Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Sentinelas do Espaço (Space Sentinels – 1977)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Record.
Transmissão Original: de 10 de setembro de 1977 a 23 de dezembro de 1977.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation.

episodiosvideoelenco

O Desenho.


Em 1977 estreou na NBC a animação Sentinelas do Espaço. O desenho que foi lançado como Os Jovens Sentinelas mudou o título no meio da primeira temporada para Sentinelas do Espaço, uma tentativa aparente de alavancar os baixos índices de audiência aproveitando-se do fenômeno Star Wars – Guerra nas Estrelas, ou talvez de sua mais bem sucedida série de ficção-científica, Academia Espacial. Infelizmente a mudança de nome não ajudou e os Sentinelas rapidamente desapareceram dentro da obscuridade da televisão.

Produzida pela Filmation, o desenho estreou no dia 10 de setembro de 1977 e teve 13 episódios de meia hora. A série foi considerada “à frente do seu tempo” graças ao seu elenco principal racialmente diversificado. Astrea foi a primeira super-heroína negra a aparecer numa série animada dos Saturday Morning Cartoon.

A História.


Sentinelas do Espaço apresentava um trio de super-heróis de diferentes culturas, que tirados da Terra e levados para outro planeta onde receberam super poderes. Depois, retornaram ao seu planeta de origem para ajudar o povo a desenvolver-se naturalmente sem qualquer interferência de forças externas. A base das Sentinelas era uma nave espacial oculta no interior de um vulcão extinto.

Astrea era uma heroína afro-americana, com a habilidade de se transformar em qualquer ser vivo; Mercúrio, um asiático, tinha a velocidade do lendário personagem que lhe dá o nome e o terceiro membro, Hércules, possuía obviamente uma grande força. Enquanto Mercúrio ficava com a parte cômica do grupo, Astrea parecia ser o cérebro que mantinha os outros dois na linha, tomando a maioria das decisões.

O grupo foi recrutado pelo “Sentinela 1”, um supercomputador que geralmente aparecia na forma de uma enorme cabeça holográfica. Também destacava-se o robô Operador de Manutenção (MO – Maintenence Operator, no original). Embora a série tenha sido cancelada, Hércules ainda foi reaproveitado, como um membro do desenho Força da Liberdade.

Logo no primeiro episódio “Morpheus”, descobrimos que nossos heróis não foram os primeiros Sentinelas. Antes deles, houve Morpheu, um sentinela que recebeu os poderes de todos os três e que se voltou para o mal, planejando dominar o Universo.

No Brasil.


Sentinelas do Espaço fez a sua estreia na televisão brasileira em 1984 na TV Record, indo ao ar nos finais de tarde da emissora num espaço reservado aos enlatados americanos como King Kong e Pinóquio. Ficou em exibição apenas naquele ano e depois não foi mais visto.

A dublagem ficou a cargo do estúdio carioca Herbert Richers, encarregada de fazer a versão brasileira de boa parte das animações da Filmation que apareciam por aqui na época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *