Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Globo, TV Tupi e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1970 a 2 de janeiro de 1971.
Duração: 21 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

O Desenho.


Seja na Terra ou no espaço, Josie e as Gatinhas é um grupo musical feminino que, nas horas vagas, viram detetives envolvidas em casos misteriosos. Josie e as Gatinhas surgiram nas páginas da famosa Archie Comics em 1963. Sete anos depois se transformaram em desenho animado pelos estúdios da Hanna-Barbera.

A primeira temporada começou em 12 de setembro de 1970 e durou dois anos. Foram feitos 16 episódios mostrando as aventuras do grupo em vários lugares dos Estados Unidos. Depois lançaram Josie & the Pussycats in Outer Space, que estreou em 1975 na CBS e foi um grande sucesso. Nessa segunda fase, eles acidentalmente embarcam em uma nave espacial e dão de cara com seres alienígenas dos mais variados tipos, combatendo robôs, monstros pré-históricos, vilões como O Sombra, homens das cavernas, entre outros.

O desenho possui uma ótima combinação de aventura, humor, “mistério” e trilhas sonoras muito bem produzidas para a época. Junto com a série a Hanna-Barbera trabalhou na elaboração de uma banda na vida real que fornecesse as músicas tocadas no desenho e também gravasse um álbum de músicas para ser usado em singles de rádio.  As gravações das músicas foram realizadas pela La La Productions e dirigida por Danny Janssen e Bobby Young. Depois de entrevistar mais de 500 finalistas, contrataram Kathleen Dougherty (Cathy Dougher) como Josie, Cherie Moor (mais tarde conhecida como Cheryl Ladd) como Melodia, e Patrice Holloway como Valerie.

A personagem Valerie foi a primeira afro personagem feminina americana a estrelar uma série de desenhos animados nos sábados de manhã. O baterista do Hardy Boys, Pete Jones, tinha sido o primeiro afro-americano a aparecer nas manhãs de sábado em animações.

A História.


 Josie e As Gatinhas centralizava suas aventuras no grupo musical de rock que dá nome ao desenho, mostrando suas viagens em turnê pelo mundo e que geralmente, de alguma forma, acabavam envolvidos em algum caso pra solucionar com muito mistério e aventura, na maioria das vezes devido a algo que Alexandra fez.

A banda era composta pela ambiciosa Josie (vocal e guitarra) que liderava as meninas, a bobinha Melody tocava bateria e a guitarrista Valéria completava o trio. Além do grupo de garotas havia também o “roadie” (responsável pelo transporte e montagem do equipamento) Alan e os irmãos empresários Alexander III e Alexandra que promoviam o grupo o tempo todo, mandando as garotas em aventuras musicais cheias de diversão em todo o mundo. Mas Sebastian, o felino de Alexandra e mascote da banda, é quem muitas vezes roubava o show.

Sempre um grande vilão estava disposto a dominar o mundo usando algum dispositivo. Mas inevitavelmente encontrava as Pussycats  que formulavam um jeito de destruir os planos do vilão e trazê-lo à justiça, o que resultava em uma sequência de perseguição final pontuada por uma canção de Josie e As Gatinhas.

 

O Filme.


Em 2001 o trio de garotas foi parar nos cinemas com Rachael Leigh Cook como Josie, Tara Reid no papel de Melody, Rosario Dawson interpretando Val. No filme elas são grandes amigas que sonham em sair de sua garagem em Riverdale e se transformarem em uma banda de rock de sucesso. Mesmo com suas meigas orelhas de gato na cabeça o filme não emplacou.

No Brasil.


Josie e as Gatinhas foi exibido pela primeira vez nas telinhas brasileiras em 1972 quando estreou na TV Rio às 17h30 e ficou até 1974. No ano seguinte o desenho começou a ser mostrado na Rede Globo dentro da faixa intitulada Globo Cor Especial, onde ficou no ar até 1979.

Em 1981 transferiu junto com um pacote de animações da Hanna-Barbera para a Bandeirantes, sendo mostrado dentro do infantil A Turma do Lambe-Lambe por alguns anos. Até que por volta de 1997 era uma das atrações do Cartoon Netwok, onde foi mostrado pela última vez por aqui.

Recebeu a dublagem brasileira do estúdio Cinecastro onde o time de atores incluía nomes como os de Neuza Tavares, Míriam Thereza, Mara Di Carlo, Henrique Ogalla, Carlos Marques e Glória Ladany.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin