É uma série clássica baseada no herói mítico inglês, que roubava dos ricos para dar doar aos pobres, protagonizada por Richard Greene.

Emissora: ITV.
Emissora no Brasil: TV Excelsior e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 25 de setembro de 1955 a 12 de novembro de 1960.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 4 (143 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Sapphire Films.

O Personagem.


Robin Hood é um herói mítico inglês, um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood.

A lenda de Robin Hood data de aproximadamente 700 anos e desde então muitas mudanças ocorreram como data ou local de seu nascimento, amigos, suas paixões, etc.. Somente a partir do século XIV suas aventuras começaram a ser narradas ou cantadas.

Se o herói existiu ou não é um enigma a ser resolvido. Uma das primeiras referências que se tem notícia é um poema épica chamado Piers Plowman, escrito por William Langland em 1377. Por volta de 1400 surgem outras histórias.

Seja como for ou tal como o conhecemos hoje, Robin Hood é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra, que gostava de vaguear pela floresta, gostava da liberdade, teria vivido no século XIII e foi imortalizado como o “príncipe dos ladrões” e até hoje a frase “roubar dos ricos e dar aos pobres” é cantada em verso e prosa.

 

A Série.


As Aventuras de Robin Hood foi uma série produzida na Inglaterra pelo norte-americano Hanna Weinstein, com direção de David Reed e Ralph Smart e escrita entre outros por Ralph Smart, Leon Griffths, Louis Marks, Ernest Borneman e com tema musical de Dick James.

A série teve 147 episódios com aproximadamente 26 minutos de duração cada, produzida pela produtora Sapphire Films Production, Yeoman Filmes Ltd. para Incorporatec Television Company (ITC) entre 1955 a 1959 e foi uma das séries pioneiras a conseguir entrar nos Estados Unidos nos anos 50 e conquistando grande sucesso e servindo até de referência a muitos filmes e série norte-americanos.

A série foi feita em 35mm, em preto e branco, e a maioria das ações foram filmadas no estúdio da Nettlefold Studios, perto de Walton-on-Thames, um local onde foram produzidos vários sucessos do cinema. Com a crescente popularidade da televisão, muitas audiências do cinema migraram para a pequena tela.

A série As Aventuras de Robin Hood foi protagonizada por Richard Greene, que entre outros personagens de destaque interpretou o Capitão Carlos Scarlett. Durante a exibição da série duas atrizes interpretaram a personagem Lady Marian. Bernadette O’Farrell viveu a nobre durante os três primeiros anos de produção, mas foi substituída por Patricia Driscoll que ficou até o final do programa. O seriado teve como locação realmente a região de Nottingham.

A História.


Quando o maligno Príncipe João aproveita a ausência do Rei Ricardo Coração de Leão para se apoderar do trono da Inglaterra, Robin Locksley, um remanescente dos fiéis seguidores do rei Ricardo Coração de Leão durante as Cruzadas (guerra entre cristãos e árabes), torna-se Robin Hood. Ele se rebela contra o ditador e passa a viver na floresta, onde reúne um grupo de homens e enfrenta a tirania do novo governante.

Além de Robin Hood, hábil no uso do arco flecha e famoso por “roubar dos ricos para dar aos pobres”, o movimento de resistência ao monarca é liderado por Little John (Archie Duncan), um gigante de bom coração, Frei Tuk (Alexander Gauge), um religioso beberrão, e conta com a secreta aprovação de Lady Marian, uma nobre que acaba se apaixonando pelo justiceiro de Sherwood.

 

No Brasil.


No Brasil a série foi apresentada inicialmente pela extinta TV Excelsior nos anos 60, ainda legendada. Também passou TV Bandeirantes na década de 70, onde recebeu a dublagem da AIC – São Paulo com Gervásio Marques emprestando sua voz para o herói de arco e flecha. Após essa exibição nunca mais foi mostrada por aqui.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin