Emissora: Tv Cultura e Tv Globo.
Ano de Produção: de 1972 a 1977.
Preto e Branco.
Companhias Produtoras: 
Tv Cultura e Rede Globo.

 

FotoLetra do Tema de AberturaTrilha SonoraVídeo de Abertura

 

 

Com a saída da Rede Globo do Capitão Furacão, chegava a TV brasileira o Vila Sésamo, uma versão brasileira da série educativa norte-americana Sesame Street. A série original foi criada, pela Children´s Television Workshop para tirar as crianças das ruas e proteger os guetos nova-iorquinos.

A ideia de trazer o programa para o Brasil foi do Boni, na época diretor geral da Central Globo de Produções, e Cláudio Petraglia, então diretor da Tv Cultura. Edwald Pacote também fez parte do projeto. O programa teve a coordenação de Wilson Aguiar, direção de cena de Milton Gonçalves e a produção de Jayme Leite e Godoy Camargo.

 

 

O primeiro ano de Vila Sésamo foi exibido na TV Cultura às 10h45 e 16h, e os seguintes na Rede Globo, pois como inicialmente a Globo não tinha estúdio para as gravações, estabeleceu-se uma coprodução entre as duas emissoras. Produzida exclusivamente pela Rede Globo a partir de 1974, a segunda fase de Vila Sésamo contava com uma equipe de cerca de 350 pessoas e com a participação de aproximadamente 800 crianças. O horário de exibição foi alterado para as 10h30 (reprise) e 14h30. Naum Alves de Souza era responsável pela direção de bonecos e Cyro Del Nero fazia a direção de arte.

Os primeiros episódios foram cuidadosamente adaptados seguindo os padrões estipulados pela CTW, mas após o capítulo 40, o Vila Sésamo foi totalmente nacionalizado, adotando uma linguagem própria. Tendo em vista a grande diferença social no país, a adaptação foi feita de forma que o programa fosse situado em uma vila, e não em uma rua como no original. Nessa época foram criados por Naum Alves de Souza as versões brasileiras dos famosos bonecos Garibaldo e Gugu. As músicas do programa original foram substituídas por outras, compostas por Marcos e Paulo Sérgio Valle.

O programa funcionava como um jardim de infância para ensinar as crianças, principalmente às carentes, hábitos de higiene, noções de matemática, língua portuguesa, meio ambiente e vida natural. Os atores eram obrigados, no entanto, a gravar diante de um censor imposto pelo governo, mas apesar de ser exibido numa época de regime militar no Brasil, conseguiu-se driblar a censura e chegar na realidade brasileira com muita tranquilidade.

 

 

Com episódios divididos em esquetes educativas, Vila Sésamo era ambientada em uma vila operária, onde moravam personagens típicos como o Juca, a figura paterna do programa; sua esposa Gabriela a figura materna; a professora Ana Maria interpretada por Sônia Braga, em seu primeiro papel na TV; e seu namorado Antônio, feito por Flávio Galvão ainda um estreante. Além desses a criançada se divertia com os bonecos Garibaldo (vivido por Laerte Morrone), uma ave azul (amarela no original) enorme que adorava aprender coisas novas; Gugu, aquele que não saía de dentro de um barril; Ênio, um adulto criança que precisava aprender as coisas mais elementares da vida; e Beto, um adulto ranzinza que não gostava de ensinar ao Ênio.

Em abril de 1975, Vila Sésamo estreou sua terceira temporada trazendo novidades. Foram incluídos mais 20 personagens, todos criados pela equipe do programa, chefiada por Wilson Aguiar. Alguns deles eram: Pipoca, Jujuba, Marocas, Marinheiro, Sabichão e Bidu.

Em 1972, o programa recebeu o Troféu Helena Silveira em duas categorias - Melhor Programa Cultural e Revelação Feminina (Sônia Braga) - , além do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor programa em sua categoria.

No dia 29 de outubro de 2008 o programa ganhou uma nova versão, fruto de uma coprodução entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos.

 

 

Elenco


 

Esquetes:

Armando Bógus .... Juca

Aracy Balabanian .... Gabriela

Sônia Braga .... Ana Maria

Flávio Galvão .... Antônio

Laerte Morrone .... Garibaldo

Paulo José .... Mágico

Flávio Migliaccio .... Edifício

Manuel Inocêncio .... Seu Almeida

Milton Gonçalves .... Professor Leão

Ayres Pinto .... Cuca

Luiz Antonio Angelucci .... Bruno

Marcos Miranda .... Funga Funga

 

Manipulação de Bonecos:

 

Roberto Orozco .... Gugu

Teresa Cristina .... Pipoca

Elany Del Vechio .... Jujuba

Sônia Guedes .... Marocas

Antônio Petrin .... Marinheiro

Henrique Lisboa .... Sabichão

Aziz Bajur .... Bidu

 

Leia Também

 

VILA SÉSAMO GANHA NOVA VERSÃO

28 de Setembro de 2007

 

MORRE COMPOSITOR DAS CANÇÕES DE VILA SÉSAMO

24 de Fevereiro de 2006

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus