Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record e Boomerang.
Transmissão Original: de 22 de setembro de 1979 a 15 de novembro de 1980.
Duração: 15 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

O Personagem.


O personagem Shmoo foi criado por Al Capp e estreou no dia 31 de agosto de 1948 nas tirinhas de jornal de Ferdinando Buscapé (A Família Buscapé), e rapidamente tornou-se uma mania nacional pós guerra nos Estados Unidos.

Um shmoo tem o corpo em forma de um pino de boliche com pernas. Ele tem uma pele lisa, sobrancelhas e bigodes, mas não tem braços, nariz ou ouvidos. Seus pés são curtos e redondos, mas hábeis.

De acordo com a lenda, Shmoo era uma criatura adorável que colocava ovos, mas também era mamífera. A pseudofoca exótica, se destacava por ser extremamente amorosa, ingênua e solidária. Sua espécie, infelizmente, era muito nutritiva e seu couro, bigodes e olhos tinham outras finalidades de consumo, mas sua espécie nunca acabava pois eles se reproduziam com rapidez de forma assexuada, multiplicando exponencialmente mais rápido que coelhos.

Ferdinando descobriu os Shmoos quando se aventurou no Vale Proibido das criaturinhas, mesmo com os protestos desesperados de um homem barbudo.

O Desenho.


Após a morte de Capp, em 1979, Shmoo ganhou sua própria série animada, como parte do programa Fred e Barney Meet the Shmoo, que consistia em reprises das Novas Aventuras de Fred e Barney misturadas com desenhos do próprio Shmoo.

Shmoo apareceu, no segmento “Bedrock Cops” como um policial ao lado dos oficiais Fred e Barney. Nem é preciso acrescentar que este Shmoo não tinha nenhuma relação com o Ferdinando.

Mas foi no dia 22 de setembro de 1979, que os estúdios da Hanna-Barbera estreavam a produção mais conhecida para TV com o personagem, o desenho Shmoo, a Foca Fofa (The New Shmoo), que rendeu 16 episódios de 11 a 20 minutos de duração.

A História.


Em Shmoo, A Foca Fofa, o personagem do título era apenas um bichinho branco, mas parecido com um fantasminha com aspecto de foca, porém muito carinhoso com seus amigos.

Ela fazia parte de um grupo de colunistas da Revista de Mistérios em Quadrinhos, que vivia investigando casos complicados para servirem de inspiração para suas colunas. Entre eles o gradalhão e lento Joca, que não perdia a oportunidade de tirar um cochilo, nem que fosse no meio do caso, o nerd Beto e a inteligente Anita.

A inovação é que Shmoo agora podia se transformar em qualquer coisa para ajudar seu dono e amigos, livrando-os dos perigos, então se estavam precisando a criaturinha virava cadeira, telefone, taco de beisebol, entre outros apetrechos para ajudar nas investigações.

O grupo andava meio que exprimido num carrinho que ficou muito conhecido no Brasil, o Romi-Isetta, fabricado na década de 50.

 

No Brasil.


O desenho foi transmitido, inicialmente, pela Rede Globo no início da década de 80. Em 1988 o desenho era exibido dentro do horário Bom Dia Criança na TV Record.

Já nos anos 2000 foi reprisado no canal por assinatura Boomerang.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin