Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Os Centurions (Centurions – 1985)

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 7 de abril de 1985 a 12 de dezembro de 1986.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 2 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Ruby-Spears Productions.

textovideo elenco

O Desenho.


Desenho americano de ficção científica Centurions foi produzido em 1985 pela Ruby-Spears Productions mas teve a animação terceirizada no estúdio japonês Sunrise. A criação do show teve a colaboração dos profissionais em história em quadrinhos Jack Kirby e Gil Kane e as histórias foram escritas por nomes acostumados às obras de ficção-científica, casos de Michael Reaves, Marc Scott Zicree, Larry DiTillio e Gerry Conway.

Primeiramente, os criadores conceberam uma minissérie de cinco partes para a rede de televisão americana, mas a repercussão alcançada abriu as portas para a produção de uma série animada que gerou mais 60 episódios. de aproximadamente 30 minutos de duração.

Devido a boa aceitação do público infantil, principalmente o masculino, a Ruby-Spears fechou contrato com a empresa Kenner para o desenvolvimento de uma linha de brinquedos baseada nas personagens do desenho. Também foi lançada uma série de quadrinhos pela DC Comics..

 

A História.


Num futuro próximo, do século XXI, um gênio do mal, o cyborg cientista Doutor Terror, procura conquistar a Terra e transformar seus habitantes em escravos cyborgs. Para isso, conta com a ajuda de Hacker e um exército de Drones, composto por Traumatizers, Strafer e Groundborgs.

Para combate-los foi levantado um grupo de guerreiros formado por Max Ray, comandante das operações no mar, Jake Rockwell, especialista em operações terrestres, e Ace McCloud, especialista em operações aéreas. Cada um deles utilizava trajes de batalha que eram teletransportados da base do grupo, a estação espacial Sky Vault, de acordo com as necessidades de cada missão.

Os heróis contavam ainda com o apoio da operadora dos sistemas na estação, Crystal Kane, que ficava acompanhada do cachorro Shadow e da orangotango Lucy

Kane também era um dos interesses românticos de Ace, que  vivia às voltas com as mulheres, como Cassandra Cruz,  praticante de magia branca, a repórter de televisão Jenny Rivers e Sealab Mei Lee.

O desenho tratava sobre inúmeros assuntos de ficção-científica, em particular, a fusão ou a relação entre humanos e a tecnologia. Uma série de episódios também girava em torno de temas ecológicos (a “questão verde” estava começando a ganhar respeito entre os jovens em meados dos anos 80), tais como as tentativas de Doutor Terror para extorquir dinheiro dos governos do mundo, ameaçando destruir algum aspecto do meio ambiente.

No Brasil.


Centurions estreou no Brasil em 1987 dentro do programa Xou da Xuxa junto com o pacote de desenhos trazidos pela Rede Globo naquele ano, que incluía títulos como Rambo e a Força da Liberdade, Meu Querido Ponei e Ewoks.

A dublagem brasileira foi realizada pela Herbert Richers que escalou grandes nomes do setor como os de Garcia Neto, Júlio César, Amaury Costa e Adalmária Mesquita.