Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Ewoks (Ewoks – 1985)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 7 de setembro de 1985 a 13 de dezembro de 1986.
Duração: 15 a 30 minutos.
Temporadas: 2 (35 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Lucasfilm.

texto video elenco

Os Personagens.


Os Ewoks eram pequenas criaturas bípedes, peludas e sensíveis, nativas da floresta lunar de Endor, que acreditavam ser descendentes da Grande Árvore, uma árvore sagrada em sua aldeia. Bem baixinhos, com 1 metro de comprimento aproximadamente, essas criaturas eram razoavelmente pacíficas, e só atacavam se estivessem sob ameaça.

Destacavam-se por ser extremamente curiosos e viviam preparados para sobreviver na floresta. Sua tecnologia era baseada principalmente no trabalho com madeira e pedra, fabricando planadores e catapultas. Porém, eles tinham uma capacidade de aprendizado rápido quando expostos à tecnologia avançada com processos e conceitos mecânicos simples.

A maioria dos Ewoks vivia em aldeias construídas entre as árvores da floresta e Endor. Os Ewoks somente se aventuram no chão da floresta para caçar, onde montavam suas armadilhas capazes de capturar os mais diversos tipos de presas.

Os personagens apareceram pela primeira vez no filme O Retorno de Jedi,  onde os Ewoks ajudam os Jedis na luta contra as forças do mal. As pequenas criaturas fizeram tanto sucesso com o público infantil que ganharam um filme próprio, A Caravana da Coragem, que mostra uma família viajando em seu cruzador intergalático quando acaba caindo na Lua de Endor, onde os pais são capturados por Gorax e seus filhos têm a ajuda dos Ewoks para achá-los.

Em 1985 as criaturinhas voltam ao cinema em A Batalha de Endor. Aqui, um exército de Marauders, liderados pelo Rei Terak e a bruxa Charal, ataca a vida dos Ewoks. Cindel e Wicket escapam floresta a dentro e lá encontram Teek e Noa. Eles precisam ficar amigos de Noa para aliarem-se na tentativa de derrotar os Marauders.

O Desenho.


Ainda em 1985 os Ewoks ganharam sua versão animada produzida pela Lucasfilm Ltd, como mais uma maneira encontrada por Geoge Lucas para lucrar com seus personagens. Numa década com vários desenhos animados ligados à indústria de brinquedos, Lucas encontrou num desenho animado uma forma de vender pelúcias.

Lucas uniu-se a Nelvana Limited para conceber a série animada e logo tinha mais um sucesso nas mãos. A primeira temporada foi lançada simplesmente com o título de Ewoks, mas já na segunda temporada o título mudou para The All New Ewoks. O desenho foi transmitido originalmente pela emissora americana ABC a partir do dia 7 de setembro de 1985, e a partir de então gerou 35 episódios que variavam entre 15 e 30 minutos de duração.

A série Ewoks é focada nas aventuras de Wicket W. Warrick e seus amigos na lua florestal de Endor pouco antes  da Batalha de Yavin, e também pouco antes de O Retorno do Jedi.

A História.


Entre os principais Ewoks estavam Kneessa, a princesa da Lua de Endor (filha do Chefe Chirpa). Kneessa era meiga, doce e bastante corajosa. Ela desejava participar mais ativamente na defesa de seu povo e por isso estava sempre ao lado de Wicket em suas aventuras; Já a Ewok Latara era a melhor amiga da Princesa Lisa. Vaidosa e metida, fazia gato e sapato de Tibo, sabendo que ele era apaixonado por ela;  Tibo era um atrapalhado aprendiz de feiticeiro que tinha como melhor amigo Wicket, um  Ewok que estava sempre procurando aventuras e desafios. O maior desejo de Wicket era se tornar um guerreiro e para isso ele tentava sempre mostrar sua coragem nas aventuras que os Ewoks viviam. Wicket era muito carinhoso com todos, especialmente com sua amada Kneessa.

Além dos jovens Ewoks a comunidade dos bichinhos tinham um vasta galeria de personagem interessantíssimos como o Cehefe Chirpa, o líder bravo e sábio dos Ewoks. Apesar de suas instruções, ele era muitas vezes desobedecido pelo jovem guerreiro em treinamento Wicket; já o Pajé Logray sempre elaborava um feitiço ou uma porção mágica para solucionar os pequenos problemas dos Ewoks; Malany era a irmã mais nova de Teebo que desejava a aceitação no círculo de amizades de sua irmã; Weechee era um guerreiro e irmão mais velho de Wicket; outro guerreiro corajoso era o Ewok Paploo, filho de Bozzie e primo de Kneesaa; Willy Warrick era o irmão mais velho de Wicket; além desses a aldeia dos Ewoks tinha os velhos anciões e os caçulinhas.

 As criaturas enfrentavam alguns dos piores seres da floresta, entre eles os Dulocks, um raça maquiavélica que queria a todo custo capturar os bichinhos, e era liderada por Gorneesh. Além disso, tinham que combater o bruxo Morag de Tulgah que queria fazer da vida dos pequenos seres um terror.

A floresta também trazia outras criaturas perigosas como: os Firefolks, minúsculos voadores brilhantes, liderados pela Rainha Izrina; Yuzzums, criaturas com pernas semelhantes a de uma aranha; ou ainda a besta gigante Hanadak

No Brasil.


No Brasil o desenho Ewoks foi exibido a partir de 1986 no programa Xou da Xuxa. Na ocasião recebeu a dublagem do estúdio carioca Herbert Richers e teve um elenco de vozes bem frequentes em trabalhos da época, com Oberdan Júnior, Marisa Leal, Edna Mayo e Maria da Penha encabeçando os quatro protagonistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *