Emissora: Channel Five.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: 7 de maio de 1971 a 2 de dezembro de 1976.
Duração: 5 minutos.
Temporadas: 2 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: L+H Films.

 

O Desenho.


No início da década de 1970, o produtor italiano Francesco Misseri teve a ideia de levar para a televisão uma série animada usando a técnica stop motion, sobre dois gatinhos que ensinavam apenas com miados dengosos os segredos do mundo.

O seriado, realizado pela Misseri Studios e Mad Mouse Movies, teve uma excelente repercussão em seu país de origem totalizando 26 episódios produzidos, cada um com cerca de 5 minutos de duração.

A técnica usada no programa trabalhava com modelos moldados em um material chamado clay, um tipo de massa de modelar profissional para acabamentos, difícil de ser encontrada no Brasil. Os personagens eram movimentados e fotografados quadro a quadro, que posteriormente passavam pelo processo de montagem em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.

Os profissionais envolvidos com a animação, Stefano Buti, P. Lizzadro, E. Quia, Lanfranco Baldi, V. Cutugno e D. Lagana, tinham uma habilidade na montagem das histórias que impressionava, muitas vezes dando belíssimos movimentos aos dois gatinhos, que em algumas situações até se fundiam um ao outro ou se transformavam em objetos.

O tema de abertura, composto por Piero Barbetti, com letra extremamente simples, tornou-se um sucesso e é considerado um verdadeiro “chicletinho” na cabeça de quem teve sua infância embalada por ele. Na verdade, além dos ruídos a canção de abertura apenas repete os nomes dos protagonistas de uma forma tão hábil, que nos parece miados.

A História.


Mio, uma gatinha branca e Mao, um gatinho vermelho, eram dois bichinhos bem simpáticos e meigos que agiam como crianças curiosas, chafurdando em tudo que encontravam.

Com rosnados e gemidos bem dengosos, os dois animaizinhos acabavam descobrindo coisas novas e interessantes ao sair bisbilhotando o jardim de sua casa. Assim, eles acabavam sabendo mais sobre animais ou objetos que ali encontravam, obviamente tudo uma desculpa para levar ao telespectador mirim (dirigido ao público de 0 a 3 anos de idade, apesar de toda a criançada assistir) o primeiro contato com determinados assuntos

o começo de cada investigação, os gatinhos chegavam a se assustar com as coisas novas que encontravam, mas ao descobrir que eram inofensivas eles passavam a explorar melhor e até a fazer novos amigos.

No Brasil.


A animação chegou ao Brasil em 1972 quando foi exibida no final do telejornal Globinho. Após Paula Saldanha e o macaco Loyola passarem para os pequeninos as notícias do dia eles deixavam seus telespectadores com desenhos animados e filmes de animação de vanguarda como: BarbapapaDoutor Sinuca e a Linha



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin