Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Tupi e Rede Manchete.
Transmissão Original: de 11 de setembro de 1971 a 14 de outubro de 1972.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 2 (23 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rankin/Bass Productions.

O Grupo.


O grupo Jackson 5, formado por Michael Jackson mais quatro dos seus nove irmãos: Jackie, Tito, Marlon e Randy, venceram em 1965 um concurso de talentos em uma escola local com a música “My Girl”, do grupo “The Temptations” – o que abriu as portas para a banda fazer sucesso em todos os EUA.

No início da carreira, o grupo abria shows de grandes nomes da música americana, entre eles: The Pips, Gladys Knight e James Brown, que foi a inspiração de Michael para a dança.

O Jackson 5 entrou para a história musical do país por ser a primeira banda formada por negros a fazer sucesso, até que, em 1970, a música “I’ll Be There” estourou nas paradas americanas e fez com que o grupo virasse desenho animado, devido às incríveis marcas alcançadas com a venda dos produtos, que levavam o nome da banda.

O Desenho.


Com o sucesso estrondoso que Os Jacksons faziam em todo o mundo a Rankin/Bass, que já tinha produzido o desenho The Beatles, resolveu levar o grupo para às telinhas em formato de desenho animado. Arthur Rankin e Jules Bass são mais conhecidos por produzirem alguns dos mais famosos especiais de Natal, como Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho e A Verdadeira História de Papai Noel. Eles também presentearam-nos com alguns longas como A Festa do Monstro Maluco (Mad Monster Party) e O Último Unicórnio, e séries animadas como ThunderCats e Silver Hawks.

O curioso desenho Jackson 5ive, foi exibido originalmente pela rede americana ABC entre novembro de 1971 e novembro de 1973, aos sábados de manhã. Em 1985 passou a ser reprisado no auge da carreira do cantor.

A série foi produzida essencialmente em Londres, nos estúdios de Halas e Batchelor, mas algumas animações foram realizadas nos Estúdios Moro, em Barcelona, Espanha. O diretor era o espanhol-americano Robert Balser. A 1ª temporada teve 17 episódios produzidos, e a segunda, com o título de “The New Jackson 5ive Show”, teve apenas 6 episódios.

Paul Coker, desenhista da revista Mad, ficou encarregado de providenciar o design das personagens. O desenho usava as verdadeiras vozes dos integrantes do Jackson Five, o que aproximava o desenho dos clipes musicais da época.

O desenho contava também com participações especiais, como Diana Ross.

A História.


Jackson 5ive narrava as aventuras da dançante e cantarolante família Jackson, acompanhada do empresário Berry Gordy, proprietário da gravadora Motown, que era a figura adulta do programa. Junto ao grupo estavam os intrigantes animais de estimação de Michael: Ray e Charles, um casal de ratinhos, e Rosie, uma cobra cor-de-rosa.

As histórias giravam em torno de Michael Jackson, o menor dos irmãos, mas que sempre se colocava no meio de enrascadas. O tom era a comédia, com direito a “claque”, que são aquelas risadas pré-gravadas, disparadas em algum momento cômico. O desfecho das histórias sempre acontecia na linguagem do videoclipe. O Jackson Five executava alguma de suas canções, sob um visual psicodélico, repleto de cores e formas, intercalando cenas do episódio, geralmente com perseguições e diversas outras situações de risco.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin