É uma série lançada nos anos 60 sobre a noviça Bertrille e seu chapéu voador, junto com um grupo de freiras no convento San Tanco.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Record, Rede Globo, Warner e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 7 de setembro de 1967 a 3 de abril de 1970.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 3 (82 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Screen Gems.

A Série.


Criada por Max Wylie e Harry Ackerman a série A Noviça Voadora foi produzida pela Screem Gems para a ABC de 1967 a 1970. A história é baseada no livro de 1965 The Fifteenth Pelican, de autoria de Tere Rios.

Após o cancelamento pela ABC de Gidget, os produtores tinham a intenção de manter Sally Field no ar. Mas a atriz não queria o papel e só voltou atrás quando seu padrasto Jock Mahoney lhe avisou que ficaria fora da televisão se não aceitasse. A Screen Gems não gostou da segunda escolha, Ronne Troup, que já havia começado a filmar o episódio piloto. Field lembrou que fora suspensa de forma humilhante por um guindaste num desfile de diretores de televisão, com as garras lhe segurando pelo ombros e a mudando de lugar como se fosse um objeto. A co-protagonista Madeleine Sherwood encorajou-lhe a tomar aulas de interpretação. Field comentou que gostava muito de seu papel em Gidget e se orgulhava de seu trabalho naquele programa, mas tinha vergonha de The Flying Nun.

Antes do início do trabalho em A Noviça Voadora, os produtores estavam preocupados com a forma que o programa seria recebido pelos católicos. Num esforço para se prevenirem contra as críticas dos religiosos, aceitaram os conselhos da National Catholic Office for Radio and Television ou NCORT, creditados na tela.

Os jardins do convento de San Juan eram na verdade a parte de trás de um rancho cinematográfico da Warner Brothers em Burbank, Califórnia. No episódio piloto as imagens de abertura e encerramento foram realmente realizadas em Porto Rico.

Um disco com a trilha sonora da série cantada por Sally Field, com o título de Star Of “The Flying Nun” foi lançado pela Colgems em 1967.

A série gradualmente mudou o estilo de comédia na segunda temporada, se tornando mais “pastelão” e outras formas de humor físico, instigados principalmente pelo excesso de zelo do personagem do Capitão Gaspar Fomento (Vito Scotti). Na terceira e final temporada, reverteu para o humor “caloroso e adocicado” dos primeiros episódios. Outro problema para os produtores foi a gravidez de Field de seu primeiro filho durante a última temporada. Isso era um pesadelo para a série pois a personagem supostamente voava por ser extremamente magra, além de ser celibatária. A solução foi filmar a atriz apenas até logo abaixo do queixo e usar dublês nas sequências de voos.

Apesar do programa não agradar aos críticos norte-americanos, Marge Redmond foi indicada ao Emmy Award na categoria de Atriz Coadjuvante em séries cômicas, pelo seu papel de Irmã Jacqueline durante a temporada 1967–68. Ela perdeu para Marion Lorne, homenageada postumamente pelo seu papel de “Tia Clara” em Bewitched.

A História.


A Noviça Voadora mostrava a história da irmã Bertrille, uma noviça exuberante que levava muita alegria ao antigo convento de San Tanco, situado perto de San Juan, Porto Rico. Bertrille não dava sossego a Reverenda Madre Plaseato arranjando sempre uma baita confusão e colocando o convento de pernas pro ar.

Com seu jeito espalhafatoso, não era difícil vê-la soltando pipa ou jogando basebol, esquecendo das suas responsabilidades. Mas a característica mais marcante da jovem irmã religiosa é que ela tinha a capacidade de voar, não que ela fosse uma super heroína com poderes incomuns, é que Bertrille usava um chapelão e bastava bater qualquer ventania que a noviça levantava voo, isso graças ao seu peso e a aerodinâmica de seu chapéu de freira.

Irmã Bertrille tinha um coração muito bom, o que a fazia estar constantemente preocupada em ajudar alguém, ela vivia tentando prestar auxílio aos que achava que estaria precisando, mas só criava enormes confusões. Seu alvo preferido era Carlos Ramiro (Alejandro Rey), um sujeito rico e mulherengo, dono do cassino A Go-Go e patrono do convento, e que por isso mesmo não tinha trégua da irmã Bertrile que tentava sempre colocá-lo no bom caminho.

A irmã Jaqueline, uma sábia e bem humorada noviça acabou se transformando na melhor amiga da irmã Bertrille.

No Brasil.


A Noviça Voadora estreou na televisão brasileira no dia 20 de outubro de 1968 na TV Excelsior, às 17h50, sendo levada ao ar nos domingos. Ficou na emissora até a falência do canal em setembro de 1970.

Em 1971 o seriado começou a ser mostrado na  TV Record, onde teve suas três temporadas exibidas até o ano seguinte. A série saiu da TV Record pois ainda era apresentada em preto e branco e o canal não queria  investir em cópias coloridas, por falta de recursos. Assim, a Rede Globo, em 1975, comprou os direitos de transmissão do seriado, sendo a primeira vez que A Noviça Voadora era exibida a cores no Brasil. Ficou no canal até 1977.

A Noviça Voadora retornaria para a TV Record em 1982, ficando no ar até fins de 1984. Desta feita, a Record utilizou as mesmas cópias coloridas da Globo. A série também foi mostrada no canal entre os anos de  1986 e 1987.

Em 1996, com a chegada do canal a cabo Warner o programa voltou à televisão brasileira ficando em exibição até 2001. Em 2016 começou a ser exibida na Rede Brasil de Televisão.

Em 2006 as duas primeiras temporadas foram lançadas em DVD. Não há sinais de que a última temporada também será lançada.

 



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin