Aventura Filmes

Os Goonies (Goonies)

Direção: Richard Donner.
Roteiro: Chris Columbus e Steven Spielberg.
Ano de lançamento: 1985.
Duração: 111 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 15 de abril de 1991 (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Amblin Entertainment e Warner Bros.


Personificação dos nossos sonhos de criança, esse grupo de aventureiros mirins passou pelos anos 80 como uma febre que contagiou pessoas de todas as idades.

Os Goonies é com certeza o reflexo daquela nossa turma de rua, daqueles amigos de infância com quem compartilhávamos nossas aventuras, daqueles inseparáveis vizinhos que assim como nós não conheciam limites para sonhar. Aquelas peripécias que vivemos, ou que gostaríamos de ter vivido ao lado dos nossos parceiros de aventuras foram transformadas em filme com uma história repleta de ação, humor e suspense.

O longa-metragem, dirigido por  Richard Donner, que já provou conhecer o lado infantil das pessoas quando fez Superman (1978), tem o roteiro de Chris Columbus, o mesmo que anos depois dirigiria os dois primeiros filmes do Harry Porter. Como se não bastasse, a história de Os Goonies é de outro sujeito que se acostumou e mexer com os sonhos das crianças, Steven Spielberg, que também o produziu ao lado da sua poderosa Amblin Entertainment. O resultado é que em 1985 era lançado uma das mais marcantes aventuras feitas para as crianças que a década de 1980 já viu.

O filme inicia num conjunto residencial onde vivem as crianças Mikey, Bolão, Bocão e Dado, que estão na faixa dos 10 aos 16 anos. O  conjunto onde eles moram fica na pequena cidade litorânea de Goondocks (daí o nome do grupo de crianças) e está prestes a ser demolido para ser construído um clube de golfe na área, o que forçará a mudança de todos os residentes do local. Assim,  o grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local, e descobrem um legítimo mapa do tesouro escondido no porão de um deles, que pode torná-los ricos, capazes de pagar as dívidas de seus pais e comprar o terreno para não terem que se separar.

O grupo de quatro garotos, mais Brand, irmão de Mikey, Andy e Stef, partem em busca de um tesouro escondido pelo pirata Willy Caolho, que segundo a lenda, sumiu na região. Mas entre a turma de aventureiros mirins e o ouro, estão os irmãos Fratelli, Mama Fratelli, e muitas enrascadas em cavernas escuras, além de lugares cheios de caveiras e armadilhas. Entre os Fratelli um destacou-se, o deformado Sloth, de aparência horrível, mentalmente debilitado, renegado pela família, mas de bom coração.

Quando Os Goonies foi lançado no verão de 1985, o sucesso foi absoluto. A música “Goonies R Good Enough” de Cyndi Lauper acompanhou o sucesso, assim como seu divertido clipe que colocava a cantora no meio das aventuras do filme.

Várias cenas foram rodadas, mas terminaram não sendo incluídas no filme. Uma delas mostrava Mikey descobrindo um mapa ao estilo das figuras que eram publicadas na última página da revista Mad, em que você precisava dobrar a página para conseguir visualizar a imagem.

O elenco do filme foi proibido de ver o navio pirata antes da própria cena, em que ele aparece pela primeira vez, ser rodada. A intenção era fazer com que os garotos passassem para seus personagens a sensação de espanto com a descoberta da forma mais realista possível.

Os Goonies foi um filme que não envelheceu, continua divertindo a criança que mora em cada um de nós..

 

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem
Herbert Richers
Mikey Sean Astin Oberdan Junior
Gordo Jeff Cohen Peterson Adriano
Brand Josh Brolin Selton Mello
Andy Kerri Green Marisa Leal
Bocão Corey Feldman Danton Mello
Dado Ke Hui Quan Manolo Rey
Stef Martha Plimpton Miriam Ficher
Mama Fratelli Anne Ramsey Nelly Amaral
Jake Fratelli Robert Davi Júlio César Barreiros
Sr. Irving Walsh Keith Walker Paulo Flores
Troy Steve Antin Ettore Zuim
Rosalita Lupe Ontiveros Selma Lopes
Sr. Elgin Perkins Curtis Hanson Francisco José
Xerife Paul Tuerpe Carlos Seidl
Harriet Walsh Mary Ellen Trainor Isis Koschdoski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *