É um desenho de sucesso, lançado nos anos 90, sobre a jornada de um grupo de animais em busca de uma floresta para viver.

Emissora: BBC.
Emissora no Brasil: TV Cultura.
Transmissão Original: de 6 Janeiro de 1993 a 21 de dezembro de 1995.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 3 (39 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: British Broadcasting Corporation.

 

O Desenho.


Os Animais do Bosque dos Vinténs foi um desenho britânico baseado no livro homônimo de Colin Dann, publicado em 1979, e teve seu lançamento na emissora ABC em 1993. A história foi dividida em três temporadas, com a primeira tendo o subtítulo de “Aliados e Inimigos” e a segunda o de “Outro início”.

Usando o mundo animal, o desenho trazia extraordinárias lições às crianças, como maneiras de enfrentar os obstáculos da vida, a socialização mesmo entre raças distintas, noções de solidariedade e respeito aos animais e ao meio ambiente. Para alcançar seus objetivos o programa mexia com as emoções do seu público, ao apresentar personagens que lutavam pela sobrevivência e muitas vezes não resistiam. Assim, nesse cenário próximo a vida real, é que Os Animais do Bosque dos Vinténs narrava suas histórias.

A série foi ao ar, primeiramente, na Alemanha e no Reino Unido em janeiro de 1993, exibida posteriormente em outros países europeus.

A História.


O enredo começa quando os animais são forçados a sair do bosque em que viviam por causa da invasão do homem em seu habitat. A modernidade estava destruindo florestas e assim suas casas.

Após fugirem de um incêndio eles são guiados pelo sapo, liderados pela raposa macho Fox e pelo guru do grupo, um texugo velho, decidindo ir para o Parque da Corsa Branca, onde teriam melhores expectativas de vida. No caminho alguns animais se perdem, e outros se juntam ao grupo. Nessa primeira temporada as crianças se emocionaram com a morte dos Ouriços, que faltando pouco para chegar ao Parque da Corsa Branca, morreram atropelados.

Na temporada seguinte, os animais chegam ao Parque mas se deparam com um grande problema, uma empresa deseja construir um parque de diversões no local, desmatando todo o território. A Raposa e sua namorada, resolvem ir sozinhos, pois ela já se encontrava prenha e a saúde da Toupeira estava afetada por causa da árdua jornada. Então eles acabam indo a outro bosque, passando por vários problemas como: o rigoroso inverno do leste europeu. Foi aí que o Faisão, mostrou outro caminho sem ser pela floresta, mas sim por um trajeto mais perigoso,  o Caminho dos Lobos Azuis. A temporada termina com a Raposa tento seus filhotes e a morte da Toupeira.

Nesse segundo ano, aparecem as raposas azuis e as raposas dos Vinténs, com quatro filhotinhos; Sonhadora, Aldaz, Amigo e Charmosa.

Na última temporada do desenho, os protagonistas são os netos do Fox e do Cicatriz que lutam contra a invasão de ratos no parque.

 

No Brasil.


O desenho estreou no Brasil no dia 6 de dezembro de 1993,  trazido para o nosso público  pela TV Cultura. A emissora embora sempre tenha disponibilizado em sua programação excelentes desenhos animados, raramente exibiu um grande sucesso por aqui nesse formato, em parte por não se tratar de uma emissora comercial. Os Animais do Bosque dos Vinténs foi uma grata exceção alcançando um público fiel. Na emissora ficou em exibição durante os anos de 1993 e 1999.

Infelizmente o público brasileiro ficou sem a terceira temporada, não exibida pela TV Cultura.

Recebeu a dublagem da Álamo onde encontramos nomes como os de Élcio Sodré e Vanessa Alves encabeçando o elenco.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin