

Direção
Homero Silva (SP), Samuel Rosemberg (RJ) e
Roteiro
Remo Menezes (SP)
Destaque
O talento da menina Sônia Maria Dorce
No primeiro dia de transmissões da TV Tupi Homero Silva apresentou um pequeno flash do Clube do Papai Noel, com as crianças que cantavam na Rádio Difusora. O programa criado para o rádio por Francisco Dorce e Homero Silva, já era um estrondoso sucesso.
O infantil ganhou um horário próprio dentro da TV Tupi de São Paulo e Homero Silva passou a apresentá-lo transformando-se numa figura tão querida que as crianças o chamavam de “Papai Noel”. Homero também se encarregou da direção enquanto o roteiro ficava a cargo de Remo Menezes.
Já em 1951 com o patrocínio Neugebauer e do seu achocolatado “Guri”, surgiu a ideia de promovê-lo através de um programa de rádio que passou a ser chamado Clube do Guri. Quando o infantil também foi para a televisão uniu-se ao Clube do Papai Noel, dando origem ao Gurilândia em referência ao achocolatado.
No Gurilândia as crianças se divertiam assistindo mágicas, malabarismos e humor leve com os palhaços Fuzarca e Torresmo. Mas a principal atração do infantil era a apresentação das crianças, que cantavam, declamavam, tocavam instrumentos ou representavam pequenas encenações. Sonia Dorce, com apenas 5 anos de idade, era a secretária do programa e também recitava os poemas escolhidos por seu pai.
Entre as atrações musicais a meninada interpretava sucessos da época como os de Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nélson Gonçalves. No programa iniciaram a carreira artística nomes importantes como: Hebe Camargo, Zilda de Lemos, Lia de Aguiar, Walter Avancini, Sonia Maria Dorce, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso, Vida Alves entre outros. Muitos desses continuaram a carreira depois de adolescentes no Grêmio Juvenil, programa para jovens que atuava como uma espécie de curso secundário do Clube do Papai Noel.
Com a inauguração da TV Tupi do Rio o Gurilândia estreou sua versão carioca, com a produção de Samuel Rosemberg e sob o comando de Collid Filho. A versão carioca também revelou vários artistas ainda crianças, entre os quais: Elizângela, Sônia Delfino, Wanderléa, Rosemary e Leny Andrade. O sucesso no Rio de Janeiro também foi grande, diversos discos foram gravados, campanhas sociais promovidas, inclusive a que Rosemberg considerava um marco: o programa conseguiu uma piscina térmica para crianças vítimas de paralisia infantil.
Em dezembro de 1959, a versão gaúcha do programa foi lançada na TV Piratini, sob o comando de Ary Rego e com Rui Silva ao piano. Lá se destacaram vozes como as de Maria Katyra, Érica Norimar e da menina que viria a ser um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, Elis Regina.
Em 1960 a TV Jornal do Recife lançou um programa também com o título Gurilândia. Esse tinha a produção de Geny Costa Dorea e a apresentação de Paulo Duarte e Waldemar Garcia, mas sem o mesmo formato ou vínculo de produção com os seus antecessores.




Unidos pelo mesmo ideal
Daremos ao Brasil um canto triunfal
De fé, amor e esperança
Elevando a alma de criança
ALVES, Vida – TV Tupi – Uma Linda História de Amor. São Paulo, Imprensa Oficial, 2008; SILVA, Luis Sérgio Lima e –TV Tupi do Rio de Janeiro, Uma Viagem Afetiva. São Paulo, Imprensa Oficial, 2010; LORÊDO, João – Era uma vez…a televisão. São Paulo, Alegro, 2000.; G. A. e M. – “Clube do Guri” – A Noite (4/4/1956).
Direção
Homero Silva (SP), Samuel Rosemberg (RJ).
Roteiro
Remo Menezes (SP).
Destaque
O talento da menina Sônia Maria Dorce
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.