Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: TVS, TV Record e Boomerang.
Transmissão Original: de 5 de setembro de 1963 a 9 de agosto de 1964.
Duração: 10 minutos.
Temporadas: 1 (50 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: King Features Sindicate.

O Personagem.


O personagem Recruta Zero surgiu em uma tira a respeito do mundo de universitários norte-americanos. Quando começou a guerra da Coréia, em novembro de 1950, Mort Walker colocou seu personagem no exército. O número de jornais que publicavam Beetle Bailey quadruplicou.

Depois da guerra, Walker quis fazer com que Zero voltasse para a Universidade de Rockwell, mas o Syndicate vetou. Para fazer um teste, Walker fez uma série de tiras com Lois (irmã de Zero) e Hi (marido de Lois). Nessa época Dik Browne (que criaria Hagar, o Horrível anos depois), começou a trabalhar como assistente de Walker. O resultado foi outro sucesso, e a criação da tira Hi and Lois.

 

O Desenho.


Em 1963 o sucesso do Recruta dorminhoco chegou a televisão numa série animada intitulada Beetle Bailey and His Friends. A série que possui os mesmos traços de Mort Walker usados nas tirinhas do personagem, foi escrita por Al Brodax e Les Colodny, que também trabalhavam com o herói na mídia impressa. A introdução era precedida do som de toque de alvorada e por uma canção composta especialmente para ela.

O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, em syndicated, entre 15 de setembro de 1963 a 9 de agosto de 1964, num total de 50 episódios, de aproximadamente 30 minutos. A série foi introduzida por cinco episódios pilotos. A primeira denominado “Hero´s Reward e a segunda de “Home Sweet Swampy”, ambas exibidas no dia 19 de maio de 1962.

Pouco tempo depois, em 1 de junho de 1962, mais um episódio denominado “Psychological Testing”. Em 19 de junho de 1962 foi a vez de “Et Tu Otto” e finalmente em 19 de outubro de 1962, o episódio “A Tree is a Tree is a Tree” no dia 19 de outubro de 1962.

A História.


O desenho que chegou ao Brasil apenas com o título de Recruta Zero, mostrava o herói na faculdade até que é convocado para o Exército e vai para o Quartel Swampy. Lá encontra um novo mundo, onde a ordem, a educação, o respeito e as leis imperavam. Mas Zero não se abala, e continua com os mesmos hábitos: como dormir, dormir, ficar com preguiça, dormir, cochilar, dormir, dormir e dormir. Seu dia-a-dia foi modificado em parte com a presença do Sargento Tainha, obcecado por disciplina. Zero é tudo o que Tainha não suporta, mas apesar disso, o Sargento tem um coração enorme e gostaria que Zero fosse igual a ele.

Zero concilia seu dia a dia “corrido” do quartel com as escapadas com os amigos: Platão, o intelectual da turma; Dentinho, o  limitado intelectualmente; Cosme que vive jogando;  o revoltando Roque; e Quindim, o mulherengo do grupo. Também costuma se encontrar com a turma no refeitório para experimentar os quitutes do Cuca, um cozinheiro que tem a capacidade de tirar o apetite de todos com suas “iguarias”.

No desenho tinha espaço ainda para o Tenente Escovinha, um oficial caprichoso e imaturo, eterno puxa-saco do General Dureza; e o Capitão Durindana, um sujeito tímido e de raros melindres.

Mas o momento que Zero mais apreciava era cortejar a bela Bunny, sua namorada, que teve uma participação maior na série de televisão do que costumava ter nas tirinhas do personagem.

No Brasil.


No Brasil Recruta Zero foi exibido pela TVS, antiga SBT, durante os anos 80 e posteriormente pela TV Record e mais recentemente num especial através do canal a pago Boomerang em 2004 e outra no começo de 2007, onde passou a ser exibida diariamente.

No Brasil a revista em quadrinhos começou a ser publicada a partir dos anos 60 até 80, através do Rio Gráfica Editora, atualmente Editora Globo. Também houve uma pequena publicação que durou entre 1970 a 1973, pela Editora Saber sob o título de “Zé, o Soldado Raso”. Também pela essa mesma época a Editora Abril publicava uma revista concorrente denominada “Recruta Biruta”.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin