É um seriado, lançado nos anos 80, sobre os detetives Maddie e David, que trabalham numa agência de investigação, enquanto vivem brigando e nutrindo um amor entre eles.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, SBT, Multishow e Sony.
Transmissão Original: de 3 março de 1985 a 14 de maio de 1989.
Duração: 44 minutos.
Temporadas: 5 (66 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: ABC Circle Films e Picturemaker Productions.

A Série.


Inspirada em His Girl Friday, filme de 1940 estrelado por Cary Grant e Rosalind Russell, a série A Gata e o Rato foi um grande sucesso e lançou ao estrelato o até então desconhecido ator Bruce Willis, lhe rendendo em 1987 um Globo de Ouro de melhor ator pela participação no programa.

O seriado misturava comédia, drama, mistério e romance e era apresentado originalmente pela rede ABC. Estreou na televisão americana no dia 3 março de 1985 e rendeu 66 episódios com 44 minutos aproximadamente de duração cada, durante 5 temporadas.

Embora a série terminasse sua primeira temporada somente em vigésimo lugar, ela se restabeleceu chegando ao nono lugar nas temporadas de 1986-1987 e ainda conseguiram um décimo segundo lugar na temporada seguinte. As qualidades inovadoras da série mereceram uma menção dos diretores da “Guild of America”, como uma melhores séries de drama e comédia dos últimos 50 anos da televisão.

A produção de A Gata e o Rato foi cercada de problemas. Atrasos com menos tempo do que os 45 minutos habituais, e a solução foi colocar Willis e Shepherd simplesmente falando para as câmeras para preencher a falha de tempo. O maior problema para os atrasos da série estavam justamente no que fazia dela um sucesso: seus roteiros. Tinham muito mais diálogos e eram 50% mais longos que qualquer outra série de TV da época.

Todos esses e outros problemas, chegaram ao ponto máximo a partir do momento em que o novo astro Bruce Willis começou sua bem sucedida carreira cinematográfica. Em fevereiro de 1987, Shepherd anunciou sua gravidez. A partir de então iniciou-se um ano em que, quando ela tinha condições médicas para trabalhar, era Willis que estava fora, fazendo algum filme. Com os dois atores principais disponíveis somente parte do tempo, e geralmente em épocas diferentes, além de inúmeros choques nos bastidores, a série foi cancelada, tendo seu último episódio exibido no dia 14 de maio de 1989.

A História.


Maddie Hayes (Cybill Shepherd) era uma bem sucedida modelo, até o dia em que seu empresário desapareceu com todo o seu dinheiro, deixando para trás somente uma das propriedades de sua cliente: a Agência de Detetives “Blue Moon”. Mesmo esse “esquecimento” não era um último gesto de bondade do empresário: a agência havia sido criada apenas para dar prejuízo e gerar reduções nos impostos.

Convencida pelo funcionário David Addison (Bruce Willis), um cara dono de um estilo mais relaxado e tranquilo que Maddie, de que a agência poderia dar lucro, ela começou a trabalhar como detetive. O trabalho da dupla era carregado de discussões e faíscas, criadas pelo choque entre a responsável e batalhadora Maddie e o cínico e folgado David. Os atritos, no entanto, acabavam se transformando em romance, pois David parecia estar sempre discutindo com Maddie, mas, na verdade, era apaixonado por ela. O romance era tão agitado quanto o relacionamento profissional dos dois e foram necessários dois anos para que os dois finalmente o iniciassem. Antes Maddie tinha se envolvido com Sam Crawford e teve até mesmo um casamento anulado.

Quem vivia assustada com as brigas dos patrões e não perdia a chance de fofocar sobre eles era a eficiente secretária Agnes Topisco (Allyce Beasley) que não cansava de ver os dois saírem discutindo do escritório, quando já desconfiava que eram apaixonados um pelo outro. Com uma voz muito fanhosa, muito atrapalhada e fofoqueira, ela vivia fazendo rimas ou ficava plantada falando sozinha, depois de uma discussão entre David e Maddie. Na temporada posterior, Custis Armstrong, se uniu ao elenco interpretando um empregado temporário chamado Herbert Viola, que mais tarde passou a ser também investigador da agência.

Viola e Topisco acabaram tendo um relacionamento, que por sinal era muito parecido com seus patrões, pois se assemelhava a uma gata e um rato com constantes discussões, mas depois acabaram se apaixonando e passaram até a morar juntos. O casal era responsável também por grande parte das cenas cômicas da série.

No Brasil.


No Brasil o seriado estreou na Rede Globo no dia 8 de janeiro de 1986, cobrindo as férias de Chico Anysio Show. A aceitação do público fez a série ganhar um horário próprio dentro da Terça Nobre. Em 1988 começou a ser apresentado no horário vespertino às 16h05. Na Globo a série teve um pequeno período fora do ar em 1989, mas no ano seguinte retornou à programação trazendo os episódios da quarta temporada que foram exibidos junto com os da primeira até 1991.

A série voltou à programação brasileira nas noites do SBT entre os anos de 1994 e 1995. Já no ano seguinte o seriado foi adquirido pelo canal por assinatura Multishow que o exibiu com legendas. Também foi exibida pelo canal a cabo Sony (2003) e novamente no Multishow (2005).



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin