Ação Aventura Desenhos

Os Super Amigos (Super Friends – 1973)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 8 de setembro de 1973 a 22 de dezembro de 1973.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

textoepisodios video elenco

O Desenho.


A DC Comics já tinha alcançado uma boa repercussão com as séries animadas do Super-Homem, Aquaman e Batman, quando a Hanna-Barbera decidiu reunir os maiores heróis da editora para protagonizarem uma série de desenhos animados onde eles agissem juntos, tal qual a Liga da Justiça, surgia o desenho Os Super Amigos, grande sucesso entre a criançada e que rendeu outras versões do show ao longos dos anos.

A série, com uma hora de duração, teve o design dos personagens adaptados por Alex Toth, o criador do Space Ghost, que também era o supervisor de animação. O roteirista da DC Carmine Infantino participou da série como consultor.

A primeira versão do desenho Super Amigos estreou no dia 8 de setembro de 1973, exibido pela emissora americana ABC, e ficou no ar até 1975 nos Estados Unidos, mas teve seus episódios reprisados em 1976.

Muitas mudanças foram feitas na Liga da Justiça dos quadrinhos, começando pelo nome do programa até a redução da violência, muito comum aos quadrinhos de super heróis, tudo para se adequar às normas de transmissão restritivas na televisão norte-americana e em especial para as crianças.

Em 2010 a Warner Home Vídeo lançou a primeira versão de Super Amigos com 2 discos contendo os oito primeiros episódios da série. Meses depois foi lançado o volume 2, que também continha 2 discos e trazia os oito episódios restantes.

A História.


No desenho, Super-Homem liderava o grupo formado pelos principais heróis da DC Comics, incluindo a Mulher Maravilha, Batman, Robin e Aquaman. Juntos eles combatiam os vilões quase sempre nem tão poderosos assim. Da Sala de Justiça, os heróis recebiam pedidos de socorro das mais variadas partes do mundo, na maioria das vezes elas vinham do Coronel Wilcox, que funcionava como uma espécie de contato direto dos heróis com o Governo dos Estados Unidos.

Nessa primeira versão do desenho, o grupo contava com uma ajudinha de alguns aspirantes a heróis como os jovens Marvin, Wendy e o Cão Maravilha. Os três não tinham super-poderes, e viviam se metendo em encrencas, o que muitas vezes era a pauta do episódio para os heróis entrarem em ação.

Outros conflitos resolvidos pelos Super Amigos envolviam desastres naturais desencadeadas por atividade humana, o que servia muitas vezes para discutir  temas ambientais.

De vez em quando o grupo de combatente do crime, recebia a visita de outros heróis da DC Comics para ajudá-los nas missões, a exemplo do Flecha Verde, Flash e o Homem Borracha.

No Brasil.


Super Amigos teve sua primeira versão nas telinhas brasileiras exibida a partir do dia 17 de fevereiro de 1975 pela Rede Globo numa faixa chamada Sessão Nobre que era apresentada às 18h. Ficou nessa faixa até 1977.

Voltou à telinha em 1982 dentro do Globo Cor Especial, já mesclando episódios da segunda fase.

A dublagem realizada pela Herbert Richers, curiosamente mudou o nome do personagem Arqueiro Verde, que passou a ser chamado de Flecha Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *