Ação Aventura Séries

Profissão Perigo (MacGyver – 1985)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Canal USA, TV Guaíba, Ulbra TV, Rede Estação e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 29 de Setembro de 1985 a 21 de Maio de 1992.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 7 (139 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television.

episodios video elenco

A Série.


A série Profissão Perigo foi um grande sucesso em todo o mundo, o personagem MacGyver se tornaria sinônimo de alguém capaz de consertar qualquer coisa com goma de mascar e fita adesiva.

Criado por Lee David Zlotoff e produzido por Henry Winkler, o programa estreou nos Estados Unidos no dia 29 de Setembro de 1985 e ficou no ar até 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Foi filmada primeiramente em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá.

Os responsáveis pelos truques da série eram dois consultores científicos, John Koivula e Jim Green, a quem a equipe recorria para assuntos como estes. Na verdade, o que acontecia na maioria das vezes era que os escritores criavam uma situação adversa que MacGyver teria de contornar e quem dava a solução eram os dois consultores. Claro que alguns casos não requeriam uma base científica e os próprios escritores criavam saídas para o herói.

Em 1991, o ator Dana Elcar começou uma Desenvolver um glaucoma, uma doença degenerativa dos olhos que causa a cegueira. Este caso foi mostrado na série com o personagem Pete também desenvolvendo também uma doença.

A série parou de ser produzida em agosto de 1992, sendo feitos mais tarde dois longas-metragens para matar a saudade dos fãs: Lost Treasure of Atlantis e Trail to Doomsday.

A História.


Angus MacGyver, nasceu e se criou em Minnesota. Graduou-se em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve Bacharelado em Física. Seu primeiro nome foi um mistério até a temporada final, pois ele nunca o mencionava por não gostar dele.

MacGyver trabalhava como agente da DXS – Departamento de Serviços Externos, a partir do segundo ano da série ele passou a trabalhar para a Fundação Fênix, uma instituição contratada pelo governo e empresas para resolver os mais diversos problemas. MacGyver enfrentava casos desde causas ambientais a intrigas internacionais, sob o comando do Diretor de Operações e amigo Peter Thornton (Dana Elcar), também ex-agente da DXS.

O herói também tinha a ajuda do aviador e amigo Jack Dalton (Bruce McGill), que vive tentando arranjar uma maneira de enriquecer facilmente. Vive com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.

MacGyver não usava armas devido a um incidente durante a infância, segundo o pensamento do herói, dá para se fazer muito mais coisas com uma arma de fogo do que apenas dispará-la. Ao invés disso, apenas usa muita criatividade e conhecimento geral para combater o crime. O maior talento de MacGyver era seu conhecimento de química, física e outras ciências, que o torna capaz de utilizar objetos que encontra para solucionar seus problemas. Barbante, chiclete, chocolate, plástico, seja lá o que tiver nos bolsos, MacGyver será capaz de transformar em equipamento, por isso mesmo ele costuma resolver as missões da Fundação Fênix sem causar mortes. Esforça-se muito para esconder o seu primeiro nome, Angus.

 

No Brasil.


A série fez tanto sucesso que se tornou algo típico do domingo classe média brasileiro, como a corrida de Fórmula 1, por exemplo, quando foi exibida pela Rede Globo. A emissora criou uma abertura exclusiva para exibição do seriado utilizando um pequeno trecho da música Tom Sawyer, da banda canadense Rush.

Para aproveitar o sucesso do seriado a empresa de brinquedos Glasslite lançou um canivete especial com o nome do personagem, peça que que se tornou muito conhecida no Brasil.

Os quatro primeiros anos de Profissão Perigo teve a dublagem no Brasil da Herbert Richers e a VTI – Rio dublou os três últimos anos. MacGyver teve dois dubladores por aqui, Júlio César e Garcia Jr., este último mais conhecido por fazer a voz de He-Man e dos personagens de Arnold Schwarzenegger.

Na TV aberta a série também foi mostrada pela extinta TV Guaíba e Ulbra TV. Em TV por assinatura, foram exibidas as duas primeiras temporadas e metade da terceira no Canal USA – atual Universal Channel – entre 2003 e 2004, que não concluiu a exibição devido à sua reformulação.

Macgyver foi reprisado também no canal 59 UHF (Rede Brasil) às sextas-feiras as 21h e pela Rede Estação canal 14 (Recife), às segundas no horário das 20h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *