Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: SBT.
Transmissão Original: de 15 de setembro de 1984 a 8 de dezembro de 1984.
Duração: 11 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores
Companhias Produtoras:
DiC Enterprises.

O Desenho.


No início da década de 1980 ocorreu a explosão dos videogames, com isso, além da venda de aparelhos e cartuchos o mercado resolveu explorar tudo que a repercussão de alguns jogos poderia oferecer em termos de lucro.

Em 1982 a Hanna-Barbera produziu para ABC o desenho Pac-Man, um grande sucesso do arcade que veio para televisão numa produção sem muito sucesso. Dois anos mais tarde era a vez do game “Pole Position” ganhar sua versão em desenho animado, produzido pela DiC Enterprises, esse alcançou uma popularidade maior que seu antecessor.

O jogo popular de Atari, “Pole Position”, produzido pela Namco, consistia em um carro concorrendo contra diversos veículos numa série de competições. O que era um sucesso para o arcade não era uma boa premissa para um desenho interessante, então, os produtores tiveram que criar personagens e aperfeiçoar mais a história.

O desenho estreou no dia 15 de setembro de 1984 na CBS, trazendo episódios cheios de aventuras e obviamente com muitas corridas, mas não que esse fosse o único objetivo do desenho, mostrar carros em movimento, as histórias longe dos volantes também eram atrativas e com muita ação.

A versão animada de Pole Position, estreou ao mesmo tempo em que o mercado de vídeo game entrava em crise. A chegada do Sistema Nintendo reviveu o mercado, mas Pole Position não sobreviveu à demora e foi cancelado após 13 episódios, mas foi reprisado nos Estados Unidos até o dia 30 de agosto de 1986.

 

A História.


No desenho, os irmãos Dan, Tess e Daisy Darret são três adolescentes que estão em busca do seu pai desaparecido após uma explosão durante uma corrida. Apesar desse infeliz incidente, os jovens continuaram os negócios da família, o “Show de Acrobacias Pole Position”. Em suas aventuras os irmãos contavam com a ajuda de um bichinho de estimação meio gato meio macaco chamado Faísca (Kuma, no original).

Cada carro tinha uma Unidade de Inteligência Artificial. O computador do Mustang vermelho era chamado de Wheels, e o carro azul de Dan chamava-se Rodão. Wheels tinha a estranha mania de se achar velho demais para combater o crime, enquanto Rodão parecia passar a maior parte do seu tempo livrando Dan das encrencas em que ele se metia.

Os veículos apresentam inúmeros aparelhos embutidos, como esquis-aquáticos e jatos que os fazem pairar. Os computadores dos carros são portáteis e podem ser removidos dos painéis e transportados. Eles são frequentemente chamados de “módulos”. Os módulos são os personagens que aparecem como rostos desenhados e exibidos em telas de vídeo, e podem conversar com o piloto.

Além das apresentações e a incessante busca pelo pai desaparecido, os jovens combatiam o crime com a orientação de seu tio, Dr. Zachary, que dirigia uma “Força Secreta” governamental.

No Brasil.


No Brasil Pole Position foi exibido pelo SBT, e foi trazido juntamente com o desenho Defensores da Terra em meados dos anos 80. A excelente dublagem e o tema de abertura foram destaques do desenho em sua exibição por aqui.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin