Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TVS e TVE.
Transmissão Original: de 6 de setembro de 1969 a 4 de no setembro de 1971.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Sid and Marty Krofft.

A Série.


Depois de criar figurinos para os personagens na parte live-action de A hora da aventura: Banana Splits, Sid e Marty Krofft foram convidados a desenvolver séries de seus próprios filhos para a manhã de sábado para a NBC. O enredo foi reciclado de caleidoscópio, um fantoche do show ao vivo Kroffts tinha encenado no pavilhão da Coca-Cola da Feira HemisFair 68 do mundo em 1968, incluindo vários personagens-chave deste programa, tais como Lutero, o dragão e uma bruxa boba.

Outras ideias foram cultivadas de vida de Sid. Como uma criança, ele tinha cobrado botões amigos, não tostões, para ver shows de marionetes em seu quintal; botões eram moeda corrente na Living Island. Sid e Marty tinha excursionado com seus bonecos como o ato de abertura para Judy Garland, e com base em sua Judy Frog. Ludicrous, o Leão, tem mais do que uma semelhança passageira com Irving, o leão homônimo de um piloto que tinha feito em 1957 chamado Aqui está Irving.

A série estreou no dia no dia 6 de setembro de 1969 pela rede NBC e ficou no ar até 4 de no setembro de 1971. Com direção de Hollingsworth Morse e da Sid & Marty Kroff, H. R. Pufnstuf teve apenas 16 episódios, mais o piloto.

A Flauta Mágica voltou a ser exibida em 16 de setembro de 1972 pela ABC e saiu do ar no dia 1º de setembro de 1974. Houve outras reapresentações ao longo dos anos 80.

Foi realizado um longa-metragem para a TV com os mesmos atores e dubladores.

 

A História.


O garoto Jimmy (Jack Wild) possuía um artefato curioso que toda criança sempre sonhou em ter, um instrumento falante, na verdade uma Flauta Mágica, chamada Freddie.

Durante um passeio de barco em alto mar o menino acabou adormecendo e enquanto dormia Jimmy e Freddie chegaram a um lugar maravilhoso chamado Ilha Viva. Lá encontraram um mundo onde quase tudo estava vivo e se comunicava, como as árvores, flores, livros, velas, maçanetas e tudo mais.

Recepcionados pelo prefeito H. R. Pufnstuf, que na verdade era um dragão falante responsável pela administração de Ilha Viva, eles receberam todas as honras, mas tudo que os dois queriam era voltar para a casa. Puf leva os dois ao Dr. Pisca, uma coruja, que informa ao grupo a existência de um Caminho Mágico, o qual poderá levar Jimmy de volta.

Na Ilha Viva também morava a bruxa Witchiepoo, uma terrível vilã que pretendia pegar a Flauta Mágica para si e que por isso colocava em perigo a vida dos amigos de Jimmy. Em seus planos maquiavélicos a vilã contava sempre com a ajuda de dois aliados, a aranha Seymour e o abutre Arthur.

Cansada de ver Jimmy e seus amigos padecerem nas mãos de Witchiepoo, a flauta Freddie consegue dar um jeito de sair do bolso do garoto e se entrega à bruxa na condição de que Witchiepoo deixará Jimmy voltar para casa.

Quando Jimmy descobre, ele e Pufnstuf bolam um plano: constroem um pássaro gigante de madeira sobre rodas, igual ao Cavalo de Tróia, para entrar no castelo e resgatar Freddie das mãos da bruxa malvada.

Os episódios giram em torno das tentativas do garoto de encontrar uma maneira de voltar pra casa, enquanto a bruxa Witchiepoo frustra todos eles para pegar a Flauta Mágica. Enquanto isso somos apresentados a personagens encantadores como: Leão Lucius, o camelô da Ilha; a rã Judy; Pop Lolly; o médico da Ilha chamado Dr. Pisca; o sábio inventor e químico Vovô Relógio; o simpático Cavalo Horsey e Shirley Pufnstuf a irmã do prefeito que é atriz de cinema.

 

No Brasil.


Estreou na TV Tupi dentro da Sessão Patota em 1971 onde era chamado de Pluft-Pluft – A Flauta Mágica. Foi reprisada na emissora durante a década de 1970 até chegar na TVS onde foi mostrada durante o início da década de 1980.

O longa-metragem que deu origem ao seriado foi reprisado em várias emissoras, ao longos dos anos 70 e 80 e trazia o nome de Flauta Encantada. O filme foi dublado em São Paulo enquanto a série teve a dublagem realizada no Rio de Jeneiro pela Dublasom Guanabara.

Entre os anos de 1988 e 1989 a série foi exibida também na TVE do Rio de Janeiro.

Em 2008 a distribuidora Focus Filmes lançou um box  contendo 17 episódios em DVD, alguns incluindo a dublagem clássica.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin