Gameshow Programas Variedades

Bom Dia & Cia (1993)

Programa infantil com desenhos, jogos e atrações artísticas que teve várias fases desde 1993.

Emissora: SBT
Transmissão Original: de 1993 a …
Duração: variado.
Cores.
Companhias Produtoras: SBT.

video elencotrilha

O Programa.


Quando o Bom Dia & Cia estreou no dia 2 de agosto de 1993, era um programa infantil bem inovador. A apresentadora Eliana, recém saída do Festolândia, trazia os desenhos e nos intervalos exibia pequenos filmetes em seu boneco microcomputador chamado Robô Flitz, que falava sobre ecologia, reciclagem e outros temas educativos. No fim ela entrevistava alguma personalidade enquanto tomava café da manhã.

Com o tempo o programa foi se modificando, novos personagens apareceram como o Melocoton, um fantoche que virou boneco sucesso de vendas e que acompanhou o programa por muito tempo, mesmo após a saída da apresentadora. Em 1996 o programa passou a se chamar Eliana & Cia, evidenciando o grande sucesso que a apresentadora alcançara na emissora. O estilo de se vestir de Eliana com shortinhos combinado com a camisa e o chapéu, se tornou popular e seduziu as meninas que rapidamente adotaram a moda.

Com a saída de Eliana do SBT em 1999, para a TV Record, a partir do dia 21 de Setembro de 1998, o programa passou a ser apresentado por Jackeline Petkovik, a apresentadora do extinto Fantasia. Com isso o programa voltou a se chamar Bom Dia & Cia.

Durante o tempo que Jacky apresentou o Bom Dia & Cia o programa teve quatro formatos diferentes. Junto com Jackeline apresentando os desenhos do novo programa, tínhamos os personagens: Livro, que estava sempre em uma estante cheia de publicações, mas ele era o mais velho, mais sábio e o único falante; Piu e Pia os pássaros amigos de Jacky que viviam felizes e adoravam conversar com a apresentadora; Ramom o peixinho simpático que conversava com Jacky dentro do seu aquário; Gugui o ET divertido que participava de várias histórias com Jacky e Michelle; Melocoton o amigo mais antigo de Jacky que voltou ao programa para apresentar atividades divertidas.

Nessa fase o programa misturava desenhos antigos como: Pica-pau, ThunderCats, Tutubarão, Cavalo de Fogo, com desenhos novos como: Liga da Justiça, X-man Evolution, Os Cãezinhos do Canil, Hércules, Du Dudu & Edu, As Meninas Super-Poderosas, Coragem o Cão Coverde, Mike Lu & Og, entre outros.

No dia 31 de Outubro de 2003, sem causa aparente Jackeline foi afastada do programa, e substituída por Jéssica Esteves de 12 anos e Kauê Santin de 13 anos.

Cauê já havia participado de diversas campanhas publicitárias e desfiles, além de ter estado em vários programas no SBT, como o Pequenos Brilhantes. Já a apresentadora Jéssica, havia participado de grandes programas de TV e no SBT ela também esteve em Pequenos Brilhantes, Fantasia e até mesmo se apresentando no Bom Dia & Cia.

O programa passou a ter apenas os dois apresentadores fazendo as “cabeças” para chamar os desenhos, onde eles contavam histórias que iam sendo narradas pedaço a pedaço ao longo do programa.

Nessa fase os destaques em desenhos animados eram: O Máskara, Tiny Toon, Duck Dodgers, Baby Looney Tunes, O Point Do Mickey, 101 Dálmatas, As Meninas Super Poderosas, A Bruxinha Sabrina, Projeto Zeta, Super Choque e X Men Evolution.

A partir dos dia 1 de agosto de 2005 o programa passou a ter novos apresentadores, como mais uma novidade na programação do SBT no mês em que a emissora comemorava 24 anos. Enquanto Jéssica e Cauê passaram a ser aproveitados em outras atrações da emissora, o Bom Dia & Cia começou a ser apresentado por Priscila Alcântara, Yudi Tamashiro e a professora de dança Ítala Matiuzzo. Priscila e Yudi participaram do programa Código Fama Internacional, apresentado por Celso Portiolli. Priscila foi a grande vencedora desta maratona musical no Brasil e representou o país na competição que foi realizada no México, ficando em 4° lugar!

A professora de balé Ítala Matiuzzo, já tinha participado de apresentações de dança em diversos programas de TV. Em 2004 ela se destacou no Gente Que Brilha e foi convidada para trabalhar no novo formato do programa.

De cara nova, o Bom Dia & Cia chegou a alcançar a liderança no Ibope com 12 pontos de média contra 11 da emissora segunda colocada. Na média geral, das 09h02 às 12h29, a atração do SBT chegou a ficar na vice-liderança, com 9 pontos de média e picos de 15.

Os destaques em desenhos animados nessa fase do programa são: Baby Looney Tunes, O Point do Mickey, 101 Dálmatas, O Máskara, As Meninas Superpoderosas, A Bruxinha Sabrina, Super Choque e X Men Evolution, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *