Ação Aventura Comédia Desenhos

O Marinheiro Popeye (Popeye The Sailor – 1960)

Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: SBT, TV Record e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 1960 a janeiro de 1962.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 10 (220 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:
King Features Syndicate.

episodiosvideoelenco

O Desenho.


Depois de estrelar mais de 250 desenhos feitos para o cinema nas décadas de 30 e 40, Popeye que já tinha chegado à televisão com esses mesmos curtas, teve sua série animada feita exclusivamente para a televisão em 1960. A King Features Syndicate encomendou novos desenhos do Popeye, especialmente dirigidos para o novo veículo chamado televisão, e desta forma o produtor executivo Al Brodax da King Features chamou Jack Mercer, Mae Questel e Jackson Beck para interpretarem novamente os personagens que o consagraram.

Produzidos pela King Features Syndicate TV, os desenhos apesar de terem pouca qualidade de movimento, já que possuíam uma animação limitada e os traços dos personagens bem mais simples, fizeram um estrondoso sucesso e alavancaram ainda mais o nome do velho marujo.

.

Algumas mudanças ocorreram nos personagens, com relação aos curtas anteriores. O vilão Bluto mudou de nome, passou a chamar-se Brutus por causa de direitos autorais com a outra distribuidora, mas continuava presente infernizando a vida do pobre marinheiro.

Curioso é que embora na maioria dos curta-metragens dessa época Popeye use uniforme branco, o curta “Churrasco para Dois” volta a mostrá-lo com seu antigo uniforme escuro usado nos desenhos de Max Fleischer na década de 1930

 

A História.


Popeye é um marinheiro experiente que disputa o amor de Olívia Palito com o vilão Brutus, e possui uma arma secreta: ao comer uma lata de espinafre, ele ganha superforça.

Em 1936, Popeye se descreveu assim: “Existe muitas coisas que as pessoas ignoram a meu respeito. Todo mundo sabe que sou forte, mas poucas pessoas sabem o quão forte eu sou. Com meu golpe especial sou capaz de derrubar um elefante. Derrubar um cavalo é fácil. Nunca bato muito forte em ninguém, porque não é certo ficar matando as pessoas. Normalmente peso setenta e dois quilos. Se meu peso é maior do que parece é porque meus músculos são como cabos de aço. Já recebi cento e vinte tiros e ainda não estou morto. Quando uma bala me atinge, nem me preocupo. Só tampo o buraco porque não gosto de correntes de ar. Trago dentro de mim 27 balas, e essa é outra razão pela qual peso mais do que parece. Tenho milhões e milhões de amigos e apenas 26 inimigos. Um dia contarei como perdi o olho direito. Foi a batalha mais espantosa da minha vida. Como me diverti naquela noite!”.

Dudu é um grande amigo que aparece constantemente como o comedor de hambúrguer compulsivo. Gugu o filho adotivo do casal também surge para dar mais trabalho ao velho marinheiro.

Seu principal inimigo é Brutus. Maquiavélico, ganancioso, esperto, e extremamente forte, Brutus se apresenta como a maior ameaça ao relacionamento já conturbado do herói com a gasguita Olívia Palito. Com seu visual sempre surrado, barba malfeita, e frequentemente um bonezinho, Brutus já apareceu também em inúmeras versões, ele já foi visto sem barba e até vestido de marinheiro.

Nessa série aparece pela primeira vez a perversa Bruxa do Mar. De pele verde e rosto assustador a vilã vivia arquitetando maneiras de destruir o Popeye mas sempre se dava mal.

No Brasil.


As animações dessa fase do Marinheiro chegaram ao Brasil nos anos 80 pelo SBT que os exibiu em vários dias e horários, tirando-o por breves períodos da programação, mas sempre encontrando um espaço na grade para voltar com ele. Isso aconteceu até meados da década de 1990. Foram os primeiros desenhos do Popeye a receber a dublagem da Herbert Richers.

Entre os anos de 2007 e 2009 fez parte da programação da TV Record e  em 2012 passou a ser apresentado na TV Bandeirantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *