imperial.
Família Imperial é uma série de televisão brasileira produzida pela Primo Filmes e exibida pelo Canal Futura entre 12 de outubro de 2012 e 16 de fevereiro de 2013.
Em 2 de setembro de 2013, também passou a ser exibida no Disney Channel Brasil. No Disney XD começou a ser exibida no dia 3 de setembro de 2013 e na TV Cultura no dia 5 de outubro de 2013.
Família Imperial usa o back projection para projetar imagens em background e criar a ilusão do ambiente de época.
A viagem no tempo e a troca de papéis entre os personagens do passado e do presente renderam boas situações cômicas e muita análise crítica em Família Imperial. E nem só de marcos da História do Brasil vive a série. O cotidiano das pessoas comuns da época também é a matéria-prima do roteiro.
A série mostra, por exemplo, o tratamento dado no passado a escravos a serviço da Casa Grande e chama a atenção para a questão contemporânea das empregadas domésticas ainda tão comuns para famílias da classe média brasileira.
O choque cultural ainda coloca em conflito ético costumes e morais das duas épocas em temas próximos aos adolescentes, como a estética da moda, os relacionamentos amorosos, as liberdades individuais, o bullying e a família.
Iara Imperial é uma menina diferente para os padrões atuais: suas roupas são de brechó, seus discos de vinil e as únicas coisas que parecem realmente lhe interessar estão dentro dos livros de história. Mas essa sua personalidade peculiar só lhe causa infortúnios.
Na escola, ela sofre bullying e, em casa, tem que aguentar o zombeteiro Jonas, seu irmão caçula, que ajuda a difamá-la com o apelido de menina naftalina. A única sorte de Iara é ter acabado de se mudar para um casarão na Rua do Ouvidor – rua histórica no centro do Rio de Janeiro – onde está o Antiquário do Barão, um comércio antigo herdado por seu pai. E é ali que ela encontra a penteadeira encantada, um móvel velho e misterioso, através da qual a jovem conhece Lucrécia Imperial, sua tatatataravó.
Lucrécia vive em 1812 e, assim como Iara, tem 14 anos de idade. Mas as coincidências entre as duas não param por aqui. Lucrécia também enfrenta problemas com o tempo em que vive.
Assim, mesmo separadas por 200 anos, essas duas meninas guardam consigo o mesmo desejo: fugir de suas realidades. Graças aos encantos da penteadeira, Iara e Lucrécia conseguem viajar no tempo, levando junto seus irmãos caçulas, Jonas e Alphonso respectivamente.
Com as identidades trocadas, as crianças protagonizam situações muito diferentes das que estão acostumadas. Enquanto Lucrécia e Alphonso tentam se acostumar com a vida do século XXI, Iara e Jonas viajam pelo século XIX. Passando pelos anos marcantes do Brasil Imperial, percebem as inúmeras mudanças ocorridas no país desde a chegada da Família Real portuguesa até até à proclamação da república. Vivem momentos fundamentais deste período determinante para a história do Brasil e convivem com personagens históricos importantes, que Iara acreditava que só existiam nos livros.
Para mostrar as diferenças entre os dois tempos, os roteiristas tiveram de mergulhar na história do Brasil com uma ajuda especial. A escritora e professora de Antropologia Lilia Schwarcz prestou uma consultoria importante ao resgatar episódios históricos marcantes do período, como a Independência do Brasil e a Proclamação da República, que foram explorados com irreverência pelos criadores da trama.
A produção ainda envolveu o trabalho de pesquisadores que garimparam diferentes acervos, como o do Instituto Moreira Salles e da Cinemateca Brasileira, para que a série mantivesse a liberdade na representação, mas ao mesmo tempo primasse pela autenticidade dos registros históricos.
A ideia de um mesmo ator interpretar vários papéis se reproduz pelo restante do elenco, tal como antigas companhias de teatro e trupes de artistas versáteis. A definição dos personagens e de seus intérpretes não foi nada aleatória. “A escolha dos papéis foi muito bem pensada, serve para estabelecer paralelos sutis e arquétipos do passado e do presente”, explica Matias Mariani. O pai dos protagonistas, por exemplo, é interpretado pelo mesmo ator (Luiz Machado) com todas as nuances do autoritarismo paterno do século XIX e a personalidade mais fluida do homem do século XXI.










1 – Tatara-Tatara-Neta
2 – Que Dizes?
3 – Beija Mão & Beijo Gay
4 – Dia do Fico
5 – O Casamento
6 – 7 de Setembro
7 – Adivinha Quem Vem Para Jantar
8 – De Bico na Coroação
9 – O Guri Arteiro
10 – Uma Bela Época
11 – Dia de Princesa
12 – O Último Baile
13 – Viva a Republica!
14 – Adeus Jonas
15 – O Tempo
Release press – Família Imperial.
Direção
Cao Hamburger, Gabriel Barros, Teodoro Poppovic e Rafael Gomes
Roteiro
Cao Hamburger, Mariana Trench Bastos e Teodoro Poppovic
Destaque
De maneira divertida e didática, os episódios mostram os anos marcantes do Brasil Imperial.
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