Novelas

Angelika (1959)

Uma das primeiras telenovelas da TV Tupi voltadas para o público infantil.

Emissora: TV Tupi.
Transmissão Original: de 19 de maio de 1959.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (85 capítulos).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Rede Tupi.

elenco

A Novela.


A televisão ainda estava engatinhando e algumas poucas telenovelas já haviam sido exibidas na década de 1950. Foi quando a TV Tupi lançou, baseada numa obra homônima do escritor alemão Hans Erich Seuberlich, a telenovela Angelika,  voltada especialmente ao público infantil, que foi ao ar em 1959, sendo apresentada às terças e quintas-feiras às 20h10, ao vivo dentro do horário Programações Lacta.

Na década de 1950 as telenovelas infantis tinham mais sucesso junto ao público do que as de temas adultos e eram veiculadas às 20h. Com Angelika a repercussão seguiu esse padrão, as crianças logo se encantaram com a história e a telenovela passou a ser programa obrigatório do público infantil e do restante da família nas noites da Tupi.

A direção era de Júlio Gouvêa, com textos adaptados por Tatiana Belinky,  tinha nomes como: Adriano Stuart, Regina Salles do Amaral e Hernê Lebon no elenco.

A produção da novelinha era bem caprichada para época, com cenários pintados que nos remetiam as pequenas vilas alemãs, além de figurinos caprichados característicos daquele país. O folhetim era exibido ao vivo, em preto e branco. Como não havia videotaipe, não restaram registros desta obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *