Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record e Warner Channel.
Transmissão Original: de 26 de janeiro de 1979 a 8 de fevereiro de 1985.
Duração: 45-49 minutos.
Temporadas: 7 (147 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Paul R. Picard Productions, Piggy Productions, Inc., Lou Step Productions e Warner Bros. Television.

A Série.


No dia 26 de janeiro de 1979, quando o episódio piloto, chamado “One Armed Bandidts”, foi exibido, imediatamente ganhou popularidade e audiência nos Estados Unidos, não deixando para a Warner outra alternativa senão dar início a série de TV Os Gatões (The Dukes of Hazzard). As filmagens começaram em outubro de 1978 na cidade de Covington, na Georgia.

O carro dos primos Duke é quem realmente fazia sucesso no seriado. Chamado de “General Lee”, o Dodge Charger RT, ano 1969, tinha suas portas soldadas e o número 01 pintado. A bandeira Confederada estava impressa no teto e o carro tinha uma buzina que tocava as notas iniciais do hino confederado “Dixie”.

O carro tinha motores que variavam do nosso conhecido 318-V8 até os famosos Magnum V-8 440. O Original usado no episódio piloto da série tinha o interior bege e câmbio automático com alavanca no assoalho e motor 440. O carro era um dos campeões no recebimento de cartas dos fãs, possuindo ainda hoje legiões e mais legiões de fãs em todo o mundo.

Cerca de 200 raros Dodge Charger foram usados no seriado Os Gatões. A Warner tinha contatos espalhados por todos os Estados Unidos, procurando os Charger 69 para o filme. Sempre que encontrava algum, deixava o tradicional bilhetinho no para-brisas perguntando ao proprietário se este tinha interesse em vender o carro. A maioria deles terminou seus dias retorcido num ferro velho, danificados após as inesquecíveis cenas de saltos que o “General Lee” protagonizava.

A buzina do General Lee também marcou a série, ela foi utilizada realmente nos primeiros seis episódios da série e, nos demais, entrava nas edições de áudio dos filmes. A buzina não existia no plano original da série, mas um dos Charger adquiridos veio equipado com ela, e a Warner considerou que tal acessório se encaixava perfeitamente no perfil do programa.

As melhores cenas do seriado eram exatamente quando os carros da policia aceleravam atrás do “General Lee” pela cidade, os saltos do carro dos Dukes eram impressionantes e vê-lo resistir aos pulos sem ser danificado era hilário! Quase sempre no meio das perseguições o narrador interrompia para os comerciais e fazia uma pergunta que causava suspense, enquanto víamos a imagem pausada.

Um dos destaques do seriado era o seu tema de abertura, “Good Ol’ Boys”, interpretado por Waylon Jennings, que também era o responsável pela narração dos episódios nas primeiras temporadas. A canção country virou uma espécie de marca do seriado e chegou a tocar nas rádios americanas na época em que Os Gatões foi exibido.

Foram produzidos 154 episódios e até um “remake” para cinema, tamanha a insistência dos fãs junto a Warner Brothers.

 

A História.


A história da série narrava o cotidiano de uma família, os Dukes, que viviam na fictícia cidade de Hazzard, criada pelo produtor Gy Waldron, misturando elementos da sua cidade natal em Falmouth, Kentucky. Os Dukes sempre trabalharam no negócio de uísque clandestino, “moonshine”, até que dois primos, Bo e Luke Duke, foram presos.

 Depois de muita confusão, eles conseguiram a liberdade mediante a promessa de seu tio Jesse de que os garotos se comportariam bem dali por diante. Entre outros, foram proibidos de portar armas de fogo, razão pela qual aderiram ao arco e flecha, às vezes com dinamite acoplada, utilizadas para amedrontar, nunca para matar.

A liberdade não trouxe tranquilidade aos garotos, uma vez que viviam sendo constantemente perseguidos pelo “chefe” da cidade, Hogg, também dono do banco e credor de todas as hipotecas locais, inclusive a da fazenda do tio Jesse Duke. Outro que perseguia os Dukes era o atrapalhado xerife Rosco, na verdade um pau-mandado de Hogg. O xerife ainda tinha um assistente tão banana quanto ele chamado  Cletus. Todos cansavam de comer poeira nas eletrizantes perseguições aos primos Dukes.

Mas os aventureiros primos não estavam sozinhos, todo os fazendeiros locais ficavam do seu lado, com destaque para David e Enos, amigos do Tio Jesse. Outra personagem que aparecia com frequência era a belíssima prima Daisy Duke, que trabalhava como garçonete numa lanchonete local e que algumas vezes largava o avental para participar das perseguições de carros.

A Volta.


Em 1997 foi ao ar um especial chamado “The Dukes of Hazzard: Reunion” onde todo o elenco aparecia novamente interpretando os seus antigos personagens. A Warner Bros e a Hanna-Barbera produziram a versão em desenho animado de Os Gatões com 20 episódios, com as vozes fornecidas pelos próprios atores do elenco original.

Em 2006 foi lançado um longa-metragem Os Gatões – Uma Nova Balada com Johnny Knoxville (Luke) e Seann William Scott (Bo) nos papeis dos primos Dukes e cantor Willie Nelson fazendo o Tio Jesse.

No Brasil.


No Brasil o seriado Os Gatões foi exibido pela Rede Globo a partir de janeiro de 1982 sendo levada ao ar inicialmente às 21h10. Ainda em 1982 o seriado transferiu-se para às 16h15 dentro da Sessão Aventura, ocupando a faixa nas sextas-feiras. Ficou no ar até 1984.

Foi mostrado na década de 1990 na  TV Record  e a partir de 1999 começou a ser apresentado na televisão a cabo pelo Warner Channel às 0h.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin