Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Tupi, Rede Globo, Fox, TCM, TV Gazeta e TV Guaíba..
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1966 a 7 de abril de 1967.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 7 (30 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Spelling-Goldberg Productions.

A Série.


Criada por Irwin Allen, a série Túnel do Tempo foi um programa de ficção científica de curta duração. A série estreou nos Estados Unidos, pela ABC, no dia 9 de setembro de 1966.

A série foi criada às pressas, mas ainda assim Túnel do Tempo tinha tudo para dar certo. Em primeiro lugar, Allen estava no auge do sucesso de Viagem ao Fundo do Mar e Perdidos no Espaço, ambos ainda em exibição na época. Em segundo, ele pode aproveitar cenas dos inúmeros filmes antigos de sua produtora, a 20th Century Fox, para recriar períodos – o que reduziu o custo de produção. O problema estava em algo que virou marca registrada de Allen: as contradições.

No piloto, por exemplo, o personagem Tony Newman (James Darren) revela que nasceu em 1938. Três episódios depois, ele afirma que tinha 7 anos em 1941 (?). Esse tipo de falha que irritava os fãs mais fanáticos, aliado a uma dúzia de fracos roteiros, fez com que o programa fosse cancelado prematuramente no dia 7 de abril de 1967, totalizando 30 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada.

Além dos personagens principais e regulares do programa, o seriado também contou com a participação de diversos nomes famosos do cinema e da televisão como Michael Rennie, Dennis Hopper, Michael Ansara, Kevin Hagen, Malachi Throne, Tris Coffin, Robert Duvall e John Saxon, entre outros.

A História.


Na série Tony Newman e Doug Phillips são dois cientistas que trabalham para o governo no projeto supersecreto Tic-Toc. Trata-se de uma máquina que pode transportar qualquer pessoa ou objeto através do tempo.

O Túnel do Tempo foi construído no subsolo do deserto do Arizona e para provar a um Senador que o projeto não é um desperdício do dinheiro público, Tony, seguido de Doug, entra no Túnel e é transportado ao passado. Mas, o Túnel ainda não tinha sido testado e seus colegas, Dra. Ann MacGregor, Dr. Raymond Swain e General Kirk, descobrem que a máquina não tem força suficiente para trazê-los de volta. Resta a Tony e Doug serem transportados de uma época a outra, seja passado ou futuro, até que possam ser trazidos de volta ao seu próprio tempo.

O único elo de ligação dos dois cientistas e seus colegas é a tela do Túnel capaz de captar as imagens da época em que Tony e Doug estão vivendo. Assim, os dois vivem momentos históricos e ajudam figuras importantes do passado a escrever seus nomes na história.

Por causa desse deslocamento no tempo a série apresentava em vários trechos do episódio, a história mostrada em forma quase didática para explicar os diferentes acontecimentos históricos da humanidade. Cada episódio acabava no início de uma nova história e esse recurso ajudava a manter o interesse pelo próximo segmento da série.

 

No Brasil.


Na televisão brasileira O Túnel do Tempo estreou no dia  1º de dezembro de 1967 na TV Tupi, onde era levado ao ar nas quintas-feiras às 20h35. Ficou na programação do canal até 1979, já sendo apresentada às terças-feiras.

Em 1970 a série chegou a ser mostrada na TV Continental do Rio de Janeiro até de em 1971 chegar na Record, levada ao ar às 16h nos sábados.

Somente em 1971 chegou à Rede Globo, dentro do horário chamado Zas Trás Especial, que era mostrado aos sábados às 16h. A partir de então esteve em vários horários e dias dentro do canal, chegou inclusive a ser mostrado de madrugada durante o anos de 1978, até que definitivamente saiu da Globo em 1982.

Depois de um grande período fora da programação brasileira o seriado voltou em 1995 pelo canal por assinatura Fox. Também foi exibido no canal por assinatura TCM, na TV Gazeta e TV Guaíba.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin