Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record, TV Bandeirantes e Boomerang.
Transmissão Original: de 1º de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (36 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

O Desenho.


Criado por Alex Toth o desenho animado Shazzan estreou no dia 9 de setembro de 1967 na emissora americana CBS, sendo levado ao ar originalmente aos sábados. Com a produção da Hanna-Barbera Productions o desenho teve um total de 36 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, quando foi encerrado no dia  6 de setembro de 1969.

O enredo do programa é baseado nas fábulas das Mil e Uma Noites e não deve ser confundido com o mágico que aparece nas aventuras do super-herói Capitão Marvel, cuja revista já foi chamada de Shazam nas comics book dos anos 70.

O personagem Shazzan posteriormente ao encerramento da série apareceu num episódio de “Harvey Birdman, Attoney at Law” e também num episódio de “2 Stupid Dog” quando os dois malucos cachorros encontram um gênio muito similar a Shazzan.

A História.


Os irmãos adolescentes Chuck e Nancy acham duas partes de um anel em uma misteriosa caverna. Ao juntá-las, são transportados num piscar de olhos para a Arábia antiga, na lendária terra das Mil e Uma Noites, o mundo de Shazzan. Lá eles conhecem o gigantesco gênio que passa a atendê-los toda vez que eles juntam as metades do anel. Mas os jovens precisam encontrar o verdadeiro proprietário do anel, caso contrário eles não poderão retornar para sua casa. Chuck e Nancy também ganham um camelo mágico, chamado Kaboobie, que é capaz de voar.

Praticamente invencível, Shazzan é um poderoso gênio, de tamanho gigantesco capaz de manter Chuck, Nancy e Kaboobie na palma de sua mão. Conhecedor de grande magia e sabedoria, o gênio sempre faz mágicas criativas e divertidas, mostrando muito bom humor. Com um riso sempre alegre “Ho-ho-ho!”, ele geralmente se refere aos dois jovens como “pequenos mestres”.

Além de possuir diversos tipos de poderes mágicos, capaz de fazer praticamente de tudo, como por exemplo, crescer de tamanho, transformar ou capacitar outros, ou até mudar sua própria forma para escapar de situações complicadas e de difícil solução. Mas Shazzan só pode ajudar os dois jovens caso seja convocado por eles através da junção das metades do anel, o que por outro lado, significa que se alguém destruir o anel, fatalmente acabará também destruindo Shazzan. Por isso, muitos vilões tentam por diversas vezes, destruir o anel ou então se apoderar dele e assim obter a obediência de Shazzan.

No Brasil.


Em 197o a animação estreou no Brasil pela Rede Globo ocupando o horário das 16, onde permaneceu no ar até 1971. No ano seguinte foi exibido pela TV Record dentro do programa O Mundo Colorido do Carequinha e em 1973 ocupava a programação da TV Bandeirantes como um dos desenhos do Carrossel Especial às 15h30.

Na década de 1980 foi desenho constante na TV Bandeirantes e em no início dos anos 90 fazia parte da programação da TV Record. Já nos anos 2000 foi reprisado no canal por assinatura Boomerang.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin