Emissora: Fuji TV.
Emissora no Brasil: TV Tupi, Rede Record e SBT.
Transmissão Original: de 6 de janeiro de 1974 a 29 de dezembro de 1974.
Duração: 8 minutos.
Temporadas: 1 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Zuiyo Eizo.

O Desenho.


Alguns japanimations destacaram-se pela carga emocional, enfatizando sempre uma vida sofrida por parte dos seus protagonistas e levando o público infantil a um mundo mais próximo da realidade. Esses heróis não eram dotados de super poderes, apenas de uma força de vontade imensa que os guiava episódio a episódio em busca da felicidade. É o caso do desenho Heidi (Arupusu no shôjo Haiji).

Adaptado do romance da escritora suíça Johanna Spryi, que teve 52 episódios de meia hora e foi produzido pela Zuiyo Enterprise em 1974. A série foi um dos maiores sucessos da RTP e também alcançou um grande êxito em toda a Europa.

 

A História.


Heidi era uma órfã de oito anos que vivia com sua tia Dette. Ao arranjar um emprego a tia manda Heidi morar com seu avô, um pastor de uma pequena vila nos Alpes Suíços. Se já foi difícil ser deixada pela tia, num sinal evidente de rejeição, Heidi começa a ver as coisas piorarem quando se depara com o temperamento do avô, extremamente rude e que também não ficou muito satisfeito em ter a neta morando com ele. O que parecia um desafio impossível de ser superado torna-se aos poucos uma vitória de Heidi, a menina consegue com um jeito todo especial conquistar o coração do seu avô, que no fundo tinha bons sentimentos, apenas adormecidos.

Heidi então encontra um amigo, chamado Pedro, um pequeno pastor da vila e juntos vivem felizes pelos Alpes suíços criando cabras e brincando. Eles ainda têm tempo para praticarem uma boa ação, cuidar da avó cega de Peter.

Quando Heidi já estava se acostumando com sua vida, sua tia a envia para Frankfurt para cuidar de seu futuro e Heidi passa a morar e trabalhar na casa de uma família rica onde ela tem de se adaptar à vida na cidade e ao convívio com a severa governanta Rottenmeyer. Nesta casa mora Clara, uma gentil garota paralítica que vivia sob um regime de clausura imposto por Rottenmeyer. O pai de Clara volta de viagem, mas a megera governanta continua com sua rigidez contra as duas. Certa noite, após um ataque de sonambulismo, Heidi é mandada de volta para as montanhas.

Heidi e Clara continuam a se corresponder por cartas, embora Heidi expresse seu desejo de voltar a ver sua grande amiga Clara. Esta convence seu pai a passar suas férias com a amiga. A medida em que o tempo passa elas continuam a se ver nas férias, mas isto não era suficiente para Heidi. A pequena garota de coração de ouro desejava ver sua melhor amiga andando. Peter passa a sentir muito ciúme de Clara sem saber a intenção de Heidi. Durante um passeio nas montanhas, Heidi convence Clara a tentar andar e obtém sucesso para a felicidade de todos. Até mesmo a megera Rottenmeyer passa a admirar Heidi por suas atitudes e seus sentimentos.

No Brasil.


No Brasil Heidi foi exibido pela Rede Tupi, Rede Record e SBT na década de 1980  em programas como Bozo e Show Maravilha.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin