Ação Aventura Desenhos

Homem Aranha e Seus Fantásticos Amigos (Spider-Man and His Amazing Friends – 1981)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e Discovery Kids.
Transmissão Original: de  12 de setembro de 1981 a 5 de novembro de 1983.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 3 (24 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Marvel Productions.

episodiosvideo elenco

O Desenho.


A primeira aparição de Homem Aranha na televisão foi no desenho Homem Aranha de 1967, onde é apresentada a famosa música do personagem.

A segunda aparição do herói nas telinhas veio em 1981, onde a NBC decidiu que o Homem-Aranha teria que seguir por uma direção diferente, mais acessível. Assim para conquistar uma audiência mais ampla, o aracnídeo aparecia ao lado de mais dois herói e amigos, o Homem de Gelo e a garota Estrela de Fogo, personagem criada especialmente para a série, mas, que tempos depois foi incorporada aos quadrinhos. Como o Homem de Gelo, a menina era mutante e portanto pupila do Professor X.

Na verdade, o desenho foi criado inicialmente apenas com o Homem Aranha, ganhando o complemento no título na segunda temporada, quando foram introduzidos os novos personagens.

Nesta série de 26 episódios, produzidos entre 1982 e 1983, começou a tradição de se convidar personagens Marvel. Apareceram como convidados especiais Namor, Capitão América, Dr. Estranho, Shanna, Hulk, Thor, Solaris, Nick Fury, Cavaleiro Negro, Demolidor e os X-Men em três episódios.

A produção da própria Marvel Productions era caprichada. A trilha sonora foi exatamente a mesma empregada na animação, também da Marvel Productions, Caverna do Dragão.

Os heróis até fizeram uma participação no Yummy Awards, com atores vestindo as roupas dos personagens e também ganharam em dezembro de 1981 uma versão em quadrinhos, Spider-Man and His Amazing Friends, onde o trio enfrenta como principal vilão o Duende Verde.

A História.


No desenho o fotógrafo Peter Parker continua morando com sua tia May e a cadelinha dela de estimação Lady Lion, até que conhece na Empire State University dois mutantes poderosos, Bobby Drake (Homem de Gelo) e Angelica Jones (Estrela de Fogo), e os convida a dividir os quarto com ele. Os três passam a morar na casa da tia May e ainda por cima pagar aluguel. O grupo de amigos poderosos viviam dividindo os seus dias entre cursar faculdade, trabalhar e combater o crime.

Parker trabalhava para o ranzinza John Jonah Jameson no jornal nova-iorquino Clarim Diário e namorava a doce Betty Brant. Mas bastava algum vilão ameaçar a paz da cidade que ele vestia a roupa do herói e junto com seus amigos partiam para a luta.

Os três heróis tinham uma sala secreta, equipada com o que havia de mais moderno para ajudá-los no combate ao crime, cortesia de Tony Stark (Homem de Ferro). O cientista transformou o quarto de Peter Parker num super QG. Era só mover um troféu na cômoda que os móveis e paredes giravam e se retraíam, revelando um laboratório da mais alta tecnologia. Pânico mesmo era quando a Tia May, inocentemente, ia tirar o pó dos móveis.

No Brasil.


O desenho foi exibido no Brasil na década de 1980 pela Rede Globo.

Na redublagem do desenho realizada nos anos 90 para a Discovery Kids, a personagem estrela de Fogo recebeu o nome de Flama e o título mudou de Homem Aranha e Seus “Fantásticos Amigos” para “Incríveis Amigos”.

O episódio “Captura do Capitão América” foi lançado em vídeo no Brasil nos anos 80.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *