83%

Avaliação InfanTv

Vídeo

Clube da Criança

1983 - Auditório

REDE MANCHETE

PERÍODO DE EXIBIÇÃO

de 1983 a 1998

HORÁRIO DE ESTREIA

17h

PERIODICIDADE

de segunda a sábado

“bye que bye, bye bye bye!”

Sinopse

O grande sucesso da TV Manchete no segmento de programas infantis, a atração apresentou Xuxa e Angélica como apresentadoras infantis.

Direção
Roberto Manzoni e Hélio Vargas – Wanderley Villa Nova

Roteiro
Jilliam Tucci

Destaque
Quadro: “A Porta dos Desesperados”

Programa

O programa Clube da Criança estreou no dia 6 de junho de 1983 na Tv Manchete, com a modelo Xuxa à frente da atração. No início, Xuxa resistiu em aceitar o convite, feito a ela em 1983, e Maurício Sarman Gase estava de olho em sua segunda opção, Monique Evans, mas por fim Xuxa acabou fechando contrato com a extinta emissora.

O Clube da Criança tinha um cenário colorido, brincadeiras de palco, atrações musicais e a apresentação de desenhos animados, em sua maior parte da Hanna-Barbera, entre os quais se destacaram: Pirata do Espaço, A Corrida Maluca, Candy Candy e DarTagnan e Os Três Mosqueteiros. Essa fórmula viria a ser excessivamente copiada ao longo dos anos.

Ao lado de Xuxa o programa contava com a participação do mascote papagaio Paquito, personagem responsável pelo nome de suas ajudantes de palco quando está passou para o Xou da Xuxa na Rede Globo. Tudo porque sua ajudante de palco no Clube, Andréia Veiga, de 14 anos,  passou a ser chamada de “Paquita” a namorada do papagaio.

O sucesso da atração que embalava as tardes das crianças foi imediato, Xuxa  lançou seu primeiro disco, Clube da Criança, onde cantava com Carequinha, e depois lançou o Xuxa e Seus Amigos que acabou  virando um especial musical na emissora.

Xuxa, que gravou o primeiro programa em meio a uma correria devido a compromissos de trabalho, ganhou a simpatia de todas as crianças do Brasil. Tanto que, em 1986, era disputada por outras emissoras e acabou deixando a Rede Manchete.

Fase com Angélica

Com a saída da apresentadora Xuxa em 1986, para a Rede Globo, o Clube da Criança passou a ser uma simples sessão de desenhos animados, retornando com o mesmo formato só um ano depois. O programa agora era apresentado por Angélica (que já tinha comandado Nave da Fantasia), com apenas 13 anos, e Ferrugem, tendo um formato de gincana.

Com a saída de Ferrugem, Angélica passou a apresentar o programa sozinha alcançando grande prestígio na imprensa não apenas pela sua maneira de conduzir o Clube, mas principalmente por sua beleza e charme.

A apresentadora virou sucesso entre as crianças e em 1989 lançava seu primeiro disco, com a música “Vou de Taxi”, símbolo de sua carreira. O Clube da Criança nesta fase, não exibia apenas desenhos animados, ele também serviu como portão de desembarque para a febre dos live-actions, Foi o tempo de Jaspion, Changeman e Lion Man.

Angélica deixou a Rede Manchete em 1993, quando a emissora foi vendida para o grupo IBF. No dia que assinou o contrato, Angélica recebeu uma correspondência de Adolpho Bloch dizendo que ela não deixasse a emissora, porque ele havia reassumido o controle da empresa, mas Angélica já estava com contrato assinado com o SBT.

Demais fases

Com a saída de Angélica, o Clube da Criança passou a ter o cenário ambientado num circo e a apresentadora agora era a atriz Milla Christie. Mylla surgia vestida de mágica e mostrava jeito com o público infantil, mas não durou muito tempo, pois logo em seguida assinou contrato com outra emissora e deixou a Manchete em 1994.

O Clube da Criança passou a ser apresentado pela Miss 1994, Patrícia Nogueira, que carinhosamente ganhou o apelido de Pat, conhecida pelo seu “Pat Beijo”.

Patrícia Nogueira, aos 16 anos, foi tirar fotos para Revista Manchete e lá surgiu a oportunidade de fazer um teste de apresentadora de TV, quando os produtores do programa infantil viram ali uma promessa, tornando Patrícia a nova apresentadora do Clube da Criança. Como tentativa de marketing do programa foi lançada a  “Pat, a Boneca de Verdade”, uma bonequinha tipo “Barbie”, que vinha com a sua imagem, um kit surpresa, faixa, coroa de Miss Brasil e vestido de luxo. A boneca tornou-se um grande sucesso vendendo mais de 23 mil exemplares.

Pat ficou no comando do programa até o ano de 1995, quando o Clube da Criança por falta de recursos acabou saindo do ar.  Depois do Clube, ela  também comandou o musical Raio Laser, permanecendo por 3 anos e participou do quadro “Giro Maluco” na TV Gazeta.

