Emissora: TV Fuji.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Tupi, TV Record, MTV, Cartoon Network e Boomerang.
Transmissão Original: de 2 de abril de 1967 a 31 de março de 1968.
Duração: 15 minutos.
Temporadas: 1 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Tatsunoko Studios e Tran-Lux.

O Desenho.


O desenho Speed Racer foi adaptado do manga “Mach Go Go Go” (“go” em japonês significa “cinco” e é também o nome do piloto) criado por Tatsuo Yoshida que narrava as aventuras de Go Mifune um destemido piloto de corrida e seu carro cheio de truques. O sucesso do mangá foi tão grande que Yoshida e seus irmãos compraram um estúdio de animação, batizado de Tatsunoko Studios.

Em 1967 os quadrinhos de “Mach Go Go Go” viraram uma série animada de 52 episódios pelos Tatsunoko Studios. Seu sucesso mediano no Japão chamou a atenção da Tran-Lux americana, que ainda no final de 1967 levou o desenho para os Estados Unidos onde virou um autêntico fenômeno e foi incorporado à cultura pop americana. Na terra do Tio Sam a animação passou por algumas adaptações para o público yankee.

Foi rebatizada de Speed Racer e todos os personagens ganharam novos nomes. O piloto Go Mifune, por exemplo, virou Speed Racer. Nos Estados Unidos o foco das histórias foi mudado do carro para o piloto..

A História.


Filho do inventor Pops Racer, Speed é um dos mais habilidosos pilotos do mundo, além de ser um dos mais jovens, com apenas 18 anos. Dirige o Mach 5, o mais avançado carro de corridas do mundo, equipado com diversos acessórios especiais. Speed Racer tem que conviver constantemente com os planos sórdidos dos seus adversários que fazem de tudo para ganharem as corridas, entre eles a equipe Acrobática, o Professor Anarquia e a equipe do Carro Mamute. Mas embora o herói tenha uma sede pela vitória, nunca precisou jogar sujo para ganhar.

Em suas viagens, Speed Racer envolve-se em muitos casos perigosos, ajudando a polícia em diversas ocasiões. Freqüentemente o herói é auxiliado pelo misterioso Corredor X, que na verdade é Rex, seu irmão mais velho que fugiu de casa anos atrás para se tornar piloto de corridas e agente da Interpol. Speed Racer tem ainda a ajuda de sua namorada Trixie, seu mecânico Sparky e seu irmão mais novo, o menino Gorducho que vive com seu chimpanzé de estimação chamado Zequinha. Os dois estão sempre fazendo travessuras e comendo enormes quantidades de balas.

 

No Brasil.


O desenho estreou na televisão brasileira na Rede Globo em 1969, ocupando o horário das 16h30, ficando na emissora até 1971. Speed depois foi exibido pela TV Tupi em 1975 e permaneceu no canal até 1979.

Só voltou à programação brasileira em 1981 quando passou a ser exibido pela TV Record, mas na ocasião ficou poucos meses no ar.

Depois de muitos anos fora da nossa programação o desenho voltou a ser exibido nas madrugadas da MTV em 1994, dessa vez legendado. A dublagem original de Speed Racer feita pela Telecine havia se perdido em incêndios da TV Record.

Em 1996 foi a vez do Cartoon Network apresentá-lo por dois anos seguidos. Speed Racer trazia uma nova dublagem realizada pela Sincrovídeo, a mesma utilizada nos DVDs lançados no Brasil.  A nova dublagem da Sincrovídeo está impecável quanto aos nomes e termos usados, se comparada com a primeira dublagem feita na Telecine.

Também foi apresentado pelo canal por assinatura Boomerang.

Outras Versões.


The New Adventures of Speed Racer foi uma série de animação, criada em 1993 para ser uma atualização da clássica série de animação Speed Racer. Esta nova versão americana não obteve êxito e só durou uma única temporada de 13 episódios. O desenho foi animado por Fred Wolf.

Em 2008, os irmãos Wachowski e o produtor Joel Silver, criadores da inovadora trilogia Matrix, dirigiam o filme baseado no herói japonês.

No filme, Speed Racer (Emile Hirsch) é um jovem corredor agressivo, instintivo e destemido ao volante. O único oponente à sua altura é a lembrança de seu falecido irmão, o lendário Rex Racer. Quando Speed dispensa uma tentadora oferta da empresa Royalton Industries isto deixa o dono da companhia, Royalton (Roger Allam), furioso. Logo Speed faz uma importante descoberta: que os resultados de algumas das corridas mais importantes da temporada são pré-determinadas por um grupo de magnatas impiedoso. A única maneira de Speed salvar os negócios da família é derrotando Royalton em seu próprio jogo. Para tanto ele recebe a ajuda de Trixie (Christina Ricci), sua fiel namorada, e se junta ao seu antigo rival, o Corredor X (Matthew Fox), para enfrentar o mortal rally, que tirou a vida de seu irmão tempos atrás.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin