


Direção
Ary Fernandes
Roteiro
Fábio Novais Silva, J. C. Souza e Penna Filho
Destaque
As cenas de voo
Houve um tempo em que nossos heróis figuravam cheios de ostentação no horário nobre da TV Tupi, e o nosso “formoso céu risonho e límpido” estava mais seguro sob a vigilância da equipe Águias de Fogo. A TV brasileira já produziu bem mais heróis que nos dias atuais, e eles não precisavam ser dotados de superpoderes para defender nossa nação, bastavam coragem e astúcia.
Com o sucesso de O Vigilante Rodoviário na TV Tupi e a necessidade de um bom programa para concorrer com a TV Excelsior no horário da telenovela, Ary Fernandes criou em 1968 uma série sobre um esquadrão especial da Força Área Brasileira chamada Águias de Fogo.
Mas mesmo contando com o “pai” do Vigilante Carlos na direção, com o patrocínio Nestlé, o mesmo do seriado anterior, e histórias e elenco de qualidade, Águias de Fogo não conseguiu repetir o mesmo sucesso do O Vigilante Rodoviário o porque, segundo Fernandes, entrou no mesmo horário em que era transmitida a telenovela Redenção, um mega sucesso da TV Excelsior.
Ary Fernandes mostrava sua paixão pela televisão a cada produção em que se envolvia, e com Águias de Fogo não foi diferente, ele além de exercer a função de diretor e produtor da série, foi também um dos principais atores, interpretando o Capitão César.
A série começou a ser filmada em 1965, em Cumbica, São Paulo, foram 26 episódios em um ano de produção. Como coadjuvante, apareceram na série atores como Jonas Mello e Bete Mendes, em início de carreira.
Em Águias de Fogo os heróis do seriado atuavam na Força Aérea Brasileira (FAB), o ramo aéreo das Forças Armadas do Brasil e um dos três serviços uniformizados nacionais. Nos episódios eles usavam helicópteros e jatos em missões de resgate ou combatendo criminosos.
Composta pelo Major Ricardo, o Capitão César, o Aspirante Fábio, o Sargento Fritz e o Tenente Celso, os bravos aviadores da Força Aérea Brasileira protegiam os céus brasileiros contra todo tipo de malfeitores. No início da produção, o ator Ricardo Nóvua se desentendeu com a produção e deixou a série, participando somente de 4 episódios.





(Divo Dacol, Carlos Guerra e Arquimedes Messina)
Águias de fogo,
Águias de fogo,
Preparar
Águias de fogo
O esquadrão
Que tem como bandeira
O heroísmo e a bravura
Da gloriosa Força Aérea Brasileira
Águias de fogo
Águias de fogo,
Decolar
Águias de fogo
Águias de fogo,
Em formação
Cortando os céus do Brasil
Para cumprir outra missão
Águias de fogo
Águias de fogo,
Aterrissar
Águias de fogo
Homens valentes
Em terra ou no ar
Pela defesa da nossa pátria
Estão sempre a lutar…
1 – O Rapto
2 – O Agente
3 – Estação Clandestina
4 – O Alvo
5 – A Grande Revoada
6 – Os Asilados
7 – O Imprevisto
8 – A Mãe do Ouro
9 – O Aspirante
10 – Operação Rondon
11 – O Assalto
12 – Estação de Junção
13 – Operação Tatu
14 – A Competição
15 – O Contrabando
16 – Terra de Índios
17 – O Diplomata
18 – A Trama
19 – A Emergência
20 – Urânio 238
21 – A Procura
22 – O Engraxate
23 – O Invento
24 – A Viagem
25 – Rádio Compasso
26 – Zona de Perigo
TEN. FERREIRA, Luiz Cláudio – “Filme de Ação” (01/2009) – Revista Aerovisão; Entrevista concedida por Ary Fernandes ao site InfanTV (09/2006); “Série” – Jornal do Brasil (29/12/1967).
Direção
Ary Fernandes
Roteiro
Fábio Novais Silva, J. C. Souza e Penna Filho
Destaque
As cenas de voo
Os programas citados são de propriedade das emissoras detentoras dos seus direitos. Apesar disso, muitos logos foram desenhados e imagens exclusivas conseguidas pelo InfanTv. Ao copiar o material, não esqueça de citar a fonte.