Em 1997, uma nova proposta surgia para o programa. A idéia era lançar a menina Debby de apenas cinco anos, como apresentadora e posteriormente como atriz. Debby foi escolhida depois que sua mãe levou a irmã da apresentadora em um programa de caça-talentos, a menina foi convidada para a click models para o comercial da Malory, depois disso fez um teste para o Clube da Criança e passou. O programa agora retornava inicialmente com 30 minutos de duração, e sem auditório. A crise em 1998 da emissora acabou levando o programa à extinção. 

O Clube da Criança concorreu à sete Troféus Imprensa, mas só ganhou em 1992.

Galeria de Imagens

Elenco

Xuxa Meneghel

Xuxa Meneghel

1ª Apresentadora
Angélica

Angélica

2ª Apresentadora
Ferrugem

Ferrugem

2ª Apresentador
Mylla Christie

Mylla Christie

3ª Apresentadora
Patrícia Nogueira, "Pat"

Patrícia Nogueira, "Pat"

4ª Apresentadora
Débora Lagranha, "Debby"

Débora Lagranha, "Debby"

5ª Apresentadora

Assistentes de palco (Fase com a Xuxa):

Andrea Veiga

Andrea Veiga

Paquita
Heloísa Morgado

Heloísa Morgado

Xiquita

Clubetes – Angelicats (Fase com a Angélica):

Camila Pitanga

Camila Pitanga

Cynthia Maranhão

Cynthia Maranhão

Fabiana Ferreira

Fabiana Ferreira

Elaine Peneiras

Elaine Peneiras

Joana Limaverde

Joana Limaverde

Rose Medeiros

Rose Medeiros

Gabriela Prado, "Moleca"

Gabriela Prado, "Moleca"

Marcella Bordallo

Marcella Bordallo

Giovanna Antonelli

Giovanna Antonelli

Mariana Nogueira, "Sapeca"

Mariana Nogueira, "Sapeca"

Beth Mendes

Beth Mendes

Amanda Pinheiro

Amanda Pinheiro

Karine Carvalho

Karine Carvalho

Tábita Keila

Tábita Keila

Roberta Soares

Roberta Soares

Silvia Burigo, "Japa"

Silvia Burigo, "Japa"

Geovanna Tominaga

Geovanna Tominaga

Vivien

Vivien

Adriane

Adriane

Letícia

Letícia

Angélicos (Fase com a Angélica):

Samuel Gaeta

Samuel Gaeta

Marcus Serruya

Marcus Serruya

Eduardo Júnior

Eduardo Júnior

Márcio Alves

Márcio Alves

Daniel Florenzano

Daniel Florenzano

Mateus Rocha

Mateus Rocha

Fellipe Marques

Fellipe Marques

Leonardo Ribeiro.

Leonardo Ribeiro.

Mini-Angelicats (Fase com a Angélica):

Aline Menezes

Aline Menezes

Camila Ezaki

Camila Ezaki

Outros (Fase com a Angélica):

Acácio Fraudes

Acácio Fraudes

Palhaço Borogodó
Patrick de Oliveira

Patrick de Oliveira

Repórter

Letras dos Temas de Abertura

Tema do Clube da Criança - Coral infantil da Rede Manchete (1988)

Chegou a hora
A criança agora
É clube na televisão

Se arrume agora
Ficar numa boa
Tudo é empolgação

Vamo cantar, sorrir, brincar
Bater com pé e com a mão

O programa é da gente
O programa é da frente
Alegria! Emoção!

Clube da Criança Está no Ar - Angélica (1990)

Toda casa é um universo
Uma fábrica de sonhos e emoções
Cada um é diferente pra escolher
Um jeito novo de viver

O tic tic-tac tic-tac do relógio
É meio impaciente
Tudo está cansado
E não quer parar
Quer montar um jogo novo e diferente
É a agora que devemos começar

Vem cantar
Vem dançar
Todo mundo pode entrar
Não tem regra nem idade pra brincar
Vem jogar
Vem ficar
O que não pode é parar
Clube da Criança está no ar

Vem cantar
Vem dançar
Todo mundo pode entrar
Não tem regra nem idade pra brincar
Vem jogar
Vem ficar
O que não pode é parar
Clube da Criança está no ar

Clube da Crinça (Thu-thu)
Clube da Crinça (Thu-thu)

Fontes

Depoimento – Dagomir Marquezi (27/10/2009); site www.infantv.com.br, acessado em 10/2009; FRAMCFORT, Elmo – Rede Manchete: Aconteceu Virou História. São Paulo, Imprensa Oficial, 2008; “A mais nova queridinha da TV” – Jornal do Brasil (28/03/1997).

Comente ou leia comentários

Direção
Perry Salles – Carlos Alberto Santos – Marcelo Zambelli –  Valdemir Fernandes – Olivio Petit – Alcino Diniz – Jair S. Guardia

Roteiro
Wilson Rocha – Marcelo Zabelli – Lula Torres – Dagomir Marquezi – Wagner Vieria – Wilson Rocha e Sylvia Palma – Ronaldo Ciambroni – Wilson Rocha 

Destaque
A estreia de Jaspion e Changeman que deram origem a onda de séries japonesas no Brasil.

Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.