É um desenho animado, lançado nos anos 60, sobre um grupo de amigos que possuem uma banda de sucesso, os Archies.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Bandeirantes e Tooncast.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1968 a 30 de agosto de 1969.
Duração: 11 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios, 2 segmentos).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

O Desenho.


No dia 14 de setembro de 1968 estreou uma das primeiras produções da Filmation a ser exibida no sábado pela manhã, horário que ficou marcado pela apresentação de desenhos nos Estados Unidos. A animação The Archie Show foi inspirada nos personagens criados por John Goldwater e Bob Montana para uma revista de histórias em quadrinhos da Archie Comics. A direção coube a Hal Sutherland.

Quem teve a ideia de levar os personagens para à televisão foi Don Kshner que queria criar o primeiro grupo musical virtual da televisão em desenhos animados. Após fechar um contrato com Irv Wilson, representante da General Artit´s Corp e o diretor da Archie Comics John Goldwater, teve inicio a produção que acabou ficando no ar por uma temporada, num total de 17 episódios, divididos em 2 segmentos de 11 minutos.

A Banda.


Músicos de estúdio foram contratados por Don Kirshner, em 1968, para tocar as canções da série. Várias músicas foram compostas exclusivamente para o desenho, algumas fizeram sucesso nas rádios como Sugar, Sugar, composta por Jeff Barry e Andy Kim, que chegou aos primeiros lugares da parada de sucesso, dando ao grupo um disco de ouro. Outras canções de sucesso gravadas pelos Archies foram Who’s Your Baby?, Bang-Shang-A-Lang e Jingle Jangle.

Os vocais masculinos dos Archies fictícios eram de Ron Dante o líder da banda Cugg Links. Já os duetos femininos eram feitos por Toni Wine. Wine foi substituída em 1970 por Donna Marie, que foi depois substituída nas gravações finais por Merle Miller. A única canção que não foi cantada por Ron Dante foi Love Is Living in You, cantada em 1971 por Richie Adams. O último single foi lançado em 1972, e era chamado Strangers in the Morning, e no lado B, estava Plum Crazy.

Jeff Barry, Andy Kim, Susan Morse, Joey Levine, Maeretha Stewart, Ellie Greenwich, Bobby Bloom e Leslie Miller contribuíram para os backing vocals em várias vezes, com a contribuição de Barry para a voz de baixo (dublando Jughead no desenho). Os músicos dos Archies eram o guitarrista Hugh McCracken, os baixistas Chuck Rainey e Joey Macho, o tecladista Ron Frangipane e os bateristas Buddy Saltzman e Gary Chester.

A História.


A história do desenho mostrava o cotidiano de uma banda de um bairro residencial, que costumava se reunir para ensaiar suas músicas, geralmente uma variedade de música pop, porém tinham como preferência o rock’n roll.

Archie, Moleza, Verônica, Betty e o mascote canino Hot Dog, além de tocar, viviam situações divertidas, normais dos adolescentes dos 60, na Escola Riverdale. E era nesse clima de paquera, festas, intrigas e muita diversão que saia inspiração para as canções que recheavam os episódios.

Mais tarde se juntaram a eles, Sabrina, que vivia em Greendale e era secretamente uma bruxa, mas que praticava magias boas, assim como toda sua família. Nos últimos anos teve a inclusão dos Monstros Camaradas (Groovie Goolies). Nesse período, o programa foi chamado de “The Archie Show”.

Continuações.


Após o cancelamento do desenho, Archie passou a ser reprisado em “Archie´s Comedy Hour”, que contava com a repetição de The Archie Show, juntamente com os desenhos animados da “Sabrina the Teenage Witch”.

Um ano depois, em 1970, eles apareceram num programa híbrido, uma mistura de “live-action” e animação chamada “Archie Funhouse”. Nos anos seguintes apareceram em “Archie´s TV Funnies” (1971), “Everything´s Archie” (1973) e “The U.S. of Archie” de 1974 e só retornaram novamente em 1977 com “The New Archie-Sabrina Hour”, onde era repetida The Archie Show, intercalados com os novos episódios e subseqüentemente com “The Bang-Shang Lalapalooza Show” e “Super Witch”.

Os desenhos de Archie também geraram vários “spin-offs” como “Sabrina an the Goovie Goolies” em 1970, “Groovie Goolies” de 1971, “Sabrina, The Teenage Witch” (1971-1974) e em 1977 surgiu “Sabrina, Superwitch”, originariamente como parte de “New Archie-Sabrina Hour”. Finalmente em 1978 surgia os últimos desenhos animados sobre Archie e seus amigos em “Groovie Goolies and Friends”.

No Brasil.


Archie despontou na televisão brasileira em 1970 na TV Tupi, indo ao ar no final de tarde da emissora. A partir daí passou a ocupar vários horários no canal até 1972 quando saiu da programação. No ano seguinte Archie voltou à telinha no Brasil, dessa vez pela TV Bandeirantes, sendo mostrado diariamente às 16h até por volta de 1976. Voltou ainda na TV Bandeirante no começo da década de 1980.

Com o nome de A Turma do Archie o desenho passou também no Tooncast onde recebeu a redublagem da Herbert Richers.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin